Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Lideranças no pós-pandemia

Presidente do Grupo Marpa, Valdomiro Soares, reflete sobre a transição para o pós-pandemia


Conforme nos aproximamos do final do ano de 2020 a esperança da volta da rotina normal, com a adesão da vacina do Coronavírus, aumenta. Agora é o momento dos gestores e líderes das empresas refletirem sobre como será a transição para o pós-pandemia, para garantir que os colaboradores se adaptem com eficiência e, principalmente, segurança.

A expectativa é que o retorno seja quando a salubridade esteja garantida, porém, a sensação de segurança será fundamental. A pandemia de COVID-19 afetou também o psicológico das pessoas, podendo, até mesmo, gerar transtornos pós-traumáticos em função do isolamento e medo de ser contaminado. Por isso, é primordial que as empresas se atentem em garantir que todos os colaboradores que retornarem se sintam seguros nos ambientes corporativos.

Alguns processos administrativos também serão mudados. A flexibilização de horários e possibilidade de trabalho remoto mostraram que alguns cargos não necessitam de serem realizados presencialmente e com isso diminuem os custos por funcionário da empresa e ainda possibilitam que o colaborar realize o trabalho do conforto de sua casa. Reuniões virtuais mostraram ser uma ótima opção de diminuir as burocracias do dia-a-dia e reduzir os tempos de deslocamento.

Mas o fator que mais influenciará nas lideranças nesse pós-pandemia será a motivação dos funcionários e colaboradores. Durante o home office, cada profissional pode desenvolver seu próprio método de trabalho em sua casa e desprendeu-se das metodologias do ambiente de trabalho, com isso, será prioridade para os gestores a reorganização das estruturas empresariais, mas sem oprimir os métodos individuais de cada profissional.

Identificar as necessidades do novo tempo, analisar os métodos eficazes e aceitar que algumas mudanças serão permanentes são passos iniciais para gerir pessoas no período pós-pandemia. O grande desafio será a manutenção da competitividade que exige alicerces com novas estruturas que permitem agilidade e flexibilidade.

 

Valdomiro Soares - Presidente do Grupo Marpa
valdomiro@grupomarpa.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados