Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Brasileiros de meia idade estão mais vulneráveis ao suicídio com o desemprego e a crise econômica





Além de fatores como depressão e síndromes de comportamento, as preocupações financeiras podem desencadear um grande número de vítimas do suicídio. “Países com crises políticas e econômicas, como está acontecendo no Brasil, estão mais suscetíveis a suicídios. A maioria dos casos são normalmente de homens de meia idade que perderam seus empregos e já não enxergam outra saída além de acabar com a própria vida.”, adverte a psicoterapeuta Lizandra Arita.

Buscar ajuda profissional é fundamental, mas normalmente as pessoas que estão ao redor não percebem sinais ou comportamentos estranhos da vítima. “Para que esse número seja reduzido, é preciso que haja uma estratégia de prevenção, além de uma conscientização da sociedade sobre o assunto e a capacitação dos profissionais da saúde para lidar com estes problemas.”, alerta a psicóloga clínica.

De acordo com a especialista, as informações sobre esta dura realidade no Brasil precisa chegar em toda a população. “O suicídio se tornou um problema de saúde pública e uma das preocupações sociais mais sérias da atualidade. Ainda mais no Brasil, que atravessa uma grave crise econômica que acaba por detonar a autoestima do cidadão, sem emprego e sem condições financeiras. É preciso ter uma olhar mais atento para esta problemática”, concluiu a psicóloga.





Lizandra Arita - psicóloga especialista em clínica e institucional - Especializada em Programação Neurolinguística, Hipnose e Auto-Hipnose, Rebirthing (método de respiração consciente), Psicodinâmicas e Gerenciamento de Emoções e Conflitos.  Atua, em tratamentos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, fobias, pânico e Transtornos Obsessivos Compulsivos (TOC). Graduada pela Universidade Bandeirantes de São Paulo, a psicoterapeuta Lizandra Arita tem experiência em Psicologia Clínica e Institucional pelo Hospital Vera Cruz.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados