Feriado comemorado no próximo dia 25 é uma oportunidade
para alunos discutirem em sala de aula temas como herança cultural e apagamento
histórico
Quando o
tema Carnaval é abordado no contexto da escola, uma dúvida que pode surgir
entre gestores e professores é como incorporar a data em atividades pedagógicas
que fogem da chuva de confetes e serpentinas. De acordo com o diretor do
Sistema de Ensino pH, Cláudio Falcão, é interessante as instituições
aproveitarem o próximo dia 25 (terça-feira de Carnaval) para abordar pautas
interessantes aos alunos, fugindo das tradicionais comemorações.
“Quando
falamos em Carnaval, é um bom momento para resgatarmos a origem de quem foram
os povos trazidos para o Brasil e o que eles nos trouxeram de elementos
civilizacionais de costume, cultura e hábitos. Nós somos um povo
afro-ibero-ameríndio e, como indivíduos, nos caracterizamos exatamente por essa
multiplicidade cultural que é africana, indígena e europeia”, destaca Falcão.
Pensando
na carga cultural, social e histórica que a data traz consigo, o diretor
defende que é interessante não deixar o Carnaval passar em branco nas escolas.
Aproveitar o momento para levantar temas importantes como apagamento cultural,
diversidade e sustentabilidade são caminhos para trabalhar o assunto de maneira
criativa e pedagógica.
Abaixo,
Falcão selecionou algumas abordagens que podem ser incorporadas pela escola.
Confira:
Herança cultural e apagamento histórico
O
primeiro passo que pode ser abordado em todas as turmas é a questão histórica
da data. Tentar entender e desmistificar a origem do Carnaval é uma solução de
resgate da cultura e evita o apagamento da história dos povos africanos que
foram trazidos para o Brasil colonial e tiveram imensas contribuições para a
data e para a cultura brasileira. Para esse tipo de atividade, vale um trabalho
interdisciplinar com os professores de geografia e história, por exemplo.
Linguagem
“A equipe
de português pode trabalhar com o enredo das escolas de samba, analisando com
os alunos a letra das canções. É importante esse trabalho de reflexão e a turma
consegue encontrar uma variedade de perspectivas históricas”, sugere.
Sustentabilidade
As
últimas edições do Carnaval colocaram em destaque a questão da sustentabilidade
em razão da utilização de glitter, serpentinas e confetes nas ruas e
bloquinhos. O descarte inadequado desses produtos pode prejudicar rios, por
exemplo. Por isso, Falcão dá a dica para gestores e professores debaterem o
tema com os estudantes e pensarem em soluções sustentáveis.
Apropriação cultural
“As
escolas podem usar a questão de fantasias para discutir o conceito de
apropriação cultural. Quando uma pessoa veste uma fantasia indígena, por
exemplo, vale refletir se o índio está sendo folclorizado. É interessante
levantar com os alunos a questão de como utilizar as fantasias e pensar se
determinados adereços e roupas estão ofendendo um grupo ou uma minoria”,
esclarece Falcão.
Economia
Outro
tema que o diretor traz é o impacto econômico que o feriado tem no país
inteiro. “Os professores podem pensar desde a questão da geração de empregos ao
longo do ano, como dos empregos sazonais”, comenta Falcão. A utilização de
gráficos e matérias que abordem os números são um caminho para trazer o tema
para sala de aula.
Sistema de
Ensino pH
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