Cliente deve ficar muito atento com produtos que estejam ofertados com o preço
muito abaixo do que é vendido no comércio em geral, e em compras em redes sociais
Vídeo com Ivo Mósca,
diretor de Inovação, Produtos e Serviços da Febraban, para download neste link
O Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, está chegando e os lojistas já estão divulgando suas promoções. Os consumidores recebem muitas ofertas neste período e criminosos aproveitam o momento para aplicar golpes. Em busca de praticidade e na tentativa de fugir das aglomerações de lojas e shoppings, muita gente opta por fazer compras pela internet.
Nesta época do ano são comuns abordagens de criminosos. Eles criam páginas falsas que simulam e-commerce, promoções inexistentes que são enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp. Eles fazem até mídia paga para aparecerem em páginas de buscas.
Também há atualmente muitas opções de compras em perfis de redes sociais. É preciso ter muito cuidado. O cliente deve verificar se o perfil tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também ler comentários de outros consumidores sobre as compras e prazos de entregas. Além disso, é importante checar a reputação da empresa em sites de reclamações.
“Geralmente são perfis recém-criados, com ofertas muito vantajosas e com 100% de depoimentos positivos de compradores recomendando a venda. Os bandidos criam perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas e stories de redes sociais, inclusive com depoimentos falsos de compradores”, afirma Ivo Mósca, diretor de Inovação, Produtos e Serviços da Febraban.
Mósca também alerta que os clientes devem tomar muito cuidado com
produtos que estejam ofertados com o
preço muito abaixo do que é vendido no comércio em geral. “A chance de ser um
golpe é grande”, acrescenta.
Veja a seguir
dicas para compras seguras no Dia dos Namorados
Para compras
online:
- Sempre desconfie de links encaminhados via WhatsApp
ou SMS
-
Fique atento às ofertas, duvide de valores muito abaixo do mercado
-
Acompanhe as compras realizadas pelo aplicativo do cartão, e caso desconheça
alguma transação, bloqueie-a e entre em contato com a administradora
-
Nunca clique nos links de promoções vantajosas demais. Para ver a oferta,
acesse o site oficial da loja digitando o endereço dela diretamente na barra do
navegador
-
Nunca clique em “SIM” para gravar sua senha em sites, aplicativos ou em seu
navegador
-
Ao pagar com boleto, Pix ou transferências sempre confira se o nome do
beneficiário é de quem realmente deve receber o valor
-
Não selecione a opção “salvar dados do cartão” para utilizar em compras futuras
-
Dê preferência para o uso do cartão virtual para as compras online
-
Sempre pesquise a reputação de lojas e de vendedores e confira comentários
feitos em vendas de outros compradores
- O cadeado HTTPS
atesta que determinado site é seguro. O ícone indica que as comunicações entre
a página e o dispositivo do usuário estão protegidas por criptografia, o que
garante segurança na troca de dados
- Caso receba uma
ligação pedindo dados pessoais, desligue e procure o gerente de sua conta
imediatamente, de preferência, em outro aparelho de telefone. Lembre-se de que
o banco nunca pede seus dados por telefone.
Em lojas
físicas:
- Passe você mesmo o cartão na maquininha em vez
de entregá-lo para outra pessoa, sempre confira o valor antes de digitar a
senha e proteja o código de segurança
-
Sempre peça o comprovante impresso
-
Se o cartão não passar de primeira, redobre a atenção: não deixe que o levem
para longe de você para passar em outra máquina e acompanhe de perto a 2ª
tentativa
- Ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique
o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Bandidos podem se aproveitar de
distrações para trocar o seu cartão
-
Ao utilizar o QR Code para pagamento, confira se o destinatário da transação é
o beneficiário correto.
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