Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Qual o pente ideal para o seu tipo de cabelo

Profissionais do ramo da beleza dão dicas importantes para ajudar na missão de encontrar o pente correto para cada tipo de cabelo


Sabia que o pente é uma peça fundamental para manter a beleza de cada tipo de cabelo? Muita gente não tem noção de como o pente correto pode ajudar na saúde dos fios e evitar problemas como quebra do cabelo e frizz. Existe uma infinidade de modelos no mercado: largos, finos, com cabos longos, curtos, de plásticos, madeira. Muitas vezes, a diversidade é tanta que a escolha fica complicada. Profissionais do ramo da beleza dão dicas para ajudar você na missão de encontrar o pente correto para o seu cabelo. Confira as dicas do personal hair do Shades Studio, Ivan Santos e do hairstyle do Gilberto Cabeleireiros, Marcos Coraza.


CACHEADOS:


Ivan Santos, diz que normalmente os fios cacheados são finos e muitas vezes frágeis, por isso é necessário escolher pentes de dentes largos. “No caso dos cacheados, é importante escolher pentes com dentes de 2 a 3 milímetros de distância, os pentes de dentes largos”, o profissional ainda alerta sobre a preferência dos pentes de madeira ou ionizados para esse tipo de cabelo “É interessante utilizar os pentes madeira ou os de plástico que sejam ionizados, essa tecnologia, usada na fabricação do plástico, auxilia na redução do frizz”.

Ivan, também dá uma dica importante para as cacheadas desembaraçares os cabelos. “Não há como falar de pentes sem falar também na divisão correta para desembaraçar os fios. Uma dica é ter um borrifador em mãos caso o cabelo não tenho sido lavado” ressalta. O processo de desembaraçar pode ser feito da seguinte maneira, segundo o personal hair “Faça uma linha circular, começando na ponta da sobrancelha e seguindo sobre a orelha até completar um círculo. Prenda a parte superior, umedeça a parte inferior e comece a desembaraçar a partir das pontas, indo progressivamente em direção à raiz. Depois solte a parte superior e repita o processo. Podem ser utilizados óleos, silicone e leave-in para auxiliar no processo”, orienta.


CRESPOS:


Esse tipo de cabelo também é conhecido pela fragilidade do fio. “Normalmente ele tem uma textura fina, o que facilita a quebra dos fios se forem desembaraçados de forma incorreta. O melhor pente para esse tipo de cabelo é aquele com uma distância que varia de 4 a 6 milímetros entre os dentes, conhecido como pente garfo”, diz Ivan Santos.

Marcos Coraza, hairstyle no salão Gilberto Cabeleireiros ressalta que no caso dos cabelos crespos é importante não desembaraçar os fios secos “O pente pode ser de madeira, plástico ou metal, desde que seja ionizado. É importante não desembaraçar o fio seco para que não o quebre”.

Ivan Santos, orienta sobre a correta divisão no momento de desembaraçar “Faça uma divisão começando na fronte (meio da testa) até a nuca e depois dívida de orelha a orelha, num formato de cruz. Após prender as 4 seções, comece desembaraçando a parte inferior, das pontas para a raiz, prosseguindo até a parte superior. Também podem ser utilizados óleos e silicone para facilitar o desembaraço”, esclarece.


LISO


Esse tipo de cabelo também enfrenta uma grande dificuldade na escolha do melhor pente ou escova, pois, há uma variedade maior de tipos de fio: grossos, finos e mistos. Marcos Coraza orienta sobre o tipo de pente para os cabelos lisos “Os melhores pentes para cabelos lisos são os de plásticos com dentes não muito espaçados, podendo ser com ou sem cabo. Se puder, dê preferência aos pentes profissionais e importados, são muito especiais e valem o investimento”.

Ivan Santos diz que no caso dos cabelos lisos não é necessários uso de borrifador nem de óleo “Normalmente não é indicado o uso de borrifador nem de óleo e silicone, porque esses produtos deixam o cabelo liso muito pesado e oleoso. Nesse caso, você vai precisar apenas de uma escova raquete, que pode ser quadrada, arredondada ou oval”.

O profissional do Shades Studio também dá uma dica para o processo de desembaraçar cabelos lisos “Para desembaraçar faça uma divisão prendendo a parte superior, e assim começar desembaraçando a parte inferior, das pontas para a raiz, de forma delicada, sem forçar os fios. O formato da escova raquete contribui bastante para não quebrar esse tipo de cabelo. Por ser fabricada com cerdas mistas e espaçadas, é adequado para os lisos”, conclui.

Com essas dicas com certeza vai ficar mais fácil encontrar o pente ideal para o seu tipo de cabelo e manter a saúde e a beleza das madeixas.



A economia doméstica na crise

 

A falta de controle financeiro é fonte de dívidas e da inadimplência

Ficar de olho na economia doméstica é fundamental para todas as pessoas, diante pandemia e crise brasileira, saber administrar a situação fará com que muitos se mantenham fortes.

Gisele Machioski, Contadora, apresenta algumas dicas para aqueles que querem entender um pouco mais sobre a economia doméstica.

Antes de comprar, analise se há realmente a necessidade do item. Caso a sua família consiga viver sem, adie a decisão de compra, pois você poderá achar preços melhores no futuro. Além disso, é importante comprar apenas a quantidade necessária para manter a casa.

Gisele explica que é importante organizar todos os aspectos da residência, assim será mais fácil de avaliar as necessidades do ambiente.

 

No armário de comida

- Tire todos os alimentos do armário, organize ele por categoria (farinha, macarrão temperos, doces), para ser ter noção do que tem e do que falta, do que está sobrando e o que já passou da data de validade.

- Guarde tudo novamente, deixe os pacotes fechados na parte de trás e coloque na frente os abertos e mais utilizados. Isso economiza tempo na hora de procurar pelo alimento, e fica mais fácil de fazer a lista do mercado, pois evita a compra de algo supérfluo.

 

O gás de cozinha

-É importante sempre observar a cor da chama, se estas forem amareladas ou alaranjadas, indica que a boca do fogão não está funcionando corretamente, ou que o gás está acabando e é hora de comprar um novo.

- Cozinhar com a panela tampada concentra o calor e o alimento fica cozido mais rápido. Sempre que possível, utilize a potência máxima do forno, assim você poderá aproveitar e cozinhar vários alimentos ao mesmo tempo.

- Utilize a panela de pressão, os alimentos cozinham rapidamente, o que economiza tempo e gás.

 

A economia no mercado

- Fazer listas é imprescindível, elas ajudam a não esquecer os produtos e comprar apenas o que foi marcado, gera economia.

- Limite os gastos, se for possível pague sempre em dinheiro, o cartão não costuma ser um aliado na hora das compras.


- Evite ir ao supermercado com fome, parece bobeira, mas ir às compras de estômago vazio, condiciona a sair comprando tudo o que é visto à frente.

- Confira as promoções, compare produtos, marcas, tamanhos, para não haver desperdício.

- Entenda o consumo da sua família, saiba o que é consumido diariamente, e compre apenas o essencial, não é legal precisar jogar um alimento fora pois ele passou muito tempo no armário e venceu.

 

Fazer as refeições em casa

- Comer fora de casa gera altos gastos. Por exemplo, ao pagar R$ 20 para almoçar fora todos os dias, em um ano você terá gastado mais de R$ 5.000. Impressionante, não é?

 

Conheça as frutas da estação

- Conhecer as frutas da estação ajuda a escolher a que vai ser mais barata e melhor para a sua família.

 

Energia

 - Lembre- se de apagar as luzes da casa, reduzir o tempo nos banhos e lavar as roupas quando a quantidade for equivalente à capacidade máxima da sua máquina de lavar.

- Evite dormir com os aparelhos domésticos como televisão e ar-condicionado ligados.

 

Água

- Feche todas as torneiras que não estão sendo utilizadas, escove os dentes e lave a louça sem que elas estejam abertas, evite o desperdício.

- Verifique vazamentos, conserte ou troque as torneiras que estiverem com algum problema.

- Reaproveite, a água que você utilizou para lavar as roupas pode ser útil para limpar a calçada ou regar a horta.

Seguindo essas dicas, é certo que a economia doméstica não será prejudicada, e a família não passará por necessidades, “Esse planejamento é necessário em todos os lares, assim a casa saberá no que realmente gastar e o que pode economizar” comenta a contadora.

 



Machioski Contabilidade

Gisele Machioski - Contadora

Instagram @giselemachioski

gisele@machioski.com.br

https://www.linkedin.com/in/giselemachioski

3656-2020 e ou 9.9946 0021

Av João Batista Lovato,  67, sobre loja, centro, Colombo, PR.

 

 


Cobrança terceirizada: quais os benefícios?

Entenda como é possível evitar a inadimplência

 

A inadimplência é algo comum hoje em dia pela situação do nosso país, muitas pessoas estão sem condições de honrar seus compromissos, mas precisam continuar consumindo. Para as empresas, além de prejuízo, há uma perda significativa de tempo para fazer as cobranças.

“Muitos empresários, perdem meses tentando negociar com um ou mais devedores. O fato é que a negociação de dívidas é algo complexo e que precisa de profissionais”, conta Dra. Sabrina Rui, advogada em direito tributário e imobiliário.

Para empresários, tempo é dinheiro, e sempre há pouco disponível para fazer tudo que é necessário. Contratar uma empresa terceirizada para fazer sua cobrança significa poupar os dois, algo crucial para o sucesso.

Aqueles especializados em tratar com inadimplentes têm maior taxa de sucesso, além de conhecer muito bem as leis vigentes no país e saberem a melhor forma de lidar para reaver o valor devido, tanto pelo telefone quanto presencialmente.

Com a empresa terceirizada, não há acúmulo de atividades por parte dos funcionários, que deveriam fazer o negócio girar, mas acabam focados em fazer cobranças, ao invés de trazer novos clientes, por exemplo.

Cada procedimento para realizar a cobrança deve ser observado de forma criteriosa, para garantir o pagamento da dívida. É preciso adotar estratégias específicas de cobrança empresarial”, explica a Dra.

A assessoria deve ser experiente e legalmente habilitada para fazer o serviço de cobrança, pois também poderá realizar o prosseguimento pela via judicial. O grande benefício é o conhecimento das leis para agir conforme a proteção ao consumidor.

“É preciso ter cuidado, principalmente em cobrança presencial, para não causar constrangimentos ao cliente inadimplente, assim a empresa evitará possíveis processos judiciais que podem fazer o credor se transformar em devedor”, relata.

Se dedicar 100% ao seu negócio e ter uma empresa especializada em cobranças irá otimizar o rendimento, já que os funcionários não se sobrecarregam em funções e o empresário não sofrerá com a inadimplência por tempo indeterminado.

 



Dra. Sabrina Marcolli Rui  - Advogada em direito tributário e imobiliário

www.sr.adv.br

SR Advogados Associados

@sradvogadosassociados

@sradvassociados

(41) 3077-6474

Rua Riachuelo, nº 102 - 20º andar - sala 202, centro – Curitiba.

 


Check Point encontra vulnerabilidades críticas no site e no aplicativo móvel de relacionamento OkCupid

Essas falhas de segurança colocariam em risco a privacidade de 50 milhões de usuários em todo o mundo, as quais permitiriam a um cibercriminoso ter acesso ao perfil, mensagens privadas e fotografias das pessoas

 

Os pesquisadores da Check Point Research (CPR), divisão de inteligência de ameaças da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), uma fornecedora global líder em soluções de cibersegurança, identificaram e ajudaram a resolver várias vulnerabilidades críticas no site e no aplicativo móvel OkCupid. No caso de um cibercriminoso tentar explorar essas falhas de segurança, ele poderia ter acesso e roubar informação privada e confidencial dos usuários desse serviço, bem como enviar mensagens a partir dos seus perfis sem o conhecimento deles.

Lançado em 2004, o OkCupid é um dos principais serviços online gratuitos para relacionamentos do mundo com mais de 50 milhões de usuários registrados em 110 países. Em 2019, este aplicativo promoveu em torno de 91 milhões de conexões entre as pessoas resultando em mais de 50 mil encontros por semana. Durante a pandemia da COVID-19, esse serviço alcançou um crescimento de 20% no total das conversas. No entanto, a quantidade de informações e os detalhes pessoais que os usuários disponibilizam no momento da criação dos seus perfis convertem aplicativos como o OkCupid em alvos atraentes para os cibercriminosos, quer para ataques direcionados aos seus usuários ou para obter informações que serão vendidas posteriormente a terceiros.

Os pesquisadores da Check Point encontraram vulnerabilidades no aplicativo e no site do OkCupid que poderiam dar a um cibercriminoso o acesso total ao perfil de um usuário, suas mensagens privadas, orientação sexual, endereço residencial e respostas enviadas para o questionário de preenchimento obrigatório no momento da abertura de um perfil nesse aplicativo móvel. Essas vulnerabilidades também possibilitariam a manipulação dos dados da pessoa alvo e o envio de novas mensagens a outros contatos de sua conta, de modo que o cibercriminoso se passasse por ela para realizar atividades fraudulentas ou maliciosas.

Como esta vulnerabilidade funciona

Os pesquisadores detalharam o método de ataque em três etapas utilizado pelos cibercriminosos com o qual procuraram explorar a vulnerabilidade:

• Gerar um link maliciosos contendo um payload (uma carga) para desencadear o ataque.

• Enviar o link à vítima ou publicá-lo num fórum aberto para que os usuários cliquem nele.

• Uma vez que o link tenha sido acessado, o código malicioso é executado permitindo ao cibercriminoso o acesso à conta da vítima.

"A análise que realizamos sobre o OkCupid, uma das plataformas de relacionamento online mais popular, se centrou na dúvida que tínhamos com relação aos níveis de segurança deste tipo de aplicativo. Demonstramos que um cibercriminoso poderia manipular a informação sigilosa, fotografias e mensagens das pessoas, razão pela qual todos os desenvolvedores de aplicativos de relacionamentos e seus usuários devem parar e refletir sobre as garantias de segurança oferecidas à sua informação e fotografias privadas que são hospedadas e compartilhadas por meio deste tipo de aplicativo. Felizmente, a empresa OkCupid atuou de imediato em relação à nossa descoberta e implementou as recomendações, resolvendo as vulnerabilidades no seu aplicativo móvel e site", relata Oded Vanunu, chefe de pesquisa de vulnerabilidade de produtos da Check Point.

Os pesquisadores da Check Point divulgaram com responsabilidade suas descobertas aos responsáveis do OkCupid, os quais reconheceram as falhas de segurança em seus servidores e solucionaram as mesmas de modo que os usuários não tivessem de realizar qualquer tipo de ação extra. De acordo com uma declaração emitida por eles, "a Check Point Research informou aos nossos desenvolvedores sobre as vulnerabilidades encontradas, bem como a resolução das falhas para garantir que os usuários continuassem utilizando o aplicativo de forma segura. Nenhum usuário foi impactado por estas vulnerabilidades, já que fomos capazes de corrigi-las em 48 horas. Agradecemos o apoio de parceiros como a Check Point que nos ajudam a manter a segurança e privacidade dos usuários como uma das nossas prioridades".

Em março deste ano, especialistas do CyberNews, um site de notícias sobre tecnologia, análises e avaliação de produtos dos Estados Unidos, descobriram outro problema em que era possível rastrear usuários do OkCupid e encontrar sua localização exata. A OkCupid corrigiu esse problema na ocasião, logo após o CyberNews ter reportado isso aos responsáveis.

Para saber mais detalhes sobre as vulnerabilidades identificadas pelos pesquisadores da Check Point e assistir ao vídeo explicativo sobre como os cibercriminosos poderiam explorá-las, acesse em https://research.checkpoint.com




Check Point Software Technologies Ltd.

https://www.checkpoint.com/pt/

Blog: https://research.checkpoint.com/

Twitter: https://twitter.com/_cpresearch_

https://blog.checkpoint.com/

https://www.twitter.com/checkpointsw

https://www.facebook.com/checkpointsoftware

https://www.youtube.com/user/CPGlobal

https://www.linkedin.com/company/check-point-software-technologies

 

Governo muda regras alfandegárias para incentivar as exportações

Ministério da Economia publica novas diretrizes para facilitar e ampliar o comércio internacional


Para estimular a economia e as exportações, o governo federal publicou a Portaria SECEX nº 44 que revisa as normas de concessão, utilização e encerramento do regime aduaneiro especial de drawback – um mecanismo que permite a desoneração tributária de insumos aplicados na produção de bens exportados.

O ato normativo foi publicado no Diário Oficial da União dessa semana (27 de julho) e a medida entrará em vigor em 30 dias. “Essa decisão traz mais segurança jurídica, transparência, simplifica e reduz procedimentos burocráticos, possibilita a diversificação e o aumento do volume exportado do país”, assegura Arthur Achiles de Souza Correa, advogado especialista em Direito Aduaneiro, Empresarial e Internacional que atua no setor há 18 anos.

                                                           Divulgação


Abrangência

Dentre os segmentos de negócios que utilizam a modalidade de drawback, destaque para a cadeia de minérios de ferro, cobre e seus concentrados; carne de frango congelada, fresca ou refrigerada; celulose; óxidos e hidróxidos de alumínio; automóveis de passageiros; embarcações; couros e pele; polímeros; produtos semimanufaturados de ferro ou aço, entre outros.

Segundo dados obtidos junto ao Ministério da Economia, o regime aduaneiro auxilia a exportação de cerca de R$ 50 bilhões anuais.

“A evidência empírica disponível sugere que o drawback é um regime que não apenas contribui para o aumento do volume exportado pelo país, como também para a diversificação da nossa pauta exportadora, a chamada margem extensiva do comércio internacional”, afirma o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz.


O que é o drawback

O regime aduaneiro especial de drawback foi criado em 1966, serve como um incentivo fiscal à exportação. Ele é concedido a empresas e consiste na suspensão ou isenção de tributos incidentes sobre a aquisição de insumos utilizados na produção de bens, que serão exportados outros países.

Ao longo dos anos, o drawback passou por modificações legais e tecnológicas para tornar o benefício acessível às companhias que vendem para o exterior e ajudam a equilibrar o saldo da balança comercial do país.


Abatimentos

Os principais tributos que são isentos ou suspensos pelo regime de drawback são o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); Imposto de Importação (II); Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) e Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

“Essa condição torna os produtos feitos no Brasil mais competitivos no mercado internacional”, ressalta Arthur Achiles de Souza Correa, que mantém escritório comercial  de trade law em Curitiba.

A Portaria SECEX nº 44 - que foi objeto de consulta pública entre os meses de fevereiro e abril deste ano - também elimina custos de transação desnecessários, cria incentivos para que mais empresas utilizem esse regime especial e abre oportunidade aos estreantes no comércio internacional.


Sebrae orienta bares, restaurantes e lanchonetes para retomada das atividades

O objetivo da Instituição é amparar os pequenos negócios a voltarem ao funcionamento mantendo a segurança dos clientes e colaboradores


A alimentação fora do lar é um dos setores que mais sofreu com a pandemia do coronavírus. Bares, restaurantes e lanchonetes tiveram que fechar suas portas durante o período de isolamento social. Pouco a pouco, em muitos os estados brasileiros, essa situação começa a mudar. Em algumas cidades, decretos já autorizam estabelecimentos a funcionarem, tomando medidas de segurança e priorizando serviços de delivery. Focado em apoiar os pequenos negócios nessa retomada do funcionamento, o Sebrae preparou uma série de orientações a serem seguidas pelos proprietários de bares, restaurantes e lanchonetes.

O material foi produzido baseado em protocolos de segurança de organizações nacionais e internacionais, tais como Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Economia, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Associação Nacional de Restaurantes (ANR). A premissa fundamental é assegurar que a população possa voltar a frequentar bares, restaurantes, lanchonetes, cafés e demais negócios de alimentação com a garantia das condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos.

A primeira orientação é para atenção diária aos decretos federais, estaduais e municipais. É através desses instrumentos regulatórios que o governo tem estabelecido as regras gerais de retomada do funcionamento. Como muitos dos estudos sobre coronavírus ainda estão em andamento e nem todos os protocolos de higiene e segurança foram confirmados e/ou declarados pelo Ministério da Saúde, é fundamental acompanhar diariamente as atualizações voltadas para o segmento de alimentação e implementar aquilo que estiver oficialmente estabelecido.


Cuidado com o espaço

O uso de máscaras faciais e a disponibilização de álcool em gel é unanimidade em todos os negócios, e vale para clientes, funcionários e proprietários. Uma das primeiras preocupações do empreendedor ao retornar suas atividades é adaptar o ambiente de negócio para garantir a segurança dos colaboradores e consumidores. De maneira geral, é importante manter o mais alto padrão de higiene, reforçando cuidados com a limpeza de todo o estabelecimento.

Outra orientação consiste na redução da capacidade de público do estabelecimento, de modo que seja possível uma separação mínima de 1m entre as cadeiras de clientes e 2m entre as mesas. Para isso, é possível inutilizar, por meio de sinalização, parte das cadeiras e mesas. Importante também promover o distanciamento de 1m entre pessoas nas filas, na entrada, ou para o pagamento. Os empresários podem, por exemplo, fazer marcações no chão com essa distância. Estabelecer o distanciamento também vale para o pessoal da cozinha que pode, se possível, ser dividida em turnos.

Toalhas de tecido nas mesas devem ser evitadas; e, se usadas, devem ser trocadas a cada cliente. Uma alternativa é a colocação de plásticos transparentes mais rígidos sobre as toalhas que possam ser desinfetados após cada cliente. Evite também colocar objetos sobre a mesa. Nesse sentido, o tradicional cardápio pode ser repensado. Como alternativa, podem ser utilizadas lousas, modelos plastificados (higienizáveis) e cardápios digitais, em que o cliente pode acessar os produtos do estabelecimento lendo um QR Code pelo celular. 

Os procedimentos de compra, recebimento e armazenamento de alimentos e mantimentos devem ter cuidados redobrados com a higienização. A entrega de fornecedores deve ser feita numa área exclusiva para esse fim e esse local deve ser higienizado com uma frequência maior. Ao receber os pacotes, todos devem ser higienizados.

Com todo estabelecimento pronto para receber as pessoas, é fundamental investir em uma experiência positiva para o cliente. Deixe uma pessoa na entrada para recepcionar e dar boas-vindas aos que chegam, orientando a respeito do distanciamento nas filas e demais dependências do local. Reduza a quantidade de pessoas permitidas no salão para evitar aglomeração. Quando possível, ofereça e incentive a opção de delivery ou atendimento com hora marcada, com a opção de o cliente ir até a loja apenas para buscar a refeição.


Premissas para a reabertura

  • Atenção aos decretos estaduais e municipais, normas das instituições reguladoras e protocolos oficiais
  • Acompanhe diariamente as atualizações voltadas para o segmento e implemente o que estiver oficialmente estabelecido
  • Foco na segurança das pessoas (colaboradores, fornecedores, clientes)
  • Os cuidados com a segurança dos alimentos não mudaram, mas precisam ser reforçados
  • As Boas Práticas descritas na Resolução RDC 216/2004 devem estar implementadas pelo serviço de alimentação


Dicas práticas


Para o ambiente:

  • Diminua a capacidade de público do estabelecimento conforme estabelecido no decreto do seu município/estado
  • Distanciamento de 2m entre mesas e 1m entre cadeiras de pessoas desconhecidas
  • Promova o distanciamento de 1m entre pessoas nas filas na entrada ou no pagamento
  • O ambiente deve ter boa ventilação, mantendo portas e janelas abertas
  • Sistema de ventilação revisado e higienizado e fluxo de ar não incidindo diretamente nas mesas, pessoas e alimentos
  • Guardanapos de papel devem ser oferecidos ao cliente  protegidos ou embalados
  • Guardanapos de tecidopodem ser levados ao cliente após este ter ocupado a mesa
  • Os pratos, copos e talheres devem ser oferecidos ao cliente com proteção
  • Repense o modelo de cardápio (higienizável, on line, em quadros, totens e outros painéis ou descartável)
  • Evite o uso de bebedouros no estabelecimento
  • Toalhas de tecido nas mesas devem ser evitadas – se usadas, devem ser trocadas a cada cliente ou receber uma cobertura higienizável 
  • Remova condimentos, enfeites, guardanapos ou qualquer item das mesas que possa ser tocado por mais de um cliente
  • Intensifique a higienização e a frequência das instalações dos sanitários de uso de colaboradores e clientes
  • Cardápios, mesas, cadeiras e maquininhas de cartão devem ser higienizados após cada uso com álcool 70%


Para os colaboradores:

  • Realize reuniões de alinhamento periódicas reforçando as medidas junto aos colaboradores
  • Capacite sua equipe com frequência sobre as principais precauções que devem ser tomadas no trabalho
  • Emita comunicações sobre evitar contatos muito próximos, como abraços, beijos e apertos de mão
  • Oriente quanto ao trajeto casa-empresa-casa e o uso de uniformes, que devem ser colocados apenas no local de trabalho;
  • Treine a equipe para falar sobre as medidas de segurança, utilize cartazes no salão e nos banheiros, displays de mesa, entre outros
  • Crie um ambiente para que eles guardem os objetos pessoais. Pode ser disponibilizado um tapete desinfetante ou mesmo álcool em um borrifador para higienizar o calçado, logo na entrada. Oriente para que eles levem a menor quantidade possível de bolsas e mochilas
  • Mantenha uma rede de contato com os colaboradores para que qualquer sintoma seja reportado e oriente casos suspeitos a procurarem ajuda médica


Atendimento aos clientes:

  • Dê as boas-vindas nos primeiros dias, informando as regras de funcionamento neste momento de retomada
  • Organize uma área de chegada para clientes disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos
  • Coloque um cartaz alertando que clientes com sintomas (febre, tosse) não devem permanecer no estabelecimento
  • Informe aos clientes sobre a importância de evitar o compartilhamento de talheres, copos e outros objetos à mesa (como o telefone celular)
  • Nos banheiros e lavatórios, coloque cartazes com instruções sobre a lavagem correta das mãos e sobre o uso do álcool em gel, motivando os clientes a fazê-lo
  • Oriente os clientes a manter a distância mínima de segurança de 1 metro entre si e com os colaboradores
  • Solicite que o cliente use máscara própria ou disponibilize máscara descartável
  • Utilize comandas descartáveis, eletrônicas ou que sejam de material de fácil desinfecção
  • No balcão de atendimento do caixa, deve ser instalado uma proteção de acrílico ou vidro, a fim de reduzir a chance de contágio entre cliente e colaborador
  • As maquininhas de cartão devem ser envelopadas com papel filme e higienizadas sempre após o uso
  • Retire as garrafas térmicas de autosserviço de cortesia de chá e/ou café
  • Se for possível, atenda por meio de agendamento e delivery
  • Também faça a comunicação no site do estabelecimento e/ou redes sociais.

·         

Aumento de casos de violência doméstica na quarentena inspira adolescentes a criarem campanha

Cartaz foi produzido pela estudante Mariana Taques 

Crédito: Mariana Taques

Um projeto sobre violência doméstica que teve início como um trabalho escolar invadiu as redes sociais e, agora, os condomínios e estabelecimentos comerciais de Curitiba. Os estudantes Paola Nogaroli, de 17 anos, e Artur Cintra, de 16 anos, criaram a campanha "Você nunca estará sozinha" para a disciplina de CAS (Criatividade, Atividade e Serviço) do Colégio Positivo - Internacional, inspirados no aumento de casos de violência doméstica durante a pandemia. "O isolamento social intensificou a convivência entre os familiares. O cenário de ansiedade, apreensão, incertezas e adversidades imposto pela pandemia, além do consumo excessivo de álcool nesse período, colaborou para o aumento da tensão dentro de casa - o que tem desencadeado um aumento de diversas formas de agressão", conta Paola.

Em abril, quando o isolamento social imposto pela pandemia já durava mais de um mês, a quantidade de denúncias de violência contra a mulher recebidas no canal 180 deu um salto: cresceu quase 40% em relação ao mesmo mês de 2019, segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH). "O que mais me preocupa não são os números gritantes de notificações, mas as pessoas que não conseguem denunciar", explica Artur. 

Adicionar legenda

Por isso, o foco da campanha é na divulgação das formas de denúncia, sendo a principal delas o telefone 180. Um cartaz destaca o número e traz um QR Code que leva a uma landing page com informações completas sobre o tema. A imagem impactante do cartaz, criada pela estudante Mariana Taques, se espalhou pelas redes sociais, com mais de 3 milhões de pessoas impactadas. Além disso, os estudantes contaram com o apoio de amigos e professores, que colocaram o cartaz em lugares públicos de grande circulação de pessoas, como elevadores e estabelecimentos comerciais. 

Agora, por meio de uma parceria com a Outdoormídia, a campanha chega às ruas de Curitiba (PR). O cartaz está sendo exibido em 16 outdoors digitais e mobiliários urbanos espalhados pela cidade toda. "Temos visto relatos de meninas e mulheres que estão sofrendo em isolamento com companheiros abusivos, vítimas de agressão física, abuso psicológico, emocional e sexual - e cabe a nós, enquanto sociedade, proteger essas mulheres", afirma Paola.



Governo de SP disponibiliza serviço de apoio tecnológico às pessoas com deficiência

TeleApoio Tecnológico, iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, oferece atendimentos especializados voltados à inclusão digital


Com o objetivo de desmistificar o sentimento de medo e insegurança em acessar os recursos tecnológicos, garantindo maior autonomia e a inclusão da pessoa com deficiência, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) disponibiliza o TeleApoio Tecnológico, serviço de atendimento de inclusão digital.

A atividade é realizada por assessores em inclusão do Centro de Tecnologia e Inovação e do Serviço de Reabilitação Lucy Montoro - Jardim Humaitá, equipamentos da SEDPcD, e funciona com abrangência estadual de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento pode ser feito pelo e-mail faleconosco@cti.org.br ou por meio do aplicativo WhatsApp (11) 99841-6685/99690-3359.

O serviço visa auxiliar a pessoa com deficiência no uso de aplicativos on-line. Com o isolamento social devido a pandemia de COVID-19, aumentou-se a necessidade do uso destes aplicativos e conhecimento em recursos tecnológicos, para isso a SEDPcD também oferece cursos de ensino à distância (EaD) sobre tecnologia voltados à pessoa com deficiência, que fazem parte da ação de inclusão digital.

As pessoas com deficiência interessadas, poderão se matricular nos cursos de: Alfabetização Digital, Digitação, Redes Sociais e Tecnologia Assistiva voltada para pessoas com deficiência visual. As inscrições podem ser realizadas pelo link http://bit.ly/2WwSWzd .

 

TeleApoio

O TeleApoio da SEDPcD é um serviço de atendimento psicológico às pessoas com deficiência. Com abrangência também estadual, a ação busca promover o bem-estar emocional das pessoas com deficiência neste momento de pandemia de COVID-19.

O serviço pode ser contatado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, via e-mail faleconosco@cti.org.br ou aplicativo de WhatsApp (11) 99841-6685/99690-3359.

  

FecomercioSP pede que empresas não sofram corte de energia durante estado de calamidade

Entidade sugere a inclusão da medida na MP que trata de ações no setor elétrico enquanto durar a pandemia



A FecomercioSP e o seu Conselho de Sustentabilidade consideram positiva a Medida Provisória 950/2020, que prevê medidas temporárias emergenciais relacionadas ao setor elétrico enquanto durar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia do covid-19.
 
Nesse sentido, a Federação encaminhou ofício ao relator da MP, deputado Léo Moraes (Podemos/RO), em apoio à inclusão do artigo que permite a postergação dos reajustes e das revisões tarifárias de energia elétrica às empresas, visto que, mesmo com a retomada gradual da economia, a recuperação tende a ser lenta, e os empresários não têm condições de arcar com mais esse custo em 2020.
 
Além disso, a Entidade solicitou aos deputados federais e a líderes de frentes parlamentares de apoio aos setores de comércio e de serviços que fosse inserido um dispositivo prevendo que as empresas, sobretudo as pequenas, não tenham corte no fornecimento de energia no caso de inadimplência.
 
A FecomercioSP  também sugeriu anteriormente à Aneel e aos ministérios da Economia e de Minas e Energia outras medidas, como: isenção de impostos federais nas contas de consumo de energia elétrica pelo prazo de seis meses; adoção de tarifa mínima, nos casos possíveis; concessão de benefícios temporários, como a postergação e o parcelamento de faturas/pagamentos de contas pendentes durante o período de calamidade pública,  sem incidência de multa nem de juros nessas faturas; e autoleitura no caso de suspensão da medição e impedimento de suspensão ou de corte por inadimplência, além do faturamento pelas quantidades efetivamente consumidas, e não pelos limites mínimos contratuais (demanda contratada).
  

Pronampe: micro e pequenas empresas têm urgência de socorro


E agora, José? O dinheiro do Pronampe praticamente acabou, e a linha de crédito deu conta de salvar apenas uma pequena parcela de micro e pequenos empresários. Em apenas um mês, instituições financeiras que aderiram ao programa já emprestaram mais de 90% dos recursos liberados pelo Governo Federal. Em pleno começo da retomada, com a reabertura do comércio, não ter dinheiro em caixa pode ser o estopim para que uma crise econômica ainda mais grave atinja o país.

De acordo com o Sebrae, as micro e pequenas empresas representam mais de 30% do PIB nacional e são responsáveis por mais da metade dos empregos formais no país, concentrados principalmente nas atividades de Comércio e de Serviços. Somente de 2006 a 2019, elas foram responsáveis pela criação de cerca de 13,5 milhões de vagas de trabalho. Perder uma parcela tão significativa para a economia é um risco que nenhum país em desenvolvimento pode se dar ao luxo.

O quase esgotamento dos recursos do Pronampe mostra, na prática, como essas empresas têm urgência de socorro. Elas precisam do dinheiro hoje, pois pode não haver um amanhã. Se o excesso de burocracia exigido pelos bancos na concessão de crédito era antes o problema, hoje não há rapidez no processo que possa salvar as empresas se o Governo Federal não der mais incentivo financeiro ao programa.

A dificuldade de acesso ao crédito é fatal neste segmento. Uma pesquisa recente do Sebrae mostrou que dos empresários que fecharam as portas durante a crise, 43% disseram que o que mais teria ajudado a evitar essa situação seria apoio financeiro do governo, e 18% citaram um empréstimo bancário.

Enquanto isso, há um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que prorroga o Pronampe até dezembro, entendendo que os próximos meses serão cruciais para as empresas – afinal, mesmo com a possibilidade de reabertura, é fato que restaurantes, bares, salões de beleza, casas noturnas e instituições de ensino (em especial, da primeira infância) não estão tendo o mesmo movimento que antes da pandemia. A falta de medidas de urgência eficazes somada à imprevisibilidade de quando tudo voltará ao “normal”, principalmente até anunciarem uma vacina, podem significar demissões e fechamentos em massa.

Outro ponto que merece atenção é que muitas linhas de crédito disponíveis, como a do Pronampe, exigem como contrapartida a manutenção dos empregos por um determinado período. Porém, se as empresas não estiverem lucrando nesse período, a demissão de alguns funcionários pode ser inevitável. A consequência disso é que, ao descumprir as regras do empréstimo, elas podem ter que devolvê-lo. Sem renda, com acúmulo de dívidas e sem equipe, não será possível sustentar o próprio negócio, o que provocará uma dependência ainda maior de recursos do governo, como o Bolsa Família e auxílio-desemprego.

Por fim, acredito que três medidas são primordiais neste momento. A primeira é que o Governo Federal aprove a liberação de mais recursos para bancos cadastrados no Pronampe. O prazo do programa ainda está valendo, mas é também fundamental prorrogá-lo até dezembro - este é o segundo ponto. Se muitas empresas não tiveram tempo hábil para se adequar a todas as exigências dos bancos, isso dará o fôlego necessário para que elas se coloquem nos trilhos. E a terceira é continuar a simplificar os processos, diminuir a burocracia, como fez o Banco Central ao desobrigar as empresas de apresentar a Certidão Negativa de Crédito. Ao invés de perder tempo discutindo a volta de impostos federais, como a temida CPMF, o governo deve buscar manter as fontes de renda de tantas famílias brasileiras. Podendo exercer suas funções, elas continuarão a manter a economia e incentivar o consumo, fazendo com que o país supere a crise sem deixar tantos para trás.

 



Regina Fernandes - perita contábil, trainer em gestão, mentora e responsável técnica da Capital Social, escritório de contabilidade com 10 anos de atuação que tem como objetivo facilitar o dia a dia do empreendedor. Localizado na cidade de São Paulo, atende PME´s do Brasil inteiro por meio de uma metodologia de contabilidade consultiva, efetiva e digital.

https://capitalsocial.cnt.br/

 


Posts mais acessados