Reduzir custos, melhorar a produtividade, oferecer
maior variedade de produtos com preços menores e qualidade superior: está aí o
sonho de muitas empresas ao redor do mundo. No caminho para atingi-los de
maneira rápida e eficiente, muitas têm usado cada vez mais tecnologia para
interligar toda a cadeia de produção e assim atingir seus objetivos, em um
conceito que se tornou mais conhecido nos últimos tempos como “Indústria 4.0”.
Na prática, além de realizar investimentos em
produtos e serviços modernos, capazes de atender à demanda que a companhia
precisa, é necessário ter profissionais cada vez mais qualificados, aptos a
entender o processo produtivo de maneira mais ampla, pensando em logística,
clientes e fornecedores de maneira conjunta.
Trata-se de um verdadeiro desafio, já que muitos
países ainda possuem grande parte da mão-de-obra formada por profissionais
focados no entendimento exclusivo do controle de máquinas. Por outro lado, nos
Estados Unidos e em muitos locais da Ásia, como Japão, China, Taiwan e Coreia
do Sul, o processo de formação de profissionais já é mais maduro, com investimento
contínuo na modernização das estruturas industriais para manter a
competitividade em longo prazo, especialmente na indústria eletrônica e
automotiva.
No Brasil, essa é uma realidade ainda distante, mas
há setores que têm empreendido esforços para trabalhar nessa expansão, em
especial os de autopeças, agronegócio e alimentos e bebidas. Há ainda um
movimento positivo da indústria e de instituições de ensino superior e técnico
no sentido de entender e implantar iniciativas voltadas para a Indústria 4.0.
Ao adotar esse conceito na prática, as
consequências positivas poderão ser percebidas de maneira rápida e eficaz. No
setor de autopeças especificamente, a minimização de erros ao substituir
processos humanos por dados integrados do chão de fábrica à esfera corporativa
traz mais transparência, além de aumentar a qualidade e produtividade ao
permitir rastrear toda a operação – reduzindo a níveis extremamente
baixos o envio de peças incorretas para os clientes, por exemplo. Isso é
possível ao integrar o uso de Tecnologia da Informação com a Tecnologia da
Operação, ou seja, deixando de usar planilhas para execução de ordens de
produção para automatizar esse processo com softwares.
Para alcançar com sucesso o caminho para a
Indústria 4.0, sua implantação deve ser feita passo a passo, de maneira modular
e escalável, oferecendo retorno de investimento atrativo, servindo assim como
incentivo para futuras instalações.
Diante de tantas vantagens a serem conquistadas, a
realidade da base industrial no Brasil mostra que há um longo caminho a ser
trilhado para atingirmos um nível de maturidade expressivo. Além do treinamento
de profissionais, é necessário que as lideranças da indústria sejam capazes de
visualizar a importância desse tipo de investimento, passando a mensurar
retornos financeiros tangíveis no curto prazo. Com esse tipo de estratégia,
será possível vencer e acelerar o desenvolvimento desse canal no País,
ampliando a atuação das empresas e garantindo ainda mais oportunidade de
competição no ambiente atual.
Hélio Sugimura - gerente de marketing da Mitsubishi
Electric do Brasil
Mitsubishi Electric Corporation