Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

5 erros que você comete com o seu coração




 Maus hábitos que aparentemente são inofensivos,mas que afetam a saúde do coração e você nem sabia.



Hoje, 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração. A data tem como objetivo chamar a atenção para os perigos das doenças cardíacas, campeãs de morte no mundo.

Em comemoração, o cirurgião cardiovascular, Dr. Élcio Pires Júnior, elencou 5 erros que você comete com o seu coração e nem percebe porque, em um primeiro momento, parece não existir nenhuma relação:  


1.       Diminuir o consumo de gorduras e aumentar o de carboidratos: 

ingerir altas quantidades de carboidratos (equivalente a mais de 60% das calorias diárias), encontrados principalmente em pães e arroz, aumenta em até 30% o risco de morte.
A pesquisa Prospective Urban Rural Epidemiology - PURE, realizada pela Universidade de Hamilton, em Ontário, no Canadá, aponta que o efeito nocivo do excesso de carboidrato está relacionado ao fato dele ser facilmente armazenado como glicose no organismo, aumentando rapidamente seu nível no sangue, o que contribui para o desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e obesidade – dois fatores de risco para doenças cardiovasculares.


2.       Realizar exercícios físicos agitados para aliviar o estresse: engana-se quem pensa que essas atividades mais agressivas e estimulantes como as lutas são a melhor saída, principalmente para quem é estressado e trabalha o dia todo sentado. O ideal é mudar o foco, buscar mais calma e alívio das tensões de maneira mais equilibrada. 

“A pessoa estressada fabrica adrenalina e cortisol em excesso, o que sobrecarrega o organismo, principalmente o coração, aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial e esses exercícios desregulam ainda mais as taxas”, reforça o cirurgião cardíaco Dr. Élcio Pires Júnior.


3.       Não utilizar fio dental: resíduos de comida entre os dentes favorece a proliferação de bactérias. Com o tempo, surgem a placa bacteriana e a gengivite, inflamações que podem provocar o acúmulo de gordura em diferentes partes do organismo, inclusive nos vasos do coração. Não basta só escovar, tem que passar o fio com frequência!

4.       Não se atentar para a sua postura: ao curvar os ombros e posicionar a barriga para a frente, a pressão sanguínea aumenta. Sentar-se de forma ereta permite que a pressão se mantenha sem alteração. 


5.       Não beber água: a desidratação aumenta as chances de sofrer problemas cardíacos. A desidratação engrossa o sangue, aumentando as chances de infartar. Não beber água pode ser tão prejudicial ao coração quanto fumar ou ser sedentário.                                                                  



Dr. Élcio Pires Júnior - cirurgião cardiovascular. Membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Possui especialização em Cirurgia Cardiovascular pela Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo e Pós-Graduação em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
LinkedIn: www.linkedin.com/in/elciopiresjunior




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados