Pesquisar no Blog

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS




Instituída em 1º de dezembro, data reforça a importância do diagnóstico precoce da doença
            Febre, calafrios, dor de cabeça, manchas na pele, dor de garganta, íngua, fadiga, diarreia e emagrecimento são alguns dos sintomas mais comuns da AIDS, doença infecto-contagiosa que ataca o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo. Como eles podem demorar anos para se manifestar, muitos desconhecem o fato de conviver com o vírus. Segundo o Relatório Global 2014, divulgado pelo UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS), 54% dos 35 milhões de infectados não têm consciência sobre sua situação soropositiva. "Saber do contágio precocemente pode auxiliar no tratamento da doença, aumentar a qualidade e a expectativa de vida do paciente, além de evitar que a pessoa transmita e propague o vírus", explica Marcos Kozlowski, bioquímico e responsável técnico do LANAC - Laboratório de Análises Clínicas.
            A infecção pelo HIV pode ser detectada três meses após o paciente ser exposto a uma situação de risco. "Esse período, conhecido como janela imunológica, é o tempo que o organismo demora para produzir anticorpos contra o vírus no sangue", explica o bioquímico. Além do teste antígeno - anticorpo, o mais utilizado para o diagnóstico inicial da doença, existem outros exames capazes de detectar a presença dos anticorpos ou ainda testes que funcionam através da pesquisa direta do vírus no sangue, diminuindo a janela imunológica para 30 dias. "Caso seja detectado algum anticorpo anti-HIV no material, fazemos mais um teste confirmatório, pois o exame pode dar um resultado falso positivo em função de outras doenças, como artrite reumatóide e alguns tipos de câncer, e também após a vacinação contra a gripe". O resultado costuma sair em dois dias e todos os testes são realizados através de um processo rápido, seguro e sigiloso.
            Os exames também podem auxiliar quem já foi diagnosticado com o HIV. O teste de amplificação do genoma do vírus faz uma espécie de mapeamento e indica a carga viral - quantidade de vírus no sangue, o que ajuda o médico a monitorar a doença e indicar o tratamento mais adequado.


Marcos Kozlowski - bioquímico e responsável técnico do LANAC - Laboratório de Análises Clínicas,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados