Pesquisar no Blog

sábado, 12 de dezembro de 2020

Cidade de São Paulo conta com 9 coworkings públicos para os empreendedores da periferia

O Teia, coworkings gratuitos da Prefeitura, expandiu sua rede, chegando agora a todas as regiões da capital

 

Com a inauguração do Teia Itaquera, em 27 de novembro, a Prefeitura de São Paulo chegou à marca de 9 Teias instalados na capital. O projeto iniciado em maio de 2019 e desenvolvido pela Ade Sampa, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, busca ampliar o acesso a oportunidades de geração de renda em regiões periféricas, oferecendo a infraestrutura de um coworking com atividades de qualificação e mentorias para quem deseja alavancar seu próprio negócio, além de promover a criação da rede de relacionamento entre os empreendedores locais para fortalecimento do networking e apoio em cada comunidade. 

A rede de espaços colaborativos de trabalho conta com unidades em todas as regiões da capital, que buscam promover vocações específicas em cada local ao focar em temáticas como moda, economia criativa, agricultura, entre outros. Apenas no ano passado, que até então contava com instalações em Taipas, Cidade Tiradentes, Centro e Santo Amaro, mais de 3.400 empreendedores utilizaram o Teia. 

Neste ano, a Prefeitura entregou novos espaços em Parelheiros, Jardim Edite, Heliópolis, Butantã e Itaquera, seguindo o padrão de infraestrutura ao oferecer postos de trabalho com desktop; mesas adaptadas para acesso com notebook; ambiente de descompressão; e internet wi-fi. Cada espaço conta também com uma entidade gestora de atuação territorial que promove a realização de cursos, palestras, workshops e mentorias de qualificação empreendedora. 

Em função da paralisação do atendimento presencial devido à pandemia do coronavírus, desde abril a Ade Sampa realiza em sua página do facebook palestras e workshops no projeto “Teia on-line”, abordando assuntos que envolvem o mundo empreendedor e a gestão de negócios inseridos em comunidades, como financiamento coletivo, economia solidária, transformação social, afroempreendedorismo e ferramentas de organização empreendedora. Mais de 12 mil pessoas assistiram às lives promovidas pela ação, que continua ativa no perfil da entidade.

Com a retomada gradual da economia, os espaços estão atuando com horários reduzidos e seguindo as devidas recomendações de protocolo sanitário. Exceto pela unidade no Centro, que continua com o expediente suspenso, os demais Teias funcionam por meio de link para seguir as medidas segurança de combate ao coronavírus. 

 

Confira o funcionamento de cada unidade e mais detalhes sobre sua atuação: 

 Teia Butantã


Instalado no Cresan Butantã - Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, outro equipamento pertencente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o espaço é voltado para ações empreendedoras no setor da gastronomia.

Funcionamento de segunda a sexta, das 10h às 14h, via agendamento pelo link www.bit.ly/agendamentoteiabutanta 

Endereço: Rua Nella Murari Rosa, 40 - Jardim Olympia, São Paulo - Zona oeste

 

Teia Jardim Edite


O espaço está instalado na Cozinha Escola Jardim Edite, oferecendo palestras e oficinas de empreendedorismo também com foco em gastronomia. 

Funcionamento de segunda a sexta, das 10h às 14h, via agendamento pelo link www.bit.ly/agendamento-teia-edite

Endereço: R. Charles Coulomb, 120 – Cidade Monções, São Paulo - Zona Sul

 

Teia Santo Amaro


Este é o primeiro coworking público voltado especificamente para o empreendedorismo feminino e artesanato. Está instalado no Centro de Cidadania da Mulher de Santo Amaro. 

Funcionamento de segunda a sexta, das 10h às 14h, via agendamento pelo link www.bit.ly/agendamentosantoamaro

Endereço: Praça Salim Farah Maluf, s/n - Santo Amaro, São Paulo - Zona Sul

 

Teia Parelheiros


Com foco no setor da agricultura e ecoturismo, o Teia Parelheiros está localizado no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia.

Funcionamento de segunda a sexta, das 09h às 13h, via agendamento pelo link www.bit.ly/agendamentoteiaparelheiros

Endereço: Estrada da Colonia, 2.500 – Jardim Novo Parelheiros, São Paulo - Zona sul

 

Teia Heliópolis 


O espaço é voltado, principalmente, para o empreendedorismo jovem. Com incentivo a projetos de música, rádio, podcast, audiovisual, economia criativa e influência digital por meio de criação de vídeos sobre e para a comunidade local.

Funcionamento de segunda a sexta, das 10h às 14h, via agendamento pelo link www.bit.ly/agendamentoteiaheliopolis

Endereço: Estrada das Lágrimas, 2385 (CEU Heliópolis) - Zona sul

 

Teia Cidade Tiradentes


O espaço oferece palestras e oficinas de empreendedorismo voltadas para o setor da moda e está instalado no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

Funcionamento de segunda a sexta, das 10h às 14h via agendamento pelo link http://bit.ly/agendamentocidadetiradentes

Endereço: Rua Inácio Monteiro, 6.900 – Cidade Tiradentes, São Paulo - Zona leste

 

Teia Itaquera


A unidade está localizada a seis minutos do metrô Itaquera e instalado dentro da Subprefeitura de Itaquera, oferecendo eventos de networking, mentorias e qualificação. 

Funcionamento de segunda a sexta, das 10h às 14h via agendamento pelo link https://bit.ly/agendamentoteiaitaquera

Endereço: Rua Augusto Carlos Bauman, 851 - Itaquera, São Paulo - Zona leste

 

Teia Taipas


A primeira unidade inaugurada do Teia está localizada dentro da Biblioteca Érico Veríssimo e atende os empreendedores da zona norte.

Funcionamento de segunda a sexta, das 10h às 15h, via agendamento pelo whatsapp (11) 97428-5893 e pelo e-mail teiataipas@gmail.com

Endereço: Rua Diógenes Dourado, 101 – Cohab, São Paulo - Zona norte

 

Teia Centro


O expediente do local ainda está suspenso, porém, esta unidade é voltada para o empreendedorismo no setor cultural e da economia criativa. Está instalado na Hemeroteca Mário de Andrade. 

Endereço: Rua Dr. Braulio Gomes, 125 - Centro, São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados