Pesquisar no Blog

quinta-feira, 13 de junho de 2019

O que precisa saber para doar sangue

Com o objetivo de reforçar a importância da doação, no contexto do Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, especialista do IFF/Fiocruz esclarece informações para motivar a doar


Desde 2004, todos os anos o Dia do Doador Voluntário de Sangue é celebrado no mundo inteiro em 14 de junho, e serve para agradecer os doadores que por razões altruístas fazem uma ação que salva vidas. A data também visa conscientizar sobre a necessidade de aumentar o número de doadores e de fazer doações regulares para quem precisa tenha acesso oportuno ao sangue e produtos sanguíneos seguros e de qualidade, como componente fundamental dos sistemas de saúde.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) o ideal é que o percentual de doadores de sangue em um país corresponda de 3,5% a 5% de sua população total

Transfusões de sangue e seus produtos salvam milhões de vidas por ano. O sangue e seus derivados são elementos vitais para o tratamento de mulheres com hemorragias associadas à gravidez e ao parto; pacientes com situações hematológicos ou da medula óssea, problemas hereditários da hemoglobina e de imunodeficiência; vítimas de traumas, emergências, acidentes e catástrofes, bem como pacientes submetidos às intervenções cirúrgicas. O sangue não pode ser substituído e é vital para o funcionamento dos organismos, por isso a extrema importância em ser consciente de que a doação é um presente que salva a vida.

Com o intuito de incentivar o público a se tornar doador voluntário de sangue, a cocoordenadora de Hemoterapia do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Maria Cristina Pessoa dos Santos, esclarece tudo o que uma pessoa precisa saber em torno da doação de sangue.


Qual é a função do sangue no corpo?

MCP: O sangue tem como função a manutenção da vida do organismo, pois realiza o transporte de oxigênio e gás carbônico além de nutrientes, excretas, hormônios e anticorpos.


Qual é a importância de doar sangue? Por que escolher se tornar um doador voluntário?

MCP: Se tornar doador de sangue é fazer parte de um grupo de voluntários altruístas saudáveis que contribuem para salvar vidas de pessoas doentes. HEMORIO distribui sangue para mais de 200 hospitais públicos e conveniados com o SUS do Estado do Rio de Janeiro.


O que é feito com o sangue doado?

MCP: 1 -Fracionamento: A bolsa de sangue total é centrifugada e separada em 03 componentes:

- Concentrado de hemácias;

- Concentrado de plaquetas;

- Plasma.


2- Exames laboratoriais: são realizados exames para determinação do 
Grupo Sanguíneo e para detecção de doenças transmissíveis pelo sangue.


3- Liberação da bolsa: após a realização dos exames laboratoriais, a bolsa de sangue é liberada para transfusão.


4- Transfusão: o sangue é utilizado principalmente nas grandes emergências (acidentes de trânsito, por armas, hemorragias agudas etc), nas cirurgias e em pacientes com doenças oncológicas e hematológicas.

 
Quanto sangue é extraído?

MCP: Spode retirar no máximo 9ml de sangue por quilo de peso. O mínimo de peso é 50 kg, para uma doação de uma bolsa com 450 ml sem nenhuma repercussão negativa para o organismo. O máximo de volume é 495ml.


Doar é um processo seguro?

MCP: Sim. O material utilizado é estéril, descartável e de uso individual. Além disso, o doador passa por uma consulta, antes de doar, onde são avaliadas suas condições clínicas.


Quanto tempo o organismo leva para repor o sangue doado?

MCP: O organismo repõe o volume de sangue doado no mesmo dia. É importante beber bastante líquido (suco, água).


Doar sangue é doloroso?

MCP: Não tem resposta sim ou não, depende, as vezes doar dói um pouco, mas vale a pena passar por esta pequena dor para ajudar.


Com que frequência uma pessoa pode doar?

MCP: Os homens podem doar a cada dois meses e as mulheres a cada três meses. Essa diferença é porque as mulheres demoram mais a recuperar o ferro devido as perdas no período menstrual.


Quem já teve hepatite não pode doar?

MCP: Depende do tipo de hepatite.


Quem não pode doar sangue? Quais são os impedimentos para doar?

MCP: Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por Normas Técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue. Entre esses critérios estão:

- Febre (acima de 37°C);

- Gripe ou resfriado;

- Gravidez atual (90 dias após o parto normal, e de 180 dias após a cesariana);

- Amamentação (até 1 ano após o parto);

- Uso de alguns medicamentos;

- Anemia;

- Cirurgias;

- Extração dentária 7 dias;

- Tatuagem: 1 ano sem doar.
Só é preciso esperar um ano entre a data da tatuagem até a doação. Esse tempo serve como uma medida de segurança para as pessoas que vão receber o sangue, já que durante uma tatuagem, o possível doador pode ficar exposto a alguns tipos de doenças;

- Piercing: 1 ano sem doar. Localizado na cavidade oral e/ou região genital: 1 ano sem doar após a retirada);

- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
- Transfusão de sangue: impedimento por 1 ano.

Importante: Mais esclarecimentos são fornecidos durante a entrevista clínica que precede a doação.


Quais são os requisitos básicos para doar sangue? 

MCP
: - Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional);

- Estar bem de saúde;

- Pesar no mínimo 50 Kg; 

- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;

- Ter entre 16 (*) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

(*) jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável.  Modelo de autorização


Quais são os cuidados pós-doação que o doador deve seguir?

MCP: Após a doação, descanse durante 5 ou 10 minutos. Tome o lanche oferecido pelo HEMORIO. Não fume pelo durante uma hora e nem tome nenhuma bebida alcoólica durante cinco horas. É importante que você não realize nenhum esforço físico até o dia seguinte ao da doação usando o braço do qual foi retirado sangue. E o mais importante, compartilhe sua experiência com seus amigos para que estes também se sintam motivados a doar sangue.


Se uma pessoa quer se tornar doador, qual é o procedimento a seguir? O que deve fazer?

MCP: Procurar um serviço de Hemoterapia licenciado pela Vigilância Sanitária. No IFF/Fiocruz recebemos sangue do HEMORIO e temos o compromisso de repor o estoque que nos é entregue para atender os nossos pacientes.


Para terminar, sobre o número de doadores, como está o Brasil?

MCP: No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue com regularidade. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Ou seja, por aqui, os bancos de sangue operam no limite. Quando falamos dos números mundiais, apenas uma fração dos 7 bilhões de pessoas elegíveis para doar sangue no mundo efetivamente o fazem.
  



Contato para interessados em se tornar doadores voluntários no Rio de Janeiro:
Disque: Sangue 0800-2820708





Mayra Malavé Malavé


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados