No início do ano, as instituições de ensino brasileiras foram
surpreendidas com a súbita suspensão das aulas presenciais devido a pandemia de
Covid-19. Escolas de todo país tiveram que se adaptar rapidamente ao modelo de
ensino remoto. Embora algumas instituições de ensino estivessem tecnicamente
prontas para esse formato de ensino, muitas pessoas não estavam emocionalmente
preparadas para o distanciamento social. Assim, toda comunidade escolar --
professores, famílias, alunos, setores administrativos e de limpeza -- precisou
aprender a lidar mais de perto com esse novo modelo de funcionamento a
distância.
Em meio às preocupações com a qualidade do aprendizado, com a
readaptação de conteúdo e com o cumprimento do planejamento letivo, o cuidado
com a saúde mental não pode ficar em segundo plano e deve ser uma prioridade
para as instituições. Aline Castro, gerente da assessoria pedagógica do Sistema
de Ensino pH, explica que as escolas precisam se perguntar como elas podem
auxiliar as famílias, que em sua maioria estão sobrecarregadas, nesse momento
tão delicado.
“Temos que admitir que ninguém foi preparado para o distanciamento
social e estamos juntos aprendendo a lidar com ele. O primeiro passo é pensar:
como podemos ajudar as famílias que estão tendo que dar conta de suas vidas
profissionais, das responsabilidades domésticas, cuidar da casa, dos animais de
estimação, dos avós e ainda orientar os estudos de seus filhos?”
Aline explica que o caminho para a escola proporcionar esse
equilíbrio é a organização. “Toda semana o Sistema de Ensino pH realiza
webinários com pautas relacionadas a sugestões de como a escola pode se
organizar. Quando falamos de organização e rotina no novo formato de trabalho,
estamos falando de equilíbrio mental e dando suporte para a escola continuar o
trabalho dela”. A gerente da assessoria pedagógica conta que alguns webinários
trouxeram temas específicos relacionados a saúde e bem-estar das famílias, como
o tópico de comunicação não violenta.
Além do webinário, o Sistema pH produziu um material de apoio
sobre os benefícios da comunicação empática. Um dos trechos destaca: “Os
adultos, família e escola, precisam estar saudáveis e equilibrados
emocionalmente em momentos de crise para dar aos seus filhos o sentimento de
segurança. Isso significa que precisamos da nossa capacidade de construir
relacionamentos saudáveis por meio de uma comunicação clara e de uma escuta
ativa”.
Na prática, esse vínculo entre a escola e sua comunidade pode ser
mantido por meio de atividades coletivas, recados em vídeo e conversas pontuais
que façam uma avaliação sobre como cada um tem se adaptado às mudanças.
Como ficam as crianças nesse processo?
No caso dos pequenos, algumas ações e atividades são
interessantes: incluir na nova rotina vídeos ao vivo para cantar parabéns para
os colegas, enviar histórias para eles ouvirem, propor uma troca de playlist de
músicas infantis com os amiguinhos, sugerir que os pais reservem o tempo para
brincar com as crianças e não se esquecer do tempo livre para as crianças brincarem
e inventarem coisas.
E os adolescentes que se afastam e ficam ainda mais reservados?
Os jovens acabam sendo mais afetados durante o distanciamento
social, justamente porque entendem melhor os efeitos da pandemia e têm mais
consciência sobre o que está acontecendo. O Sistema pH indica algumas
estratégias que podem ser adotadas pela família e sugeridas pela escola:
• Explicar aos responsáveis a importância de a família exercer o
papel de adulto e não de amigos, ao contrário do que alguns imaginam isso não
aproxima; adultos equilibrados, responsáveis e com autoridade geram segurança
para a família como um todo;
• Criar momentos de diálogos para conhecer as ideias e os
sentimentos que os adolescentes estão vivenciando;
• Criar espaço para reflexão por meio de boas perguntas, evitando
juízo de valores;
• Fazer as perguntas e dar tempo de resposta;
• Conhecer os jogos eletrônicos, as séries/filmes, o estilo
musical, os aplicativos e as redes sociais mais utilizadas por eles pode gerar
um bom bate papo;
• Permitir-se aprender com seu filho, os adolescentes são fontes
inesgotáveis de criatividade e alegria.
Por fim, o material produzido pelo Sistema pH chama atenção para
as famílias lembrarem que estar perto não significa estar presente.
É importante reservar um tempo para realmente ficar com os filhos, isso faz
eles se sentirem seguros e mais calmos, independentemente da idade.
Sistema de Ensino pH
Nenhum comentário:
Postar um comentário