Proximidade de datas comemorativas como Black Friday e Natal impulsionam táticas logísticas para o comércio eletrônico em período de alta demanda
Vendas bem-sucedidas na internet costumam ser
resultado de uma boa experiência do consumidor desde o primeiro acesso no site
até a chegada do pedido após a compra. A internet funciona como uma vitrine
virtual para o varejo e, em períodos de alta demanda como
a Black Friday e o Natal, ter boas estratégias de logística são um importante
atrativo do comércio eletrônico para conquistar clientes.
Ao passo que as operações de entrega se tornam cada
vez mais essenciais para os e-commerces que desejam avançar em seus nichos de
mercado, muito em função do olhar mais interessado do consumidor em prazos de
entrega mais rápidos, variadas opções de preço e de frete, promoções,
segurança, e qualidade do serviço prestado, avançam estratégias relacionadas ao
setor.
O especialista em logística Ricardo Hoerde, CEO da
Diálogo Logística, especializada em entregas de itens leves para lojas físicas
e de e-commerce, separou 5 estratégias para investir e gerenciar as entregas
com sucesso diante das altas demandas de fim de ano.
Confira:
1- Planejamento e Organização
O último bimestre do ano costuma reservar um
aumento de vendas significativo para o setor do comércio e no universo online o
crescimento da movimentação de mercadorias pode resultar em problemas para o
negócio caso não haja planejamento e organização adequados para atender um
público cada vez mais exigente, num cenário competitivo e em que a reputação
pode ser elevada ou rebaixada em poucos cliques. É preciso investir na gestão
de oferta e demanda, visando o controle de estoque, com atenção e cautela;
garantir um sistema de atendimento e resposta rápido e eficaz; e se certificar
que o transporte das mercadorias seguirá os prazos planejados e chegará ao
destino final sem sobressaltos, para evitar desgaste no relacionamento com o
cliente. Uma boa forma é fazer network com e-commerces de outros segmentos para
verificar a efetividade da empresa de logística com a qual você pretende
trabalhar no período.
2- Tecnologia
O avanço da tecnologia no campo logístico é um dos fatores que mais agrega ao e-commerce e nos períodos de elevação de pedidos feitos online pode ser um diferencial para quem quer conquistar o cliente frente a concorrência. Investir em tecnologia ou empresas de logística mais tecnológicas possibilida, por exemplo, agilidade e assertividade na coleta e análise de dados referentes a cada um dos pedidos feitos em seu comércio online. Outra ação é verificar se a transportadora escolhida possibilita o rastreio em tempo real da mercadoria para que os próprios clientes consigam acompanhar o processo de entrega dos volumes. Nos armazéns de distribuição recursos que facilitem a localização dos produtos em estoque também são indicados para melhorar a previsão de entrega para cada cliente.
3- Logística Last Mile
O alinhamento entre os e-commerces e as
transportadoras escolhidas para a realização dos fretes deve considerar a
efetividade da logística de last mile envolvida na operação. O conceito
refere-se a última etapa de entrega da mercadoria no destino indicado pelo
consumidor, que deve ocorrer da melhor forma possível para não prejudicar a
satisfação do cliente durante a experiência de compra. São formas de garantir
atenção à logística de last mile: a escolha por empresas de transporte que
possuam entregadores suficientes e capacitados para atender a demanda que está
por vir; parceiros comprometidos com cuidados de higiene e segurança visando
reduzir os riscos de transmissão do novo coronavírus; e a utilização de
aplicativos de comprovação de recebimento do produto “real time” para agilizar
as informações relacionadas a cada entrega.
4 - Logística Reversa
A maioria dos e-commerces concentra seus esforços
em garantir a entrega de seus produtos no tempo e termos acordados com os
clientes, mas deixa de lado um fator importante: a logística reversa, que
refere-se ao processo de devolução ou troca de uma mercadoria. Essa
movimentação pode ocorrer por vários motivos, como a compra de um produto
errado; peça danificada; mercadoria diferente da adquirida; ou mesmo a
desistência da compra. Com a alta da demanda é esperado
também um aumento nesse número de devoluções e para manter os clientes
satisfeitos o ideal é fazer uma estimativa desse volume e otimizar o processo
de logística reversa, mantendo o cliente satisfeito e com maior probabilidade
de fidelização. Dentre as alternativas destaca-se a terceirização dos serviços
de logística reversa por empresas especializadas.
5- Omnichannel
As estratégias de omnichannel
(multicanal) estão em alta no mercado por conta da
produtividade, redução de custos e melhoria na experiência de compra dos
clientes. Sobretudo em período de alta demanda, essa
estrutura será crucial em termos de competitividade por viabilizar entregas
mais rápidas a preço justo. O omnichannel se destaca, por exemplo, pelas
operações Ship From Store, que utiliza o estoque de
lojas físicas para atender pedidos online. Os benefícios são mútuos: para o
varejista possibilita utilizar o estoque disponível na loja mais próxima do
cliente final, gerando entregas mais ágeis, baratas e satisfatórias; para a
transportadora é uma forma de otimizar o serviço e aumentar a produtividade,
uma vez que aproveita as rotas de entrega para realizar as coletas nas lojas;
e, para o consumidor, que terá maior portfólio de produtos à disposição e
receberá a mercadoria mais rápido, na loja mais próxima ou em casa.