Um dos livros sobre
estratégia militar mais importantes da história, o clássico “A Arte da Guerra”,
de Sun Tzu, marcou gerações de líderes em todo o mundo. Suas táticas
influenciaram governantes ocidentais e orientais e, até hoje, são utilizadas
por empresários e estrategistas modernos.
A obra é também uma das
principais influências do imperador Tang Taizong, responsável por transformar a
China no maior e mais poderoso país do mundo. Herdeiro dessa tradição, o
imperador se utilizou das estratégias de Sun Tzu para combater inimigos durante
a Dinastia Tang (618-907), saudada por historiadores como a época de ouro do
país.
Trazidos para os dias
atuais, os princípios da arte da guerra que Taizong utilizou podem ser
aplicados a qualquer tipo de conflito ou atividade competitiva, seja um torneio
esportivo, uma batalha jurídica, uma campanha política ou a competição nos
negócios.
Entre os ensinamentos
deixados por Taizong, um dos mais importantes é a necessidade de conhecer
profundamente a si mesmo, assim como saber identificar os pontos fortes e as
fraquezas de seus inimigos. O imperador costumava dizer que um grande líder
deve saber dominar as suas fraquezas e controlar os seus desejos, para evitar a
confusão da mente. Por isso, é necessário adquirir autoconhecimento por meio do
autoexame e da observação de outras pessoas.
Entender as táticas de seu
concorrente, portanto, é útil para traçar os próprios planos e mudar as
estratégias, quando necessário. Entre as razões de sucesso da dinastia Tang
também estão a sabedoria e o caráter excepcional de Taizong, que soube
aproveitar as melhores oportunidades para agir, perdoou seus antigos inimigos,
recrutou homens capazes e manteve a prática da sinceridade em seu governo. Para
isso, ele estabeleceu uma ligação emocional com seus soldados, aprendeu a ouvir
os outros, incentivou a transparência e puniu quando necessário.
Hoje em dia, por exemplo,
podemos prontamente aplicar a arte da guerra ao mundo dos investimentos, no
qual os princípios fundamentais são, primeiramente, não perder dinheiro;
depois, tentar obter ganhos escolhendo os momentos adequados para agir. Para
obter a vitória – ou seja, ter um lucro superior a longo prazo –, o líder
precisa exercitar a disciplina e o autocontrole.
Chinghua
Tang
- fez graduação na London School of Economics e foi o primeiro chinês a
conseguir um MBA em Harvard. É autor do livro “O guia do líder”, lançado em
2017 pelo selo Planeta Estratégia, da Editora Planeta.
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