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quarta-feira, 25 de novembro de 2020

5 estratégias para preparar seu pequeno negócio para a Black Friday

Seu negócio está preparado para as datas comemorativas de fim de ano? Mesmo em um momento atípico como o que estamos vivendo, diante de uma pandemia global que transformou nosso modo de vida, o jeito de comprar e o relacionamento com os clientes, a perspectiva é de uma temporada aquecida nos próximos meses.

Um recente estudo da Visa chamado Back to Business, Holiday Edition demonstrou que os consumidores continuam dispostos a gastar nas festas - 89% planejam comprar e dar presentes, apesar dos efeitos da crise. No Brasil, 78% dos pequenos e médios estabelecimentos comerciais afirmam que esse período, que inclui datas como Black Friday, Natal e Réveillon, é uma grande oportunidade para seus negócios.

Embora vejam com bons olhos a retomada do ritmo do mercado nos próximos meses, quase um em cinco estabelecimentos desse porte acredita não estar preparado para atender o volume de vendas, em especial com uma preocupação em oferecer boas experiências nos canais digitais. O mesmo levantamento mostra que eles pretendem investir na ampliação do horário de atendimento, na digitalização das operações, na melhoria da infraestrutura e no aumento das equipes.

De olho nesse cenário de fim de ano e nas necessidades do pequeno empresário, listamos a seguir 5 tendências pós-pandemia para aproveitar os benefícios do universo digital e te ajudar a conquistar novos clientes.


1. E-commerce "na vida real". Os limites entre o mundo on-line, físico e móvel estão mais difusos. Em razão da Covid-19, acompanhamos um crescimento em transações feitas por e-commerce, mas também a proliferação de opções como as compras com retirada por drive-thru. O estudo Visa Back to Business Holiday mostra que 59% dos consumidores que usaram mais o e-commerce durante a pandemia farão pelo menos metade de suas compras de fim de ano online. Há, por outro lado, muitos compradores ansiosos para ir às compras nas lojas da "vida real". Quase metade (48%) dos consumidores ainda planeja fazer a maior parte de suas compras presencialmente.


2. O comércio social virou prática oficial. O comércio via plataformas de rede social e apps, que já são populares em países asiáticos, está chegando rapidamente aos mercados ocidentais. Essas experiências combinam interações sociais on-line e experiências de compra práticas. As previsões sugerem que mais de 10% dos pedidos móveis serão realizados via comércio social nesta temporada de festas. Entre os pesquisados da Geração Z, 66% disseram ter feito compras em plataformas sociais durante a pandemia.


3. Pagamento por aproximação: um diferencial importante. De acordo com o estudo, 78% dos consumidores disseram ter mudado sua forma de pagar e migrado para o comércio digital e tecnologias como o pagamento por aproximação para se manterem seguros durante a pandemia. Os benefícios são a conveniência, a velocidade e a segurança, entre outros fatores. Quase dois terços deles no mundo todo passaram a comprar de empresas que oferecem opções de pagamento por aproximação.


4. Combate às ameaças online. Com o aumento esperado nas vendas online em datas como a Black Friday, o desafio de manter a segurança das transações também aumenta. Pequenos estabelecimentos comerciais precisam ficar atentos à estratégia antifraude e devem equilibrá-la com a oferta de uma experiência sem inconvenientes. A melhor maneira de encontrar uma solução efetiva para PMEs é usar ferramentas de combate às ameaças simples de configurar e implementar. Com isso, você garante um pacote eficiente contra os ataques de criminosos.


5. Cartões-presente e kits ganham popularidade. A oferta de "kits", como os de ingredientes para preparar um drinque em casa ou um jantar, foi uma alternativa que algumas empresas adotaram para manter a operação e atender os consumidores. Essa tendência, que une conveniência e flexibilidade, deve se manter. Os consumidores também esperam dar mais cartões-presente digitais do que nos anos anteriores e optar por experiências e entretenimento digital, revela a pesquisa. Os varejistas que pensarem "além da loja" terão a oportunidade de se preparar melhor para essa época do ano.

A Covid-19 testou a resiliência dos pequenos empresários, mas também expôs algumas vulnerabilidades. A adoção de medidas criativas para se adaptar rapidamente aos novos tempos e às demandas dos consumidores deve se manter. Apesar das circunstâncias adversas, a maioria dos pequenos empresários continua otimista com relação ao futuro e isso, além de ser um bom sinal, é bom para os negócios.

 

 

 Fernando Pantaleão - VP de Vendas e Soluções para o Comércio da Visa do Brasil


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