Pesquisar no Blog

domingo, 18 de setembro de 2016

Produção de óleos essenciais utilizados na aromaterapia




Os óleos essenciais são produtos básicos na aromaterapia. A utilização destes óleos provoca diferentes efeitos, sendo que eles são usados conforme as necessidades de cada indivíduo. A aromaterapia é a ciência que estuda o efeito destes óleos em termos de saúde emocional, física e mental. Ela busca proporcionar o equilíbrio orgânico e proporciona diversos benefícios.
Os óleos essenciais são o resultado de diversos processos de extração de substâncias, como cascas, folhas, flores, raízes, sementes e frutos. Os óleos são usados para diversos objetivos, como melhorar o aspecto da pele, potencializar uma determinada função orgânica, fazer uma faxina no ambiente e diminuir a incidência de energias pesadas e negativas no ambiente de trabalho. A empresa Terra Flor produz seus produtos de maneira totalmente natural, com certificação orgânica pela IBD: seus óleos essenciais geralmente são obtidos através da destilação por arraste a vapor, mas os de frutas cítricas contam com um processo diferente, através de prensagem a frio.

Se você acha que o uso desta técnica é recente, está completamente enganada(o). Ela é usada há centenas de anos em diversas civilizações. Desta forma, ela conseguiu a confiança das pessoas e a compreensão de que esta metodologia realmente proporciona benefícios à saúde.
Ao longo do tempo, o espectro de opções em termos de óleos tem aumentado, principalmente por conta do estudo mais detalhado de certas plantas e do reconhecimento de novas espécies na natureza, capazes de proporcionar vantagens às pessoas.
Alguns óleos comuns na aromaterapia

O óleo de lavanda é extremamente usado para tratamentos dos mais variados tipos, inclusive como difusor aromático de ambiente. Ele oferece uma sensação de relaxamento profundo e descanso. Além destas qualidades, o óleo essencial de lavanda possui ações anti-inflamatória e antisséptica.
Outro óleo usado de forma expressiva na aromaterapia é o óleo essencial de eucalipto glóbulus. O aroma forte é indicado para o tratamento da gripe, dores nos músculos e dores de cabeça. Antes de usar este óleo, tanto no borrifador quanto em massagens é indispensável verificar se a pessoa não possui alergia ao eucalipto glóbulus. Realizar esse teste é buem simples. Pingue 3 gotas de óleo essencial a ser testado no antebraço e aguarde por 30 min. Se nenhuma reação dérmica apareceu, você está livre de alergia a esse óleo. Se apareceu vermelhidão ou ardência, não use esse óleo essencial.
Se o chazinho de camomila romana é ótimo para acalmar os ânimos, dadas as suas propriedades calmantes, imagine o óleo essencial desta planta? O óleo essencial é usado para tratar a irritação mental, TPM e a impaciência. Ele também melhora a saúde digestiva.
Aspectos sobre a produção de um óleo essencial
A elaboração deste tipo de óleo essencial precisa considerar a procedência da matéria prima e de preferência, necessita optar por materiais livres de herbicidas, pesticidas e demais produtos químicos usados na produção de plantas. Outra questão que precisa ser analisada pelos especialistas é o modo como estes óleos serão armazenados. É imprescindível guardar os recipientes com óleos longe da luz solar e do calor. Desta forma, é indicado que os óleos essenciais sejam guardados em locais escuros, frescos e arejados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados