Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Dezembro Laranja alerta para prevenção ao câncer de pele



Objetivo é orientar população sobre cuidados importantes a serem tomados


Com o objetivo de incentivar medidas preventivas e informar a população sobre a doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS) promove uma ação no sábado (02/12), das 10h às 12h, nos clubes: Associação Leopoldina Juvenil, AABB, Belém Novo Golfe e Grêmio Náutico União. A iniciativa marca o início do Dezembro Laranja.

O câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil, correspondendo a 30% de todos os tumores malignos registrados. Já o melanoma, que se origina nas células produtoras de melanina, é o mais grave e representa 3% das neoplasias. Em ambos os casos, há grandes probabilidades de cura quando detectados precocemente.

- A Região Sul é a que registra as principais taxas de incidência do câncer de pele no Brasil. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para 2016/2017 era de 440 novos casos em homens e 410 em mulheres. Portanto, aproveitamos esta data, marcada por diversas ações em todo país, para marcar presença nas instituições e ampliar o nosso trabalho preventivo – destaca a presidente da SBD-RS, Clarissa Prati.

A ação consiste em panfletagem e orientação aos transeuntes, semelhante à iniciativa já promovida pela SBD-RS em setembro, no Parcão, o “Todos Unidos Contra o Câncer”. Em parceria com outras entidades, os dermatologistas realizaram no segundo semestre deste ano, atividades com o intuito de difundir informações referentes à prevenção do câncer de pele e outros tipos, como mama e próstata.




Francine Malessa




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados