Pesquisar no Blog

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Visual




Instituições filantrópicas se dedicam para transformar a vida de mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual com projetos assistenciais
No dia 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Visual, data criada pela ONU para vencer preconceitos e incentivar o princípio da solidariedade humana. Entre avanços e desafios, instituições filantrópicas, como a Laramara – Associação de Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, trabalham para construir uma sociedade mais justa e pela luta por direitos sociais.  
“O país teve vários avanços em políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência visual, mas ainda temos muitas barreiras a enfrentar, principalmente em alguns direitos básicos, como saúde, acessibilidade e educação. Nosso papel é garantir que esses deveres sejam cumpridos pelo Estado e garantir a participação dos brasileiros com problemas de visão na sociedade”, afirma João Felippe – especialista em acessibilidade da Laramara. 
Em seus 23 anos, a Laramara, fundada pela professora Mara Siaulys, virou referência nacional e ganhou reconhecimento internacional por suas ações e projetos assistenciais. Ao todo, a ONG assistiu mais de 10 mil famílias oferecendo atendimentos de forma integral para habilitação e reabilitação com projetos focados no mercado de trabalho, educação, cultura, recreação e lazer. Também foi responsável por trazer a confecção de máquinas de escrever em braille ao Brasil e distribuir gratuitamente muitos desses equipamentos por meio de parcerias com empresas privadas.
“Comemorar o dia 3 de dezembro é imprescindível, mas também é fundamental refletir sobre a importância da inclusão social para que todos percebam que as pessoas com deficiência visual são capazes de realizar qualquer atividade na sociedade, como estudar e trabalhar”, finaliza Felippe.
De acordo com o último Censo do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estima-se que no Brasil existam mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. Entre os cegos, por exemplo, os motivos principais para tal problema são doenças como catarata, glaucoma e retinopatia diabética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados