Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de maio de 2020

Desodorante aerossol pode prejudicar o meio ambiente?



Especialista explica se a substância encontrada nas embalagens pode ser vilã para a saúde da natureza e dá dicas de como descartá-las


Alguns itens presentes no nosso dia a dia são verdadeiros vilões do meio ambiente e, na maioria das vezes, a gente nem desconfia. Por muito anos, acreditou-se que o aerossol, embalagem de desodorantes, inseticidas e agora, com a pandemia, até mesmo no álcool 70, usado para limpar superfícies e higienizar nossas mãos, ajudando a nos deixar longe do coronavírus, era um vilão para a saúde do meio ambiente. Mas será que é mesmo?

Há alguns anos atrás, as embalagens dos desodorantes aerossol e de outros produtos utilizavam o gás propelente CFC (clorofluorcarbono). Esse componente, além de fazer com que o líquido do recipiente fosse expelido com pressão, também era responsável por poluir o meio ambiente. É que a cada borrifada, o gás, por ser leve, se dispersava na atmosfera atingindo a camada de ozônio e provocando uma reação que transformava o ozônio em oxigênio. O resultado? Sem a camada de ozônio para filtrar as radiações solares, elas se tornaram mais prejudiciais à saúde da nossa pele. A boa notícia é que atualmente, cerca de 90% das embalagens utilizar o GLP (gás liquefeito de petróleo), que não causa nenhum dano ao meio ambiente.

Embora não seja mais um poluente, o aerossol ainda oferece riscos. Por isso, o especialista Rafael Zarvos, fundador da Oceano Gestão de Resíduos, dá dicas de como descartá-lo e como utilizá-lo da forma correta. "Pelo fato de o conteúdo de um aerossol ser inflamável, alguns cuidados são importantes. Muita gente não sabe, mas 130 aerossóis correspondem a um botijão de gás, o que pode ser algo bastante perigoso", comenta Zarvos.

"Importante dizer também que se trata de um produto reciclável. Então, em vez de descartá-lo no lixo comum, o ideal é levar as embalagens até um ponto de coleta", acrescenta o especialista. Confira as dicas:

1 - Não jogue o aerossol no fogo, ele pode explodir;

2 - Não fure o aerossol mesmo vazio. Sempre há pressão e o resíduo pode ser inflamável e causar ferimentos;

3 - Mantenha o aerossol fora do sol e em local seco e fresco. A pressão interior da lata aumenta muito no calor e pode causar explosão;

4 - Não deixe o aerossol dentro do carro. A temperatura interna pode estar alta e fazer com que o frasco exploda;

5 - Não borrife perto das chamas;

6 - Não fume enquanto estiver utilizando um aerossol e nem logo depois, pois podem haver partículas no ar.

7 - Não borrife perto do calor ou fonte de ignição. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados