A Oxford Dictionaries surpreendeu a todos ao eleger
“pós-verdade” como a palavra do ano. Aplicada essencialmente ao cenário
político, o termo se refere à proliferação de boatos que ganham notoriedade ao
se passarem por reais, fazendo com que fatos objetivos percam importância em
prol de crenças pessoais. Mas, será possível estender esse conceito a outros
setores, como o franchising, por exemplo?
Considerando que o objetivo dessas inverdades é legitimar
opiniões, cenários e circunstâncias, sua atuação pode ir muito além da politicagem.
Afinal, existem boatos para tudo. Observe com atenção seu feed de
notícias do Facebook e perceberá como não faltam “notícias” duvidosas passando
por ela.
Sendo assim, o franchising não seria uma exceção.
Por isso mesmo, separei quais são as principais falsas verdades do setor, para
você não cair nelas. Confira:
Segurança garantida – é
muito comum ouvirmos falar sobre o quanto o mercado de franquias é seguro. Sem
dúvida, não é uma mentira. Principalmente, por serem baseadas em modelos que já
deram certo, suas chances de sucesso são maiores mesmo. Mas, investir em uma
franquia é uma operação de risco como qualquer outra.
É comum observamos franqueados que depositam uma grande
expectativa na força da marca ou no suporte oferecido pela rede, mas isso nem sempre
é suficiente. Se ele não possuir o mínimo de conhecimento sobre como operar um
negócio, muito provavelmente, irá passar por dificuldades para manter sua
unidade.
Além disso, o que realmente definirá o sucesso ou a
falência da franquia será a gestão do franqueado. Por isso, é imprescindível
avaliar bem seu perfil antes de fazer esse investimento. Alguns comportamentos,
como liderança, relacionamento interpessoal e foco, separam os gestores bons
dos ruins. Sem eles, o sucesso da franquia pode ser muito comprometido.
Qualquer pessoa pode investir no franchising –
esse é um grande mito do setor. É impossível uma franquia crescer sem uma rede
de franqueados qualificada, dedicada e empreendedora.
A ideia de que todo o apoio da franqueadora será suficiente
para a franquia dar certo precisa mais uma vez ser deixada de lado. Muito além
do treinamento, bons franqueados são formados por talento, aptidão e
identificação pela marca e setor que atua. Além disso, ele precisa ter a
consciência de que, para atingir os resultados que procura, deverá trabalhar e
se dedicar muito para a franquia.
Se nem todo mundo nasceu para ser franqueador, para ser
franqueado muito menos. Então, entenda: o franchising não é pra todo
mundo, não caia nessa.
Ser franqueado não é ser empreendedor –
provavelmente, você já ouviu alguém dizer que comprar uma franquia é o mesmo
que comprar um emprego, só que um pouquinho melhor, uma vez que você ganhará
mais e a única coisa que precisará fazer é supervisionar o trabalho dos seus
funcionários. Agora, eu vou te contar uma novidade, essa é uma das maiores
inverdades do setor.
Para operar uma unidade de franquia é essencial que o
franqueado assuma toda a responsabilidade do negócio e se dedique muito para
fazer sua gestão funcionar. Afinal, compras, controle de gastos, atração de
cliente, resolução de problemas, tudo estará em suas mãos.
Alcançam o sucesso, franqueados que, ao invés de se
perceberem como um funcionário da rede, se transformam em verdadeiros
empreendedores, sempre comprometidos com a potencialização de seus resultados e
o crescimento da sua marca.
Se você se interessa pelo segmento de franquias, tenho
certeza que já ouviu essas “verdades” várias vezes por aí. Mas, agora que já
está familiarizado com elas, consegue perceber porque é tão comum encontrar
pessoas insatisfeitas no setor?
Essa é a maior consequência da “pós-verdade” no franchising:
a geração de frustração. Ao acreditar nesses boatos, muitos franqueados se
arrependem por não ser o que esperavam e acabam saindo com uma mão na frente e
outra atrás. Do outro lado, franqueadores podem ter seu ganho em escala
prejudicado e até serem obrigados a rever a formatação da rede para se manterem
sustentáveis. É prejuízo para os dois lados.
Sendo assim, em 2017, que tal substituir a “pós-verdade”
pela honestidade? Sem dúvida, todos estamos precisando de mais cases de sucesso
dessa palavra em nosso dia a dia.
José Carlos Fugice Jr -
administrador de empresas especializado em franquias e varejo com MBA em
administração de empresas pelo CEAG FGV/SP, com experiência em mais de 150
projetos de franquias. É sócio fundador da GoAkira Consultoria Empresarial.
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