Causa de 80% das bronquiolites e 60% das pneumonias em crianças menores de dois anos1, vírus vem sendo apontado pela Fiocruz como fator decisivo para o aumento de hospitalizações infantis no outono2; iniciativa se volta a levar informações de qualidade a cuidadores sobre precauções preventivas, sintomas da doença e a necessidade de imunização dos grupos de risco
A biofarmacêutica global AstraZeneca acaba de lançar
a campanha Com a bronquiolite não se brinca, que visa reforçar a
importância da conscientização sobre os perigos do Vírus Sincicial Respiratório
(VSR). Responsável por 80% das bronquiolites e 60% das pneumonias em crianças
com até dois anos de idade1, o VSR pode ser ainda mais grave para
bebês prematuros, com displasia broncopulmonar ou doença cardíaca congênita3.
Entre abril e maio de 2025, meses que coincidem com o outono no Brasil, a
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem realizado uma série de alertas, chamando
atenção para a alta circulação do vírus e seu impacto no aumento de
hospitalizações de crianças pequenas, principalmente2.
Com o mote que dá nome à ação, a campanha, assinada pela agência PiU Comunica,
contempla conteúdos nos canais proprietários da biofarmacêutica, um site com
informações e orientações destinadas aos cuidadores destes bebês, além de
conteúdos exclusivos à classe médica.
No vídeo hero recém-lançado, mães e influenciadoras cujos filhos tiveram
bronquiolite compartilham relatos pessoais sobre como a doença trouxe
complicações respiratórias a esses bebês. “O Arthur é uma criança prematura, ele nasceu de 30
semanas e ficou 34 dias internado na UTI neonatal. Por conta do uso prolongado
de oxigênio, ele se tornou portador da displasia broncopulmonar",
conta no vídeo Débora Matos Figueiredo de Melo, mãe do Arthur Henrique,
referindo-se à condição que levou seu bebê ao grupo de risco. Com 10 meses de
idade, Arthur acabou desenvolvendo uma bronquiolite e passou uma semana
internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI).
Shirley Hilgert, ceramista, mãe do Leonardo e do Caetano e criadora de conteúdo
à frente do canal Macetes de mãe (macetesdemae),
também compartilhou sua experiência. “Por muito tempo, ele teve dificuldade pra mamar.
Teve meses que o Caê chegou a ganhar 300 gramas de peso, outros que ele chegou
a ganhar 100 gramas de peso. E isso porque a bronquiolite vai embora, mas a
dificuldade respiratória permanece por um bom tempo”, relembra.
Confira o filme da campanha em https://www.youtube.com/watch?v=UUO4cZsDuL0
"Durante o planejamento da campanha, ficou claro que
os sentimentos de culpa, desamparo e solidão permeiam a experiência dos
responsáveis por bebês que desenvolveram bronquiolite. Entendemos a importância
de dividir relatos reais de quem passou por essa experiência para se conectar
diretamente com nosso público", explica Claudia Carmello, Head
de Estratégia da PiU. "Essas pessoas são, primordialmente, mulheres que
dependem da rede pública de saúde e que, muitas vezes, não têm acesso a
informações sobre a doença. Desenhamos uma campanha 100% digital pensando em
levar conteúdo de qualidade a quem precisa, mas também amparo e empatia."
A Diretora Médica da AstraZeneca Brasil, Karina
Fontão, complementa: “Acreditamos no poder transformador da educação, por
isso, criamos uma campanha que visa fornecer informações de qualidade e de
maneira simples e didática à população. É essencial que cuidadores e
profissionais de saúde estejam bem informados sobre a importância da imunização
e das medidas preventivas, em especial na época de maior circulação desses
vírus que atingem o sistema respiratório. Nosso objetivo é garantir que todos
tenham acesso ao conhecimento necessário para proteger as crianças contra o VSR."
Além do vídeo hero, a campanha promove também
conteúdo educativo de profissionais da área da saúde – a pediatra Priscilla
Massote (dra.priscillapediatra)
[CRM 71346] e a enfermeira pediátrica e intensivista Ana Laura Guimarães (analauraguimares1)
[COREN-SP 760475] - e outros relatos em profundidade de criadoras de conteúdo
que passaram pela bronquiolite com seus filhos. São elas: Lia Gondim (lia_gondim), Camila Gardioli ( camilagardioli) e o casal
Iza Mariana Santiago e Natami Santiago Costa (duasmamaesnatiza).
Ainda como serviço a este público, a agência PiU
Comunica desenvolveu uma cartilha informativa com informações essenciais sobre
o VSR e a bronquiolite. Ela pode ser acessada na página criada para
a campanha, que também reúne orientações sobre sazonalidade do vírus,
sintomas e grupos de risco.
Em um outro vídeo, a influenciadora digital Viih
Tube, mãe de Lua e Ravi, se junta à pediatra Priscilla Massote em um momento
descontraído para tirar dúvidas reais sobre a bronquiolite. O conteúdo aborda
de forma leve, direta e bem-humorada as principais dúvidas sobre a doença, como
diferenciar um resfriado comum de uma bronquiolite, quais são os sinais de
alerta que merecem mais atenção e, claro, como prevenir. Em menos de 24h desde
a sua publicação, o vídeo superou a marca de 1 milhão de visualizações. Ele
integra uma série de conteúdos desenvolvidos para a campanha, que inclui
depoimentos de mães, profissionais de saúde e informações práticas para
orientar famílias sobre os riscos do VSR.
Assista ao filme em https://www.instagram.com/reel/DKuXmoMu3-n/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D
Também integra a campanha a Associação Brasileira de Pais de Bebês Prematuros –
ONG Prematuridade e ACIP (Associação de Cuidado Integral à Prematuridade).
FICHA TÉCNICA
Título: Com a bronquiolite não se brinca
Duração: 2'20”
Cliente: AstraZeneca
Produto: Institucional
Agência: PiU Comunica
Direção Executiva de Criação: Claudia Carmello e Anna Angotti
Direção de Criação: Maíra Tanaka
Direção de conteúdo: Camila Lafratta
Aprovação AstraZeneca: Vagner Bonato, Ana Zainaghi e Juares Bianco
Atendimento: Mylena Peixoto
Criação: Mirella Janotti
Roteiro: Marcella Centofanti
Motion: Rafael Baldam
Criação de KV: Maíra Tanaka e Fernando Malta
Estratégia: Claudia Carmello
Mídia: Carolina Giacomelli
Produção de vídeo: Adriano Conter
Produção de Áudio: Paulo Vaz
PR: Patricia Cançado, Cristiane Nascimento e
Fernanda Reis
Data e Tecnologia: Lucas Sampaio
AstraZeneca
www.astrazeneca.com.br
Instagram @astrazenecabr.
Referências
- MH
DIRETRIZES PARA O MANEJO DA INFECÇÃO CAUSADA PELO VÍRUS SINCICIAL
RESPIRATÓRIO (VSR) 2017. https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Diretrizes_manejo_infeccao_causada_VSR2017.pdf
InfoGripe: alta circulação do VSR provoca aumento de casos, pela pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) https://fiocruz.br/noticia/2025/04/infogripe-alta-circulacao-do-vsr-provoca-aumento-de-casos
Acessado em 23 de maio de 2025.
- Protocolo
de Uso - Palivizumabe para prevenção da Infecção pelo Vírus Sincicial
Respiratório 2018. https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/relatorios/2018/relatorio_protocolouso__palivizumabe.pdf
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