Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

ESPECIALISTA DESVENDA OS MISTÉRIOS DA ORTODONTIA NA MELHOR IDADE



Edmilson Pelarigo, da OrthoDontic, fala sobre os cuidados durante o tratamento e aponta aumento no índice de pacientes acima dos 60 anos


Engana-se quem pensa que o uso de aparelho ortodôntico limita-se apenas a crianças, jovens e adolescentes. Muito pelo contrário, pessoas acima dos 60 anos podem – e devem – fazer este tratamento. O fato é que a população brasileira está envelhecendo e a expectativa de vida vem aumentando cada vez mais, tornando válida a preocupação com o sorriso perfeito na melhor idade. As pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o número de idosos irá triplicar em 40 anos e passará dos 19,6 milhões (10% da população brasileira).

O crescimento da demanda entre pacientes nesta faixa etária já é notado pelos especialistas. "A acessibilidade aos implantes dentários reflete diretamente na ampliação da busca pela ortodontia na terceira idade. Ao longo da vida, a perda dos dentes acarreta no desalinhamento, que precisa ser corrigido para que o implante seja encaixado com perfeição", afirma Edmilson Pelarigo, cirurgião-dentista e diretor clínico da OrthoDontic, rede pioneira em serviços ortodônticos no Brasil.

O especialista alerta aos cuidados durante o tratamento. "A terceira idade requer um processo de avaliação minucioso. A idade, isoladamente, não caracteriza nenhum impeditivo, entretanto, o que deve ser observado é o histórico de saúde bucal do paciente", orienta. Hábitos como fumar, ranger os dentes e não fazer corretamente a higienização podem acarretar em doenças periodontais e perda óssea. "Nestes casos, é necessário o tratamento prévio dos impeditivos antes da instalação do aparelho", complementa Pelarigo.

O tratamento em pessoas idosas pode levar mais tempo em função dos cuidados adicionais durante o processo. Embora a ortodontia não tenha impeditivos, em pessoas hipertensas, por exemplo, é necessário cautela em casos nos quais o procedimento demande uso de anestesia. Já em diabéticos, vale ressaltar que a higienização é prioridade, pois a condição diminui a salivação e favorece a formação de placa. Desta forma, o acúmulo de bactérias pode causar lesões e infecções nocivas em função dos problemas de cicatrização ocasionados pela doença. "O profissional envolvido deve estar atento às necessidades de cada paciente", finaliza. 






OrthoDontic




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados