Mesmo com o aumento dos crimes digitais, 84% dos brasileiros
afirmam se sentir confiantes ao consumir pela internet
iStoc
Diante do crescimento dos golpes
digitais e da sofisticação das fraudes online, os brasileiros têm adotado uma
postura cada vez mais vigilante. É o que mostra um novo estudo da Branddi, empresa especializada na proteção de marcas,
que revela que 86% dos entrevistados se consideram mais atentos no momento
da compra, adotando práticas de verificação para garantir a segurança da
operação.
Mesmo com o avanço dos crimes digitais
em 2024, que cresceram 45% em relação ao ano anterior segundo a ADDP
(Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor), o sentimento de
confiança segue alto: 84% dos participantes da pesquisa afirmam se sentir
confiantes ao comprar online.
Nesse contexto, sabendo que o universo
das compras digitais é um dos principais alvos de golpes, os consumidores têm
adotado diversas práticas antes de concluir a aquisição para garantir uma
compra segura. As mais citadas incluem: verificação se o site é oficial
(80%), checagem de avaliações de outros clientes (69%), pesquisa
sobre a reputação da marca ou loja (65%) e busca por selos de segurança
(52%). Além disso, fatores como preço e promoção (65%), confiança
na marca (58%) e reputação do site ou loja (56%) influenciam
diretamente na decisão de compra.
Essa aparente contradição — mais
crimes, mas também mais confiança — revela não apenas uma maior conscientização
dos consumidores diante dos riscos digitais, mas também o avanço das
tecnologias de proteção, que devem vir especialmente por parte das marcas.
Diego Daminelli, CEO da Branddi,
explica que, do ponto de vista das marcas, o combate aos golpes digitais deixou
de ser uma questão de imagem para se tornar uma prioridade estratégica: “Este é
um ponto de atenção importante para as empresas que buscam atrair e fidelizar
clientes. Em um momento em que os golpes digitais são constantes, oferecer
opções que ajudarão na segurança do consumidor é um diferencial”.
“Quando o consumidor percebe que a
marca está ativamente cuidando da sua segurança no ambiente digital, ele se
sente mais confiante para seguir com a compra. É por isso que investir em
tecnologia de proteção e monitoramento de fraudes não é apenas uma questão
técnica, mas estratégica. Segurança virou sinônimo de confiança — e confiança,
hoje, é um dos principais ativos de uma marca no ambiente online. É um ponto de
atenção que vai para além do próprio lucro, é a demonstração de cuidado com os
clientes que são a essência do propósito dos negócios”, finaliza.
Metodologia
Público: foram entrevistados 500 brasileiros de todos os estados do país, incluindo mulheres e homens, com idade a partir dos 18 anos e de todas as classes sociais.
Coleta: os dados do estudo foram levantados via plataforma de pesquisas online.
Data de coleta: realizada no dia 16 de abril de 2025.

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