Pesquisa Selo Belta 2025 mostra
tendências, perfis e destinos que dominam a escolha dos estudantes brasileiros
A liderança do Canadá por uma década no
ranking da Belta não é coincidência.
Envato
O Canadá reafirma sua posição como o destino mais procurado por estudantes brasileiros que desejam realizar intercâmbio. Segundo a recém-divulgada Pesquisa Selo Belta 2025, o país ocupa, pela décima vez consecutiva, o primeiro lugar entre os destinos internacionais preferidos pelos intercambistas do Brasil.
A liderança do Canadá por uma década no ranking da Belta não é coincidência. O país oferece uma série de atrativos que vão muito além das paisagens deslumbrantes e da alta qualidade de vida. As políticas públicas de incentivo à educação internacional, aliadas à possibilidade de estudar e trabalhar legalmente, tornam o destino especialmente atrativo. Além disso, o multiculturalismo, a segurança e a hospitalidade da população canadense ajudam a criar um ambiente favorável à adaptação de estudantes estrangeiros.
“O Canadá tem sido muito popular ao longo dos anos devido a um trabalho muito eficaz de divulgação, assim como os formatos de intercâmbio muito interessantes e mais acessíveis. É um país que consegue reunir excelência acadêmica com acolhimento, o que o mantém no topo da preferência dos estudantes brasileiros”, destaca Alexandre Argenta, presidente da Belta, Associação de Agências de Intercâmbio do Brasil.
A pesquisa Selo Belta 2025 também apontou os três países mais procurados pelos brasileiros que desejam estudar no exterior: Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. Cada um desses destinos possui características próprias que os tornam referências globais em educação.
No segundo lugar do ranking, os Estados Unidos se mantêm como uma potência acadêmica, com oportunidades variadas de cursos de curta, média e longa duração. Além disso, a diversidade cultural, o estilo de vida dinâmico e o grande mercado de trabalho também são pontos de destaque para quem busca uma formação internacional sólida.
Já o Reino Unido, a vantagem de programas com menor duração, como
cursos de idiomas e a possibilidade de explorar a Europa durante o intercâmbio
também são diferenciais importantes.
Outro dado relevante da pesquisa é a alta procura por programas de cursos de idiomas, principalmente inglês e francês, que lideram o Top3 de idiomas mais buscados para se estudar, junto do Espanhol que segue na segunda posição. No Canadá, por exemplo, estudantes podem optar por estudar em regiões de predominância inglesa, como Toronto e Vancouver, ou francesa, como Montreal e Quebec, ampliando as opções de aprendizado e vivência cultural. Programas que combinam estudo com trabalho também ganharam destaque entre os brasileiros, pois possibilitam a experiência acadêmica e profissional ao mesmo tempo.
A preferência contínua pelo Canadá, aliada ao destaque de Estados Unidos e Reino Unido, revela o amadurecimento do perfil do intercambista brasileiro, que hoje busca destinos que combinam excelência acadêmica, experiência internacional e oportunidades reais de crescimento pessoal e profissional.
Belta – Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio
Conheça mais, aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário