Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Outubro Rosa – Mamografia pós-implantes de silicone



Amplamente divulgado, o Outubro Rosa é uma campanha para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Porém, o que a maioria das pessoas não sabe é que muitas mulheres com próteses de silicone acabam não realizando seus exames de rotina por receio de romper os implantes durante a compressão do mamógrafo.

Para quebrar este mito, o cirurgião plástico Vitorio Madarena, explica que para mulheres com próteses mamárias existe a "Manobra de Eklund". "Uma técnica que consegue uma melhor visualização, afastando a prótese do tecido mamário, empurrando-a para trás, enquanto a mama é puxada para frente", conta.

Porém, por ser um procedimento diferente do usual, o cirurgião alerta para que as pacientes sempre avisem ao operador do mamógrafo sobre os implantes. Desta forma a manobra pode ser empregada corretamente, a pressão aplicada será reduzida e será gerada uma quantidade de imagens necessária para ser ter uma boa leitura do tecido mamário, que geralmente é maior do que em mulheres sem próteses.


Cuidados redobrados – Outro alerta do cirurgião plástico é com relação a periodicidade com que as mulheres com seios turbinados fazem seus check ups. "Muitas delas acabam esquecendo as recomendações e só voltam a procurar o médico quando surgem sintomas de complicações", diz. Segundo Maddarena, é extremamente importante consultar periodicamente o cirurgião que colocou as próteses, para que ele possa fazer um melhor acompanhamento. E os cuidados vão mudando, passados 10 anos da cirurgia, por exemplo, os exames devem ser anuais, alternados por ressonância magnética a cada dois anos.






Vitorio Maddarena Junior - Graduado em medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP), Vitório Maddarena Junior é especializado em cirurgia geral e posteriormente em cirurgia plástica, sendo também pós-graduado em administração hospitalar pela FGV. Diretor da Clínica Maddarena, o cirurgião plástico é membro de diversas associações respeitadas na área da medicina, como a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, American Society of Plastic Surgery, Associação Paulista de Medicina, Federação Ibero-Latino Americana de Cirurgia Plástica e da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia. Além de atuar na em sua clínica, a Clínica Maddarena, em São Paulo, o médico realiza procedimentos cirúrgicos nos Hospitais Albert Einstein e Hospital São Luiz.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados