Pesquisar no Blog

domingo, 2 de novembro de 2014

Viajantes de países afetados pelo Ebola recebem orientação nos aeroportos do Brasil




Ministério da Saúde amplia ações de monitoramento. Agora, passageiros serão informados sobre atendimento no SUS, sinais da doença e terão sua temperatura aferida
Passageiros de voos internacionais que venham de países da África Ocidental (Libéria, Serra Leoa e Guiné) afetados pelo vírus Ebola, ao desembarcarem no Brasil, receberão informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a necessidade de buscar atendimento médico, caso apresentem sintomas da doença. Também serão avaliados sobre contatos anteriores com casos de Ebola, além de terem sua temperatura aferida. A estratégia teve início na madrugada desta sexta-feira (31) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e deve se estender a outros aeroportos do país. A ação será realizada pelo Ministério da Saúde, juntamente com a Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a GRU-Airport.
Ao apresentar as novas medidas, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, reiterou que é baixa a possibilidade de transmissão do Ebola no Brasil. “Trata-se do aprimoramento de ações que estão sendo discutidas com estados e municípios e todos os órgãos envolvidos. Este novo monitoramento é uma abordagem fundamentalmente de informação”, afirmou o ministro, destacando ainda a importância de munir os viajantes com informações assim que chegam ao Brasil. “É necessário que eles tenham a garantia de que poderão procurar gratuitamente SUS, inclusive, já portando a ficha com informações da sua localidade de origem e se ainda encontram-se em período de incubação da doença”.
Apresentação sobre o tema
A ação serve como um segundo nível de proteção, já que todos que saem dos países afetados pela doença já são entrevistados e tem a temperatura aferida, medida considerada mais efetiva no controle nos aeroportos. Aqui no Brasil, os agentes de imigração vão identificar os viajantes de nacionalidades ou residentes em Guiné, Serra Leoa e Libéria, e que vieram desses países por meio de conexões saindo da Europa, Estados Unidos e África. Eles serão encaminhados ao posto da Anvisa para responder um questionário e aferir a temperatura.
Serão colhidas informações de interesse epidemiológico, como áreas afetadas pela doença por onde o viajante passou e se teve contato com pessoas doentes. Além disso, a pessoa receberá um folder em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês) com informações sobre sinais e sintomas do Ebola e orientações sobre a gratuidade e o acesso aos serviços de saúde no Brasil, para facilitar a busca imediata de um serviço de saúde, caso algum viajante apresente sinais e sintomas da doença. No folder também constará o período em que o passageiro chegou ao Brasil. O objetivo do material é facilitar a comunicação entre o passageiro e a equipe médica, dando maior agilidade na identificação de um possível caso suspeito de Ebola.
De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, as novas medidas “evitarão que o viajante fique em casa dois ou três dias sentindo sintomas da doença, sem saber que no Brasil há um serviço público de saúde e que ele pode utilizá-lo”, destacou o secretário. Mesmo colhendo informações e fazendo a aferição da temperatura de quem vier dos países afetados, Jarbas Barbosa informou que, para o Ministério da Saúde, “a medida mais efetiva para o controle da disseminação da doença continua sendo a interrupção da transmissão nos países afetados”.
Caso o viajante informe contato com alguma pessoa infectada, ele será monitorado por profissionais da vigilância estadual em saúde e terá a temperatura verificada diariamente. O monitoramento no aeroporto foi testado em um simulado realizado nesta quinta-feira (30), em Guarulhos, com todos os órgãos envolvidos.
 
OUTROS AEROPORTOS – O fluxo de passageiros originários de países afetados pelo Ebola para o Brasil é muito pequeno. Estima-se, com base nos dados de viagens de 2014, que apenas um a cada 40 mil passageiros, que chegam ao aeroporto de Guarulhos, é originário de países afetados pelo Ebola. Guarulhos recebe 65% dos estrangeiros que chegam aos Brasil e 78,5% das pessoas vindas de países afetados. Na segunda quinzena de novembro, os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), e Pinto Martins, em Fortaleza (CE), também adotarão esse procedimento de informação e monitoramento. Os três aeroportos são responsáveis por 97% da chegada de estrangeiros no Brasil. Também estão previstos a adoção da medida nos aeroportos internacionais de Brasília (DF), Viracopos (SP) e Salvador (BA).
A nova medida vem para reforçar as ações de preparação do Brasil para a eventual ocorrência de caso suspeito de Ebola. O Ministério da Saúde analisou experiências internacionais para adotar ações que, sem causar transtornos na chegada dos passageiros internacionais, aumentam a segurança para detectar um eventual caso suspeito da doença.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reitera que não devem ser adotadas medidas de restrição ao comércio e viagens com as áreas afetadas e que a triagem nos aeroportos de saída é a medida mais efetiva para evitar que passageiros internacionais possam disseminar a doença. Para a OMS, os países devem avaliar as vantagens e desvantagens de triagem no aeroporto de chegada e compartilhar as experiências. Países como os Estados Unidos e a Inglaterra adotaram a mesma medida agora implantada no Brasil.

 
Carlos Américo
 Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados