Pesquisar no Blog

terça-feira, 17 de junho de 2025

Confiança digital: volume de avaliações pesa nas decisões de compra online

Uappi aponta caminhos sobre a alta conversão durante a jornada do consumidor

 

As avaliações de consumidores online deixaram de ser apenas comentários complementares para tornarem-se pilares centrais nas decisões de compra no comércio eletrônico. Em um ambiente onde a confiança é a moeda mais valiosa, a opinião de outros compradores consolida-se como um dos fatores indispensáveis mais decisivos durante a jornada do consumidor.

 

“Ao perceber a experiência de outros consumidores, o usuário sente-se mais seguro para realizar a sua compra. Trata-se de um espaço onde o consumidor tem a certeza de que sua opinião está sendo levada em consideração e isso aumenta a percepção de pertencimento. Os e-commerces têm adotado também a possibilidade de permitir que os compradores adicionem imagens e vídeos de seu produto, o que enriquece ainda mais a avaliação”, afirma Jheniffer Nunes, Visual Designer Sr da Uappi.

 

Outro ponto de atenção, segundo a especialista, é o volume de avaliações que se tornou mais importante que a nota. “Quanto mais resenhas, maior é o número de vendas do produto. Já um item com ótima pontuação e próximo de cinco estrelas, mas com um volume baixo de avaliações, tende a ser menos aceito”, afirma. A profissional destaca, ainda, que as empresas costumam incentivar seus consumidores a enviar suas opiniões sobre o produto e muitas marcas usam programas que retornam pontos, bônus, e instigam não só a participação, mas também a recompra para enriquecer o fluxo.

 

No Brasil, uma pesquisa da Opinion Box revelou que 82% dos brasileiros já desistiram de uma compra ao se deparar com avaliações negativas, enquanto 74% afirmam confiar mais em uma empresa quando ela responde publicamente às críticas. A confiança, antes construída em interações físicas, foi transferida para a tela e produtos com mais de 50 avaliações têm uma probabilidade até quatro vezes maior de serem comprados, de acordo com um estudo da Spiegel Research Center, o que comprova que o volume e a autenticidade dos relatos influenciam diretamente a taxa de conversão.

 

Além das avaliações, outras formas significativas de transparência são importantes durante a jornada de compra. Pontos de atenção como imagens e vídeos reais do produto, descrições detalhadas, políticas claras sobre entrega, troca, devolução, certificações de segurança e selos de confiança também devem ser consideradas. Já a personalização durante a experiência de compra online pode levar o consumidor para uma jornada mais exclusiva. Jheniffer afirma que esse processo ocorre, principalmente, por meio da coleta e o uso autorizado de dados.

 

“Apesar da necessidade de se formar uma persona que represente seu público-alvo, ainda assim é necessário levar em consideração possíveis variações. É oportuno rastrear diferentes comportamentos e preferências baseados na navegação individual dos usuários. A partir disso, existe a possibilidade de traçar diversas estratégias que agradem cada indivíduo e proporcionam uma experiência personalizada”, conclui Jheniffer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados