Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Saúde promove mutirão de testes para detecção de HIV em todo o Estado




Campanha ‘Fique Sabendo’ será realizada por 3,3 mil unidades de saúde entre os dias 1 e 5 de dezembro e deve disponibilizar aproximadamente 200 mil testes rápidos
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove a partir do dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, um mutirão de testes gratuitos para HIV em todo o Estado. A 7ª edição da campanha ‘Fique Sabendo’ será realizada com o apoio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP e tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus do HIV, causador da Aids e que pode ser sexualmente transmissível.
         Ao todo irão participar 3,3 mil unidades de saúde distribuídas em 549 municípios paulista. A estimativa é realizar até o dia 5 de dezembro aproximadamente 200 mil testes rápidos. Os resultados sairão em cerca de 30 minutos. Já no primeiro dia serão disponibilizados 500 testes.
         Este ano a campanha ‘Fique Sabendo’ conta com uma novidade. Além dos testes rápidos digitais, no qual se coleta uma gota de sangue como material de análise, alguns municípios vão utilizar pela primeira vez o teste rápido por fluido oral.
Do total de municípios participantes, 217 utilizarão testes rápidos por fluído oral e 260 programaram ações de testagens fora de unidades de saúde.
Durante a campanha, oito milhões de preservativos masculinos serão distribuídos em todo o Estado, assim como sete milhões de folders e 15 mil cartazes com informações sobre o HIV e testes rápidos, 30 mil camisetas e 30 mil jalecos para os profissionais que vão participar das atividades.
“O exame que utiliza a coleta de fluido oral detecta a presença de anticorpos e o resultado é obtido em 30 minutos. Outra vantagem é que ele pode ser realizado em qualquer lugar. O teste também é simples, rápido e indolor, com a garantia de que será mantida a privacidade e o sigilo de cada resultado”, afirma a coordenadora da campanha ‘Fique Sabendo’, Karina Wolffenbuttel.
Informações sobre as unidades que estão participando da campanha podem ser obtidas pelo Disque DST/Aids (0800-16-25-50) e no site www.crt.saude.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados