Este
é o momento para os jovens estudantes se apropriarem de habilidades tão
importantes contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de
vivenciarem na prática o quão importante é o letramento em nossas vidas. Na
leitura, se faz presente pela capacidade de compreender, usar, avaliar e
refletir sobre as informações textuais, já no campo do letramento científico
pressupõe a capacidade de se envolver em discussões fundamentadas sobre Ciência
e Tecnologia e, em Matemática, é demonstrado pela capacidade de conjecturar,
empregar e interpretar todos esses dados em uma série de contextos, o que
inclui raciocinar e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas para
descrever, explicar e prever fenômenos. Como diz o ditado chinês “saber e não
fazer, ainda é não saber”.
A
Matemática está em alta e em evidência nos jornais, por meio dos números,
porcentagens e gráficos sobre a Covid-19. Será que a maioria dos brasileiros
entendem o que realmente está por trás desses dados?
O
que é mais importante sobre o número de mortes por Covid-19 em uma certa
região, mostrar em valores absolutos ou sua taxa? Entenderam a diferença? Outro
exemplo é mostrar que a taxa de ocupação de leitos em UTI está em 85% num dia e
no outro dia caiu para 75%, o que isso significa? Menos pessoas estão ficando
na UTI? Não necessariamente, pois o número de leitos pode ter aumentado. A taxa
de mortes por contaminados depende diretamente da quantidade de testes, ou
seja, se essa taxa diminuiu não significa, necessariamente, que menos pessoas
estão morrendo. O que significa achatar a curva da pandemia? Como ela é
construída? São perguntas básicas que a matemática pode e deve ajudar a
explicar.
A
falta de conhecimento matemático pode causar confrontos de ideias e
manipulações de opiniões, de forma intencional ou não, atribuindo à muitas fake news um caráter de
veracidade ou de alarmismo exacerbado sem a devida criticidade e conhecimento
científico.
Voltando
à premissa do primeiro parágrafo, a Matemática é de suma importância na ciência
quando a utilizamos para criar modelos sobre fenômenos físicos para que
possamos fazer julgamentos bem fundamentados e tomar decisões necessárias. Os
estudantes, principalmente, do Ensino Médio, precisam treinar essa capacidade
de interpretar e analisar com criticidade os dados veiculados na mídia,
elucidando e ajudando as pessoas ao seu redor.
As
funções matemáticas são modelos que ajudam na previsão e, sendo os dados
variáveis, as curvas representadas pelas funções também se alteram, daí a
necessidade da confiabilidade desses dados numéricos. O uso da estatística é
fundamental na criação de um modelo matemático, segundo Rodney Carlos
Bassanezi, professor de renome nacional e autor de vários livros sobre
modelagem matemática.
Aos
professores que estão dando aulas on-line
é importante conectar os conteúdos com o contexto em que vivemos, sejam
pessoal, ocupacional, social ou científico. O engajamento dos estudantes está
ligado diretamente ao apoio de seus mestres, ajudando-os nas pesquisas e todo
processo científico para a obtenção de resultados sólidos, transparentes e
conclusivos.
O
que não podemos fazer é fechar os olhos e fingir que o problema está fora de
casa. Já imaginou professores fazendo trabalhos interdisciplinares, envolvendo
pesquisa sobre o vírus, construindo tabelas e gráficos? Abrindo discussões com
professores de História, Geografia, Biologia, Física, entre outros? Dados não
faltam no mundo da internet. E depois tudo isso sendo replicado nas famílias de
cada estudante? Seria maravilhoso. Enfim, caro leitor, sem entender a
Matemática tudo fica mais difícil.
Sandro Yoshio Kuriyama - docente
do Curso Avançado de Matemática do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado
em São Paulo (SP).
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