Pesquisar no Blog

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

12 DE NOVEMBRO: AÇÕES EM TODO O BRASIL MARCAM O DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DAS ARRITMIAS CARDÍACAS E MORTE SÚBITA

Nesta quarta-feira (12/11), várias ações serão realizadas em todo o Brasil para enfatizar o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. Através da campanha Coração na Batida Certa, promovida pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), cardiologistas e profissionais da saúde estarão em locais públicos e privados para fazer o alerta sobre a doença. "No Brasil, ocorrem cerca de 300 mil casos de morte súbita por ano, a maioria em decorrencia das arritmias cardíacas. Prevenir é importante, assim como a realização de exames de rotina, sobretudo para que sejam diagnosticadas algumas arritmias cardíacas assintomáticas que podem desencadear uma parada cardíaca e levar à morte súbita", explica o cardiologista Luiz Pereira de Magalhães, Presidente da SOBRAC.
Fibrilação Atrial
Um dos alvos da Campanha Coração na Batida Certa será a Fibrilação Atrial, um dos subtipos de arritmia cardíaca mais prevalente na população mundial, com incidência de 2,5% da população mundial, o equivalente a 175 milhões de pessoas. A Fibrilação Atrial pode causar o Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame.
Essa arritmia cardíaca está cada vez mais associada com o avanço da idade, acometendo, sobretudo, a população na faixa dos 75 a 80 anos de idade. A estimativa é que de 5 a 10 % dos brasileiros terão esse tipo de arritmia, que é a segunda maior causa de mortes em tudo mundo.
Medição de Pulso
Um das ações da campanha será instruir a população leiga a identificar a frequência cardíaca desregulada. Caso o clínico ou cardiologista geral constate uma arritmia cardíaca, o paciente deve ser encaminhado a um arritmologista, especialista responsável pela avaliação e o tratamento das arritmias cardíacas.
Esta será a 8ª edição da campanha Coração na Batida Certa, que tem como slogan “Não deixe seu coração sair do ritmo”.
Veja o mapa de todas as ações no Brasil: http://www.sobrac.org/campanha/mapa-de-acoes
Dicas são simples e rápidas: Medindo o Pulso
Medir o pulso e fazer o autoexame:
> Saber medir o pulso é uma medida de prevenção.

> Irregularidade na pulsação significa uma arritmia, mas não necessariamente risco sério à saúde.


> Para medir o pulso, um cardiologista ou outro profissional de saúde pode dar orientações corretas.


> Caso já saiba como fazer a medição de pulso e consiga detectar alguma irregularidade (na pulsação), procure um especialista em arritmias cardíacas para um diagnóstico mais preciso.

Como medir o pulso:
Para obter uma leitura correta, coloque o dedo sobre a parte do corpo indicada.
Você pode contar o número de batimentos em 60 segundos.Ou, contar os batimentos durante 15 segundos e multiplicar, posteriormente, por 4, para se obter o número de batimentos em 1 minuto (60 segundos).

A medição pode ser obtida manualmente em diferentes partes do corpo, preferencialmente:

- Pulsação radial: esta é a pulsação medida na parte de dentro do pulso. Use a ponta de três dedos, abaixo do pulso. Pressione até que sinta a pulsação, ou mova os dedos para sentir.







- Pulsação na carótida: Para medir a pulsação na carótida utilize dois dedos, de preferência o indicador e o médio, na lateral do pescoço, no espaço entre a traqueia e o músculo do pescoço. Pressione levemente até sentir a pulsação.



Campanha:

Site da campanha Coração na Batida Certa: http://www.sobrac.org/campanha
Sobre a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas:

Redes Sociais SOBRAC:
 








#coraçãonabatidacerta
 
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados