Pesquisar no Blog

domingo, 18 de setembro de 2016

Crianças podem ser afetadas por crises alérgicas durante a primavera



Manter o corpo hidratado, o ambiente limpo e arejado e sem agentes alergênicos diminuem os efeitos do tempo seco no organismo


A primavera está chegando. Oficialmente, ela começa dia 23 de setembro e segue até 21 de dezembro. Essa estação é sinônima de alegria: as flores colorem os dias, a temperatura aumenta, com dias mais quentes e as noites mais frescas, tudo que é preciso para garantir a diversão das crianças. Mas, o lado ruim é que o excesso de pólen no ar junto com o tempo seco e com a poluição são fatores preponderantes para o aumento de sintomas de doenças respiratórias que prejudicam a saúde dos pequenos.

Tosse, espirros, chiado no peito, falta de ar, coceira no nariz. Nesta época do ano é muito comum as crianças apresentarem esses e outros sintomas de resfriados que, muitas vezes, caracterizam uma crise alérgica, como rinite, bronquite e asma. Segundo a Dra. Thalita Feitosa, pediatra e puericulturista, o tempo seco desta época é grande vilão, isso porque ele causa desidratação das mucosas que compõem o sistema respiratório. 

Para prevenir ou, pelo menos, reduzir os sintomas, a especialista sugere algumas dicas simples que qualquer mãe pode fazer em casa. “Beber muita água é o passo fundamental para manter o corpo bem hidratado. Os alimentos mais leves e ricos em água em sua composição também ajudam nesse processo de hidratação. Outro ponto muito importante é manter o ambiente bem arejado e limpo e, de preferência, sem os principais agentes alergênicos, como pelos de animais, plantas e tapetes”, conta a médica.

·         Orientações extras:

- Mantenha as narinas sempre hidratadas com soro fisiológico;

- Utilize aparelhos umidificadores ou vaporizadores de ambiente. Caso não tenha os aparelhos, coloque bacias com água ou toalhas molhadas nos cômodos.

- Em pisos lisos, utilize pano úmido para limpeza.

- Evite plantas, animais e bichos de pelúcia no quarto.

- Cobertores podem ser substituídos por edredons (que devem ser lavados quinzenalmente);

- Evite cheiros fortes no domicílio. Exemplo: tintas, inseticidas e produtos de limpeza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados