Pesquisar no Blog

terça-feira, 23 de junho de 2020

Festa Junina: Pedagogos e professores dão dicas de brincadeiras para celebrar em casa


Ninguém nunca imaginou passar por um mês de junho sem Festa Junina, não é mesmo? Infelizmente, a pandemia trouxe essa realidade para a nossa sociedade e as celebrações da cultura popular brasileira precisarão ser feitas em casa. Inclusive, essa é a recomendação da equipe de pedagogos e professores do Colégio Renovação – instituição com mais de 35 anos de atividades com atuação do Ensino Infantil ao Médio, com unidades nas cidades de São Paulo e Indaiatuba.

Neste ano atípico, a escola não promoverá sua tradicional Festa Junina, mas os alunos estão celebrando durante todo o mês de junho por meio de atividades e lives realizadas com os professores e toda a turma. A cultura junina vem sendo exaltada por meio de músicas, da culinária, vestimentas e brincadeiras. Os professores estão caracterizados e os alunos também são convidados a participar das aulas usando roupas ou adereços tradicionais dos festejos juninos.

Há uma série de propostas de atividades para o período e todas terão algum tipo de correlação com os conteúdos que os alunos estão aprendendo no momento. A turma do 1º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, está trabalhando a adição. Para eles, uma das brincadeiras propostas para reforçar o clima junino é a Pesca da Soma. As professoras vão apresentar a brincadeira por meio de um vídeo. A ideia é dispor sobre uma mesa vários peixinhos feitos de papel. Em cada um deles deve aparecer uma continha. O aluno que acerta a soma pesca o peixinho e “ganha um prêmio”. A atividade pode ser facilmente reproduzida em casa, com a participação dos familiares.

Outra ideia de brincadeira educativa para a Festa Junina online é o Bingo de Letras e Números. Cada criança terá uma cartela com letras e números e o bingo funcionará da forma tradicional, com um adulto “cantando” as letras ou números sorteados. O aluno que completa a cartela marcando as letras e números corretamente é o vencedor da brincadeira. Essa atividade é interessante e indicada para as turmas da pré-escola.

Além dessas brincadeiras, outra proposta para a ocasião é a culinária em família! As professoras vão ensinar por meio de vídeos a fazer pipoca doce e chips de batata doce em casa. O objetivo dessa atividade é promover a interação entre pais e filhos no preparo de uma guloseima característica da época. Durante toda a atividade são trabalhados conceitos como socialização, interação, coordenação motora, interpretação de texto, entre outros.

O que acha de uma pauta sobre como organizar uma Festa Junina em casa com as crianças? Além de todas essas dicas já listadas acima, a equipe pedagógica do Colégio Renovação dá as orientações para a realização de mais algumas opções interessantes e que prometem integrar toda a família:


Brincadeiras:


- Pescando com os pés: a ideia aqui é promover uma pescaria diferente. A brincadeira consiste em colocar brinquedos e/ou outros objetos em um recipiente em que a criança consiga colocar os pés. Assim, um a um, ela fará o exercício de “pescar” os objetos utilizando apenas os pés. A regra principal, claro, é não usar as mãos.


- Jogo da argola com materiais recicláveis: a brincadeira consiste em retirar o fundo de pratinhos descartáveis, formando uma argola, e usar objetos que possam fazer a vez dos pinos, como rolo de papel toalha, rolo de papel alumínio, garrafas de plástico, entre outros. As crianças poderão pintar, enfeitar os pratos (ou argolas feitas de papel) para ficar ainda mais colorido. O objetivo é propiciar brincadeiras típicas da festa junina e incentivar a reutilização de materiais. Depois de tudo pronto, a criança brinca de arremessar a argola fazendo com que ela encaixe nos pinos.


- Arte junina - Guirlanda com pratinho de papelão: nesta atividade a ideia é ajudar a criança a fazer uma guirlanda junina para enfeitar algum cantinho da casa. A intenção é explorar as habilidades e criatividade em relação à arte, além de abordar o tema junino de diversas maneiras. Para a confecção da guirlanda, podem ser usados materiais como: tintas, adesivos, fitas, gravuras, fotos, entre outros. Que tal produzir uma guirlanda de bandeirolas? Ou criar um espantalho engraçadinho para enfeitar a festinha em casa?


- Experiência - Milho dançante: para a experiência será necessário utilizar: vinagre branco, água, bicarbonato de sódio e milho (grãos). Primeiro faz-se a mistura com os líquidos citados. Depois, adicione o bicarbonato e, por último, os grãos de milho. Com a reação química, os grãos “flutuam” e giram, em um movimento semelhante a uma “dança”. A experiência fica ainda mais especial se na hora da reação química a família colocar uma música! A intenção é que as crianças também façam. Elas vão adorar esse experimento!


- Pescaria com peneira: mantendo a tradição, mas adaptando essa brincadeira a realidade atual, as famílias farão uma pescaria com peneira para resgatar brinquedos no rio, feito com uma bacia ou balde. Para o lugar dos peixinhos, vale utilizar tampinhas de garrafa pet, blocos plásticos dos brinquedos de montar, pregadores e outros itens.


- Cai, cai balão com bexiga: a brincadeira consiste em não deixar o balão, no caso uma bexiga, cair. Ao som de algumas músicas, todos dão palmadinha na bexiga para mantê-la no alto.


- Brincadeira do chapéu: essa brincadeira é uma variação da batata-quente. Sentados em círculo, os participantes passam o chapéu até a música parar. Quem estiver com o chapéu, passa a vez.





Cristina Martin - coordenadora pedagógica da  Educação Infantil do Colégio Renovação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados