Aos 58 anos, Bambi poderá voltar a viver em ambiente natural. Ela será transferida do Zoológico de Ribeirão Preto para o Santuário de Elefantes Brasil, no Mato Grosso
No último dia 18, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) autorizou a transferência do animal do Bosque e Zoológico Dr. Fábio Barreto, em Ribeirão Preto, SP, para o Santuário de Elefantes do Brasil, na Chapada dos Guimarães, MT.
A decisão foi tomada com base em imagens e laudos técnicos sobre a rotina de Bambi, que divide o atual recinto com Maison - outra elefanta asiática com quem não tem afinidade. A relação hostil não é saudável para ambas, mas a prioridade pela mudança de Bambi se deu por sua idade avançada e atuais condições de saúde.
O condicionamento e a transferência de Bambi está prevista para acontecer em meados deste mês. Vista a vasta experiência da equipe do Santuário em resgates como este - o último foi realizado em maio deste ano, durante o traslado de Mara, elefanta de 50 anos, do ex-zoológico de Buenos Aires, Argentina, para o Mato Grosso -, cada processo é único e realizado com cautela, responsabilidade e diálogo entre todos os envolvidos.
“Agradecemos esta oportunidade de proporcionar a Bambi uma vida que lhe ofereça o espaço, a autonomia e a vivência social dinâmica e o mais próximo possível da natureza. Bambi se juntará a outros quatro elefantes, todos com histórias semelhantes. Pela primeira vez em todas as suas vidas, o santuário é uma chance de descoberta e, de muitas maneiras, uma redescoberta do que significa ser um elefante novamente. Mais do que apenas uma vida incrível, nossa equipe do santuário oferece uma experiência prática incomparável com os cuidados intensivos e diferenciados necessários para elefantes doentes e idoso", afirma Scott Blais, presidente do Santuário de Elefantes Brasil.
Em breve, Bambi terá à disposição um espaço arborizado de 30 hectares - o equivalente a 300 mil metros quadrados - com riacho, lago e poças de lama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário