Pesquisar no Blog

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

As Lesões do Menisco e as Cirurgias Para Cada uma Delas.

Não Importa a Idade, se Você é Atleta ou Não, as Lesões no Menisco São Muito Comuns e Podem Atingir Qualquer Um.

 

O Menisco é uma das estruturas mais importantes do joelho e é um causa comum de dores. As lesões do menisco são muito comuns e acometem desde pacientes mais jovens até os mais velhos. Existem dois tipos de lesões dos meniscos: as lesões traumáticas e as lesões degenerativas.

As lesões traumáticas estão ligadas às atividades físicas, aos esportes e também a atividades do trabalho através de um trauma torcional que venha romper esse menisco. Esse tipo de lesão é mais comum entre os jovens que praticam esportes. E na maior parte, o tratamento é realizado através de cirurgias.

As lesões degenerativas são mais comuns em idosos, devido ao desgaste das articulações do joelho ao longo da vida, e tem sua frequência aumentada com fatores associados com a obesidade e a falta de exercício físico. Essas lesões tem bons resultados com tratamento não-cirúrgico, com um bom trabalho fisioterapêutico e fortalecimento muscular, além da atividade física orientada.

Muitas dúvidas existem sobre as cirurgias e sua recuperação. “A gente sempre vai falar em cirurgias por vídeo ou cirurgias por artroscopia, que são cirurgias minimamente invasivas e que oferecem a melhor abordagem e o melhor resultado quando a gente faz tratamento de lesão. E sobre o tratamento artroscópico das lesões dos meniscos, existem dois tipos de cirurgia: As Suturas do Menisco e as Meniscectomias (ressecção parcial).” -Explica o Dr. Samuel Lopes, Ortopedista, Especialista Em Cirurgias Do Joelho E Traumas Do Esporte.

Sobre a Meniscectomia, que era feita no passado por cirurgia aberta, há algumas décadas atrás, todo o menisco era retirado, ou seja, a meniscectomia era realizada de maneira total. Esse tipo de intervenção se mostrou pouco interessante com o passar do tempo, isso porque os pacientes acabaram desenvolvendo uma artrose severa do joelho, com grande comprometimento da qualidade de vida.

“Todos esses pacientes, que passaram por uma meniscectomia, evoluíram um grau mais severo de artrose e boa parte deles estão fazendo ou já fizeram uma prótese do joelho em função dessa artrose, do desgaste do joelho, pela falta do menisco. Hoje procuramos fazer uma meniscectomia parcial através da artroscopia, removendo o mínimo possível do menisco; pegando apenas a região lesionada e fazendo a remoção por artroscopia.”- Completa o Dr. Samuel Lopes.

No caso da Sutura do Menisco, ou Sutura Meniscal, trata-se de uma técnica que garante preservar a integridade do menisco, resultando em muitos benefícios futuros como prevenir doenças degenerativas do joelho.

Como o próprio nome diz, a cirurgia faz uma sutura do menisco, ou seja, são dados alguns pontos para reinserir aquele menisco na sua localização correta, sendo esta técnica, a ideal para preservar a anatomia normal e todas as funções a longo prazo, no joelho.

Com o aparecimento de vários sistemas de sutura, essa técnica tornou-se muito mais simples nos dias atuais. No entanto, para se fazer uma sutura do menisco é preciso levar em consideração o tipo de lesão, o tempo dessa lesão e a idade do paciente. Sua recuperação é mais lenta e exige maior cuidado pós-cirurgia, porém diminui muito os riscos de artrose no futuro, diferente da meniscectomia parcial, cirurgia comum entre os atletas, devido a rápida recuperação, mas, que aumenta o risco de artrose no futuro.

O ideal é adotar a abordagem da sutura do menisco, sempre que o menisco é passível de sutura. Com o tempo haverá uma cicatrização daquele menisco de maneira que se possa preservar toda a integridade da articulação. E isso é muito saudável para a vida útil do paciente e também para a sobrevida do joelho. Mas é o médico que irá decidir qual a melhor abordagem para cada caso.”-Ressalta o Dr. Samuel Lopes.

 



Dr. Samuel Lopes - Médico ortopedista, especialista em cirurgias do joelho. Membro efetivo da sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT), Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) e da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte. Chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Juiz de Fora – MG.Reabilitação -Tratamento – Ortopedia – Medicina Esportiva – Saúde

www.drsamuellopes.com.br

Instagram@ drsamuellopes

https://www.youtube.com/channel/UCjyIdBIYxiFKYzGsm8wdbEg


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados