Pesquisar no Blog

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Kaspersky Lab detecta 360 mil novos arquivos maliciosos por dia; 11.5% mais que em 2016



O número de novos arquivos maliciosos processados pelas tecnologias de detecção internas do laboratório da Kaspersky Lab chegou a 360 mil por dia em 2017, 11.5% mais que no ano anterior. Após um leve declínio em 2015, a quantidade de arquivos maliciosos detectados por dia aumentou pelo segundo ano consecutivo.
O número de arquivos maliciosos detectados diariamente reflete a atividade média dos criminosos virtuais envolvidos na criação e distribuição de malware. Esse valor foi calculado pela primeira vez em 2011 e, naquela época, foi igual a 70 mil. Desde então, aumentou cinco vezes e, conforme os dados de 2017, continua crescendo.

A maioria dos arquivos identificados como perigosos caem na categoria de malware (78%). No entanto, os vírus - cuja prevalência caiu significativamente 5-7 anos atrás, devido ao seu desenvolvimento complexo e baixa eficiência - ainda constituem 14% das detecções diárias.

Os arquivos restantes são publicidades, que não são consideradas maliciosas por padrão, mas em muitos casos podem causar exposição de informações privadas e outros riscos. A proteção contra esse tipo de ameaça é essencial para uma melhor experiência do usuário.

Aproximadamente 20.000 de todos os arquivos maliciosos detectados diariamente são identificados pelo Astraea – sistema de análise de malware baseado em Machine Learning da Kaspersky Lab, que identifica e bloqueia o malware automaticamente.
Em 2015, observamos uma queda visível nas detecções diárias e até achamos que os novos malware poderiam ser menos importantes para os criminosos, que estariam voltando sua atenção para a reutilização de antigos malware. No entanto, ao longo dos dois últimos anos, o número de novos malware descobertos tem aumentado, um sinal de que foi restabelecido o interesse na criação de novos códigos maliciosos. O aumento massivo dos ataques de ransomware nesse período deve continuar, pois há um enorme ecossistema criminoso por trás desse tipo de ameaça, que produz centenas de novas amostras a cada dia. Neste ano, também observamos um pico dos mineradores (miners), uma classe de malware que os criminosos virtuais começaram a usar ativamente devido à popularização contínua das moedas criptografadas. A intensificação das detecções também pode ser atribuída ao aprimoramento contínuo de nossas tecnologias de proteção. A cada novo upgrade, conseguimos identificar mais malware do que antes, e isso pode explicar o aumento dos números”, diz Vyacheslav Zakorzhevsky, chefe da equipe de antimalware da Kaspersky Lab.

Outros destaques das estatísticas anuais de ameaças de 2017 incluem:
  • As soluções da Kaspersky evitaram 1.188.728.338 ataques realizados a partir de recursos on-line situados em todas as partes do mundo
  • A solução de antivírus da Web da Kaspersky Lab detectou 15.714.700 objetos maliciosos exclusivos
  • 29,4% dos computadores de usuários sofreram pelo menos um ataque de malware online durante esse ano
  • 22% dos computadores de usuários foram expostos a programas de publicidade e seus componentes

Para ficar protegido, a Kaspersky Lab recomenda:
  • Prestar muita atenção e não abrir arquivos ou anexos suspeitos recebidos de fontes desconhecidas
  • Não baixar e instalar aplicativos de fontes não confiáveis
  • Não clicar em links recebidos de fontes desconhecidas e anúncios on-line suspeitos
  • Criar senhas fortes e não esquecer de alterá-las regularmente
  • Sempre instalar as atualizações disponíveis. Os grandes surtos de ransomware, como o WannaCry e o ExPetr, mostraram que os atrasos para instalar correções podem durar meses
  • Ignorar mensagens pedindo para desativar sistemas de segurança para software do Office ou software antivírus
  • Usar uma solução de segurança adequada ao tipo de sistema e de dispositivos
Leia mais sobre as estatísticas anuais de ameaças em Securelist.com.

O ‘Número do ano’ da Kaspersky Lab faz parte do Boletim de Segurança de 2017 da empresa. Para saber mais sobre as previsões de ameaças para 2018, leia os relatórios, disponíveis aqui, e assista aos webinars sobre Previsões de ameaças de APTs e Previsões do setor e da tecnologia

A história do ano: Ransomware e a análise do ano também estão disponíveis em Securelist.com.





Kaspersky Lab





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados