Pesquisar no Blog

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Alimentação adequada na gravidez pode prevenir doenças em bebês



Segundo especialista, mesmo que a alimentação da futura mãe seja considerada saudável, ajustes devem ser feitos durante a gestação. O objetivo é aumentar a ingestão de substâncias como: ácido fólico, ferro, cálcio e proteína, importantes à formação do bebê


A alimentação adequada é indicada para qualquer pessoa, independente da idade em que se encontra. No entanto, durante a gravidez, uma dieta equilibrada pode prevenir complicações no desenvolvimento dos bebês. De acordo com Sofia Sesti, nutricionista da Clínica Plena de Toledo, a alimentação adequada na gestação auxilia na formação de estruturas fetais fundamentais para o seu correto desenvolvimento e maturação. Por isso, segundo ela, alimentos ricos em ácido fólico, presentes em vegetais de cor verde-escura, previnem a má-formação do tubo neural. “Além disso, o ômega-3, presente principalmente em peixes como salmão fresco e atum, são auxiliares no desenvolvimento sistema nervoso fetal além de reduzir o risco de parto prematuro sem causa determinada”, complementa. 


Indicações

A nutricionista explica que o ideal é que a futura mamãe coma a cada três horas, dividindo os alimentos em porções de pães e cereais – incluindo sempre os integrais – frutas, legumes e verduras. “Leite, derivados, ovos cozidos e carnes magras também são indicados, pois são proteínas de alto valor biológico”, orienta Sofia. Já as frituras, doces, comidas muito temperadas e o refrigerante devem ser consumidos em pouca ou nenhuma quantidade. A atenção também deve ser voltada ao consumo de água: o cálculo é de 35 mililitros de água para cada quilo de peso corporal da mãe. O total é a quantidade indicada para ser ingerida durante o dia. 


Para as mães

Sofia destaca que a alimentação adequada também tem benefícios para a mãe, não somente para o bebê. “Uma dieta equilibrada evita o excesso de peso e diminui desconfortos como: cansaço, náuseas e prisão de ventre”, finaliza. A Hipertensão e o Diabetes também podem ser evitados durante a gestação, com o controle alimentar.





Clínica Plena - www.clinicaplena.com.br

Mães portadoras de hemofilia devem ter cuidados específicos no parto


 Mulheres que possuem o gene do transtorno genético que afeta a coagulação do sangue precisam ter acompanhamento de obstetra e hematologista no pré-natal e nascimento do bebê


As mulheres portadoras do gene da Hemofilia, transtorno genético que afeta a coagulação do sangue, devem ter cuidados diferenciados no pré-natal e no parto, com acompanhamento de obstetra e hematologista. A hemofilia se manifesta prioritariamente em homens, mas é transmitida pelo gene que está ligado ao cromossomo X.

“Em geral, quando há casos na família, a mulher é uma provável portadora, principalmente se tem irmão, pai, avô ou tios com hemofilia. Porém, para se ter certeza é necessário realizar um exame de sangue específico para dosagem de fator VIII, responsável pela coagulação do sangue e em casos mais difíceis de detecção, exames moleculares”, explica Claudia Lorenzato, hematologista, coordenadora do programa de Coagulopatias do HEMEPAR – Hemocentro do Paraná.

Na gravidez, a gestante deve ter os cuidados habituais. Além disso, a dosagem do fator VIII é necessária, porque algumas portadoras têm essa atividade baixa e podem precisar da reposição dessa substância concentrada, que é disponibilizada pelo SUS, por meio dos Hemocentros ou Centros de Tratamento de Hemofilia, após o cadastro da portadora. “O ideal é que o parto ocorra em um hospital que atende gestações de alto risco, ou seja, com UTI Neonatal e banco de sangue, caso haja perda significativa de sangue”, explica Claudia, que também é pediatra e integrante da Comissão de Acessoramento Técnico do Ministério da Saúde.

A escolha entre cesárea e parto normal fica a critério da parturiente e do obstetra, que deve ser informado sobre os risco de sangramento intracraniano caso a retirada do bebê seja difícil, inclusive com o uso de fórceps. Nestes casos, a equipe de pediatras da UTI Neonatal deve estar orientada sobre o uso precoce de Concentrado de Fator VIII e dosagem da atividade plasmática.
A médica, Doutoranda em hematologia pela Universidade Federal do Paraná, avalia que quando o exame comprova o gene na mulher para a hemofilia, para cada gestação, independentemente do sexo, o bebê terá 50% de chance de nascer com o distúrbio hemorrágico. Isso significa que se for menina há 50% de possibilidade de ser portadora igual a mãe e no caso de menino, 50% de nascer com a hemofilia.

Sobre o diagnóstico da criança, o ideal é saber o quanto antes para iniciar o tratamento adequado e tomar os cuidados necessários, sobretudo quanto às vacinas. Quanto antes a mãe se informar sobre a hemofilia e sobre quais cuidados que ela deve tomar é melhor. Ela pode também obter informações pelo site www.hemofiliabrasil.org.br e se cadastrar na Federação Brasileira de Hemofilia para receber dados atualizados sobre este distúrbio e tratamentos atuais no Brasil e no mundo. 

A profilaxia, tratamento preventivo domiciliar, é prescrito a partir da indicação do hematologista que segundo o protocolo oficial do Ministério da Saúde, pode ter início antes ou após a primeira hemartrose e antes dos dois anos de idade. O procedimento é gratuito, disponibilizado pelo Ministério da Saúde e inibe as hemorragias internas e externas que se não contidas podem causar sequelas que levam à deficiência física e à invalidez. 



Saiba Mais:

A hemofilia é uma disfunção crônica, genética, não contagiosa, sendo que 1/3 dos casos, ocorrem por mutação genética e 2/3 por hereditariedade. Existem dois tipos, que podem ser classificados entre leve, moderada e grave. A hemofilia A é a mais comum e representa 80% dos casos, ocorre devido a deficiência do Fator VIII (FVIII). Já a hemofilia B ocorre pela deficiência do Fator IX (FIX).



Profissionais que têm curso técnico ganham até 17% a mais que pessoas que apenas terminaram o Ensino Médio


Esse ganho é ainda maior para profissionais do Nordeste, onde o percentual sobe para 21,7%


O ensino profissional e técnico tem sido encarado com bons olhos por quem quer se reposicionar e conquistar uma vaga no mercado de trabalho brasileiro. Para se ter uma ideia, aqui no país, profissionais que fizeram cursos técnicos ganham, em média, 17,7% a mais do que pessoa com perfis semelhantes e que terminaram apenas o ensino médio. Esse ganho é ainda maior para profissionais do Nordeste, onde o percentual sobe para 21,7%. 

No Brasil, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) atuam justamente para ajudar a indústria brasileira a ser mais competitiva por meio de ações que aumentam a produtividade das empresas. Os serviços fazem parte do chamado Sistema S, conjunto de nove instituições de interesse de categorias profissionais, que atuam para melhorar a produtividade da mão de obra, além de oferecer serviços culturais e de lazer. 

Por reconhecer a importância do Sistema S, o deputado federal Júlio César (PSD-PI) ressalta que as instituições são fundamentais na geração de oportunidades profissionais, principalmente entre os mais pobres. “Sei a importância que o Sistema S tem na qualificação da mão de obra, e sei o tanto quanto é importante a qualificação da mão de obra para que as empresas possam utilizar gente preparada, com conhecimento, inclusive com conhecimento técnico”, opina ele.

Em 2018, o SESI registrou mais de um milhão de matrículas em educação básica. Cerca de 3,5 milhões de pessoas são beneficiadas com serviços de saúde e segurança da instituição, que possui mais de 500 escolas pelo País.
Já o SENAI registrou mais de 2,3 milhões de matrículas em cursos técnicos e profissionais, além de fazer parceria com mais de 19 mil empresas de serviço técnico e tecnológico.

Na opinião do economista e especialista em educação Cláudio de Moura e Castro, que passou por órgãos como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Banco Mundial, o SENAI oferece um ensino próximo ao de escolas de países avançados.

“Uma coisa me chamou a atenção. Eu vi nenhuma escola de país em desenvolvimento que chegasse próximo das escolas do SENAI. Pelo contrário, essas escolas estão praticamente no mesmo nível daquelas escolas que a gente admira nos países avançados”, elogiou. 

O Serviço Social da Indústria (SESI) conta com 505 escolas, 114 unidades de vida saudável e 539 unidades móveis de educação básica pelo Brasil. O SESI também tem uma rede de escolas que beneficia 1,2 milhão de jovens com educação básica.

Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) oferece cursos profissionais para 28 áreas da indústria brasileira. Desde 1942, o SENAI formou cerca de 73 milhões de trabalhadores no Brasil com as ações de qualificação profissional.








Internet das Coisas: adolescente de 13 anos hackeia drone para demonstrar a importância da segurança nos dispositivos conectados


Demonstração aconteceu no evento anual Cyber Security Weekend 2019 da Kaspersky Lab. Reuben Paul precisou apenas de 10 minutos para invadir o gadget 

Cidade do Cabo, 2 de maio de 2019 – Durante a conferência de segurança da Kaspersky Lab na Cidade do Cabo (África do Sul), Reuben Paul, ou “Cyber Ninja”, garoto de 13 anos que curso o 7º ano, e que conseguiu hackear um drone em 10 minutos para expor as falhas de segurança nos milhões de gadgets de Internet das Coisas (IoT) que usamos todos os dias.

Reuben mostrou ser capaz de desconectar um usuário de seu drone e assumir o controle do dispositivo explorando protocolos inseguros.  A invasão do drone realizada pelo garoto de 13 anos foi uma ação controlada organizada pela Kaspersky Lab para chamar a atenção sobre a necessidade urgente de medidas mais rígidas por parte das empresas que desenvolvem dispositivos relacionados à Internet das Coisas, como drones, babás eletrônicas, aparelhos inteligentes, equipamentos residenciais inteligentes e brinquedos conectados. A Kaspersky Lab recomenda que as pessoas questionem as medidas de segurança adotadas e tentem entender os riscos associados antes de comprar um dispositivo conectado. Embora os governos já tenham estabelecido controles rígidos sobre dispositivos como os drones, por outro lado, as empresas ainda precisam considerar a questão da segurança com mais seriedade.


Levou menos de dez minutos para eu hackear o drone e conseguir controlá-lo completamente. A falta de segurança do drone é compartilhada por outros dispositivos da IoT.  Imagine se isso fosse feito por cibercriminosos. Se eu consegui, quem vai dizer que cibercriminosos motivados não poderiam fazer algo semelhante? As consequências poderiam ser desastrosas”, diz Reuben Paul.Precisamos reinventar a cibersegurança, pois é óbvio que o que estamos fazendo não é mais suficiente. É importante que os fabricantes implementem controles de segurança em seus dispositivos para não deixar os consumidores em perigo!”, alertou.Vamos tomar cuidado para que a Internet das Coisas não se torne a Internet das Ameaças”.

O foco na usabilidade é justificável já que os dispositivos IoT estão em fase de adoção ou consolidação como itens importantes em nossas vidas. Mas os fabricantes precisam entender também que um problema sério de segurança pode inviabilizar todo o investimento feito. Na América Latina, tivemos mais de 30 mil tentativas de infecção neste tipo de gadgets no ano passado, sendo que roteadores e câmeras de vigilância foram os alvos mais afetados. Brasil (72%), México (13%) e Argentina (4%) lideram a lista de países mais afetados”,
afirma Thiago Marques, analista de segurança da Kaspersky Lab. “Hoje, os usuários precisam pensar duas vezes em quais informações armazenam em seus dispositivos conectados e é essencial criar uma senha única para cada gadget para não comprometer outros dados pessoais caso haja um incidente de segurança”.

Além de ações de consciência como esta, os especialistas da Kaspersky Lab estão trabalhando com empresas de IoT para corrigir falhas de segurança durante o processo de desenvolvimento das novas tecnologias. Só nos últimos meses, a empresa ajudou a proteger uma prótese biônica que vai ajudar pessoas com deficiência física e descobriu vulnerabilidades em carregadores de carros elétricos que podem danificar a rede elétrica.
Para acompanhar as novidades da Kaspersky Lab sobre IoT, acompanhe o Securelist.com. Informações específicas sobre cibersegurança no setor industrial estão disponíveis em ics-cert.kaspersky.com.

 

Kaspersky Lab

www.kaspersky.com.br


Licença maternidade: como as empresas devem se preparar


Confira as dicas das diretoras da Gi Group para tornar o período de gestação e de maternidade mais produtivo para futura mamãe e demais colaboradores


Com as mulheres conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, as empresas precisam se preparar para o grande momento para elas: a maternidade. Hoje, criar condições para que a colaboradora, futura mamãe, possa sair de licença com tranquilidade e sem perder o ritmo de produção se tornou vital para manter a competitividade e reter talentos, segundo as executivas da Gi Group Brasil, filial da multinacional de recursos humanos.

Mas como a empresa pode ajudar a tornar o período de gestação e licença maternidade das colaboradoras mais produtivo e humano? As diretoras da Gi Group Brasil e mães Ana Pisa, da área de operações, e Luciana Port, do departamento financeiro, formularam um roteiro de dicas, com base em suas experiências:     

- A maternidade é um momento único, especial e delicado para as mulheres, que estão mais sensíveis a pressão. Portanto, durante a gestação, atente para não expor a colaboradora grávida a situações de estresse desnecessárias.

- Estabeleça um calendário de transição com profissional que a substituirá durante a licença maternidade com uma certa folga, para caso haja potenciais imprevistos e possa contorná-los. O mesmo vale para o cronograma de transição e de regresso da licença.

- Defina o colaborador interno ou contrate o profissional que vai substituir a colaboradora durante a sua ausência um mês antes da licença. Os 30 dias são necessários para preparar a pessoa que vai assumir o cargo temporariamente.

- Coloque a funcionária grávida para participar do processo de seleção do profissional que irá substituí-la durante a licença maternidade, bem como do treinamento.

- Estimule a própria grávida a compartilhar com os superiores e colegas mais experientes da área assuntos que conduz exclusivamente e o andamento do processo.

- Esclareça a pessoa que fará a substituição da profissional, durante a licença maternidade, que a posição é temporária e limitada ao período da licença.

- Acompanhe a transição de perto para garantir que não haja qualquer tipo de insegurança por parte da futura mamãe. Também verifique se o treinamento da substituta temporária é adequado.

- No regresso ao trabalho, as novas mamães têm necessidades específicas como tirar leite, sair para amamentar ou levar o filho doente ao médico. Por isso, crie uma rotina de trabalho mais flexível para elas, além disso, administre o volume de trabalho distribuindo as tarefas com a equipe para equilibrar todas as demandas durante esse período.

- Por fim, é importante que as empresas não encarem a gravidez como problema, deixando bem claro à colaboradora gestante a equipe a apoia e aguarda o seu retorno. Esse gesto torna o ambiente de trabalho mais favorável e eficiente para todos os envolvidos, inclusive para o bebê.


Gi Group
www.gigroup.com.br

Saiba o que avaliar na compra de um celular seminovo


A Yesfurbe separou algumas dicas de como escolher o melhor aparelho ao adquirir um modelo usado


No Brasil, a troca de aparelhos celulares acontece, em média, a cada 13 meses. Quando as pessoas resolvem comprar um carro seminovo tomam diversos cuidados e avaliam diversos itens do veículo antes de fechar a compra para não cair em uma furada. Com os celulares, não é diferente.

Pensando em ajudar os compradores que optam por um aparelho seminovo, a Yesfurbe, plataforma brasileira de compra e venda de smartphones refabricados, separou algumas dicas do que avaliar antes de fechar a compra.


1.   Nota Fiscal

É essencial solicitar a nota fiscal original do produto que você deseja comprar para ter a garantia de procedência do celular.


2.   Estado do aparelho

É interessante que sejam avaliados alguns aspectos físicos do smartphone, como tela, câmera, memória, redes de internet e sensores, além de botões de volume, desbloqueio e início. Esses são alguns aspectos importantes que mantém a perfeita funcionalidade do aparelho.


3.   Histórico

Procure saber se o aparelho já foi levado a assistência técnica e por quais motivos.


4.   Acessórios

É importante que o consumidor foque nas funcionalidades corretas do aparelho e não nos acessórios. Esses itens podem ser comprados separadamente, caso desejem, mas se o aparelho vier com os acessórios originais ele provavelmente será mais valorizado.


5.   Preço

A comparação de preço ajuda o consumidor a escolher o melhor produto e ainda economizar. Mesmo que a diferença (no desconto) seja pequena, vale a pena investir em um bom produto e ainda obter uma rentabilidade maior.

 


Campanha #AdotarÉAmor 2019 começa nas redes sociais nesta quinta



Começa nesta quinta-feira (2/5) a campanha #AdotarÉAmor 2019, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram. A iniciativa celebra o Dia Nacional da Adoção, comemorado em 25 de maio. O objetivo é dar visibilidade, durante todo o mês, à adoção de crianças e adolescentes, por meio de histórias compartilhadas e com a participação dos órgãos do Poder Judiciário e de toda a sociedade.

Este é o terceiro ano que o CNJ realiza a campanha por meio da hashtag #AdotarÉAmor. Estão programadas duas grandes ações digitais: na primeira, marcada para as 10h desta quinta-feira, os perfis do CNJ e dos parceiros nas redes sociais vão publicar a mesma imagem e texto com o mote “Amor que completa”. A ação divulga o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e afirma que “acolher, de forma espontânea, uma pessoa como integrante da sua família é um verdadeiro ato de amor e, muitas vezes, é aquela pecinha que faltava para a vida ficar mais feliz”. O post divulga o link da página do CNA no portal do CNJ, que dá acesso a várias informações sobre adoção no Brasil.

A segunda ação é um “tuitaço”, marcado para o dia 25 de maio, às 10h, inundando o Twitter com a hashtag #AdotarÉAmor. Para tal, foram preparados diversos conteúdos e imagens para divulgar a campanha e estão disponíveis mensagens direcionadas para perfis do Twitter que queiram se engajar na campanha. O material pode ser acessado e baixado na página do CNA.

Sensibilização

Em 2018, a campanha #AdotarÉAmor chegou a figurar em segundo lugar nos Trending Topic Brasil no Twitter, sendo um dos assuntos mais comentados no Dia Nacional da Adoção. Muitas figuras públicas, como atores, jornalistas e cantores participaram do movimento, contribuindo com suas histórias pessoais e divulgando a iniciativa do CNJ.

Leia mais: Cadastro Nacional de Adoção completa 11 anos
Criado em 2008 pela Resolução 54, o CNA tem o objetivo de facilitar os processos de adoção e ampliar as possibilidades de correspondência mais afinadas entre as crianças e as futuras famílias. O CNA passa por atualização, mas já está pronto para a migração para o servidor do CNJ, o que vai permitir que mais varas judiciais em mais estados possam começar a utilizar a ferramenta aprimorada.


Segundo os dados estatísticos do Cadastro, até o final de abril, havia mais de 45.900 pretendentes, e mais de 9.500 crianças disponíveis para adoção. Do total de crianças, 67,6% têm idade entre sete e 17 anos; 49,5% são pardas; 55,34% têm irmãos; e 25% possuem algum problema de saúde.


Lenir Camimura Herculano
Agência CNJ de Notícias


OS JOVENS TÊM MEDO DE FALAR EM PÚBLICO?


Muitos ainda apresentam desconforto no momento de se apresentar


Desde os primórdios dos tempos, a comunicação sempre foi essencial ao ser humano. Na idade da pedra lascada, os hominídeos utilizavam gritos, gestos, símbolos e sinais para transmitir um recado. Com a evolução, o ato se lapidou e, hoje, 55% da mensagem é passada por meio da linguagem corporal, 38% pela voz e 7% por palavras. No mercado de trabalho, estabelecer um diálogo claro e objetivo é ponto fundamental. A habilidade é uma das competências mais almejadas pelos recrutadores e entra no hall das soft skills, ou seja, aptidões mentais, emocionais e sociais. Para entender o domínio dos jovens sobre o assunto, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios realizou o seguinte estudo: “Você tem medo de falar em público?”.

Ao todo, foram 50.212 participantes de todo o Brasil, com faixa etária entre 15 e 28 anos. O resultado apontou ainda ser um desafio difícil para muitos indivíduos: 30,34% dos pesquisados se mostraram inseguros com o tema. Desses, 20,04%, ou 10.060 votantes, disseram: “depende: quando conheço as pessoas eu falo bem”. Para Rafaela Gonçalves, coordenadora de treinamento do Nube, com uma plateia desconhecida, se torna necessário preparar-se mais e criar uma forma de conhecê-la. “Por exemplo: ao visitar uma organização, fazer uma leitura sobre a empresa (ramo, filiais, valores) pode auxiliar a alinhar o discurso e evitar gafes”, explica. Contudo, mesmo na zona de conforto, se planejar é essencial.

Ainda de acordo com quem tem dificuldades de se expressar, 6,34% (3.183) revelaram: “sim! Fico muito impaciente e sempre esqueço de tudo” e 3,60% (1.810) afirmaram: sim, odeio me expor e sou muito tímido(a)”. Para esses, existem exercícios de autoconhecimento e relaxamento capazes de ajudar no equilíbrio emocional. “Ansiedade é comum e faz parte do processo fisiológico. Afinal, nosso cérebro dispara um turbilhão de informações para o sistema nervoso reagir por meio do corpo”, analisa a especialista. Logo, para ela, superar esse instinto é possível estudando o tema, entendendo e não decorando os argumentos, chegando com antecedência ao local e tendo bom humor para criar um clima leve.

Na contramão, há quem diga se sair bem com o hábito. Assim, 37,61% (18.885) enfatizaram: “não tenho medo, mas preciso estar bem preparado(a)” e 32,41% (16.274) comentaram: “não, falo com tranquilidade”. Manter a calma, de fato, favorece o entendimento dos ouvintes e também agrega valor ao discurso. Por isso, quanto maior o autocontrole, melhor será o resultado. De acordo com Rafaela, a exposição e o julgamento alheio são inerentes a qualquer palestrante. Então, estar prevenido emocionalmente e profissionalmente é fundamental. “Nesse sentido, é válido considerar o interlocutor (idade, perfil, vínculos culturais e sociais); conteúdo (roteiro, tempo, importância do assunto) e postura”, indica. Fora isso, as dicas são:

- Cuidar da linguagem para evitar erros de pronúncia.

- Distanciar-se de comentários polêmicos e discriminatórios.

- Ser coerente.

Lembre-se: todo processo seletivo e rotina de trabalho em algum momento irão exigir essa característica. “Portanto, quanto mais desenvolto e coeso o profissional for, mais oportunidades de crescimento surgirão”, finaliza a coordenadora.



Fonte: Rafaela Gonçalves, coordenadora de treinamento do Nube
www.nube.com.br

Situação do Airbnb no Brasil e no mundo: será que a prática adotada pelo site se tornará ilegal?



Muito popular entre todos que gostam de viajar, o site Airbnb, que é um serviço online comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações, encontra-se em um cenário difícil.

São três as principais razões para atual dificuldade deste tipo de locação: em relação aos condomínios, moradores questionam, principalmente, a falta de segurança gerada pela alta rotatividade que fere diretamente o princípio da confiança mútua aplicada a este tipo de convivência. Outro fato é que esta prática vem afastando os antigos moradores das regiões consideradas turísticas, pela alta de preços dos imóveis. Por fim, pode-se dizer que os hotéis têm sido prejudicados pela concorrência direta.

Em Nova York, por exemplo, a lei já determinou que os residentes não podem alugar a totalidade de uma propriedade por menos de 30 dias, e, também, que todos esses sites terão que informar mensalmente os nomes dos anfitriões que receberam hóspedes, além de destacar o tipo de locação (se de todo o apartamento ou se somente aluguel de quarto, sujeitando os infratores à multa).

A mesma medida já foi adotada em São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos, e a oferta de imóveis na cidade pelos sites caiu pela metade. Já Portugal, diante da alta generalizada do valor dos aluguéis e da frequente saída de moradores dos bairros mais tradicionais e valorizados para regiões cada vez mais distantes, encontra-se muito perto de aprovar a legislação nos mesmos moldes de NY.

As prefeituras de Madri, Barcelona, Bruxelas, Paris, Cracóvia, Viena, Reikjavik e Amsterdã também querem propor barreiras e, neste sentido, pedirão à Comissão Europeia que obrigue este tipo de empresa a revelar e a compartilhar a identidade dos proprietários que oferecem suas residências para este tipo de locação.

Aqui no Brasil, há grande divergência entre a proibição ou não deste tipo de hospedagem. Os que defendem a prática, assimilam o Airbnb ao aluguel por temporada (até 90 dias) previstona Lei do Inquilinato (Lei 8.245/1991). No entanto, na posição contrária, estão os que entendem não se tratar do mesmo tipo de locação, enquadrando - ano serviço de hotelaria, com finalidade puramente comercial. Fato é que não existe uma legislação própria que defina a prática adotada pelo Airbnb.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo vem defendendo que o Interesse Coletivo (convenção de condomínio, regulamento interno e decisões das assembleias gerais) se sobrepõe ao interesse individual, colocando em questão os princípios da segurança e da confiança entre os que coabitam aquele determinado espaço.

Assim, os condomínios vêm adotando medidas proibitivas, visando afastar a prática deste tipo de locação, advertindo, multando e, em último grau, processando os proprietários que, mesmo diante da ciência da existência da proibição, continuam a utilizar o imóvel com esta finalidade.

Pelo fato de ainda não ter uma legislação própria no Brasil (algo que deverá ser feito em breve) que defina a prática adotada pelo site, o debate gira em torno da dúvida sobre de qual forma surgirá a regulamentação: se através de criação de uma lei específica com previsão de taxa para este serviço, ou se tal atividade já pode ser tributada pela Lei 116 do ISS. Também se discute a possibilidade de equiparação do Airbnbao serviço de hotelaria, que ensejaria a cobrança dos mesmos tributos. Por fim, há os que defendem que a atividade deverá ser tributada de forma independente por cada município onde está instalado.

Enquanto isso, o site de hospedagens já fechou acordo em 275 destinos ao redor do mundo, regulando, em todos eles, o pagamento de taxas e impostos.

 


Samira Tanus Madeira - advogada (OAB/ RJ 174.354), com especialização em Direito Processual Civil e Direito Imobiliário. Sócia do escritório Tanus Madeira Advogados associados, fundado em 1983, com unidades nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Macaé- RJ.


Dia das Mães deve movimentar 24 bilhões de reais no varejo; 78% dos consumidores pretendem ir às compras, mostra pesquisa CNDL/SPC Brasil


Roupas, calçados e acessórios devem ser os campeões de venda neste ano; cresce de 19% para 26% o percentual de consumidores dispostos a desembolsar mais com os presentes



Considerada pelos varejistas como a principal data comemorativa do primeiro semestre e a segunda melhor do ano em termos de faturamento, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães deve aquecer as vendas pelos próximos dias. Levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 78% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período — o dado fica bastante próximo dos 74% observados em 2018. Em números absolutos, a expectativa é de que aproximadamente 122,1 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços.

Ainda que a economia esteja longe de engatar uma recuperação mais consistente e o desemprego siga elevado, a pesquisa deste ano detectou um aumento de sete pontos percentuais na parcela de consumidores que pretendem desembolsar uma quantia maior na data: em 2018, apenas 19% dos consumidores acreditavam que iriam gastar mais com os presentes e agora, em 2019, o dado passou para 26% dos entrevistados. Outros 41% devem gastar a mesma quantia que em 2018, ao passo que 24% planejam gastar menos.

Dentre os que vão gastar mais, a maior parte (56%) alega que comprará um presente melhor para a mãe. Já 22% justificam com o aumento dos preços dos produtos e 18% vão comprar mais presentes, o que acabam resultando em um gasto maior.

Por outro lado, considerando os que vão colocar o pé no freio na hora dos gastos, 32% culpam o orçamento apertado no atual momento, 24% têm como objetivo economizar e 13% atribuem o gasto menor à economia instável do país. Há ainda 11% que afirmam estarem desempregados. “A despeito de todas as dificuldades econômicas que o pais atravessa, o brasileiro deverá ampliar os gastos no Dia das Mães, ainda que de forma tímida na comparação com o ano passado. As intenções de compra da data servirão de termômetro para o desempenho do comércio pelos próximos meses, principalmente, em um momento que o poder de compra das famílias continua sendo afetado pelo desemprego elevado e a renda achatada”, afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.


Roupas, calçados e acessórios devem ser os líderes de venda neste ano; consumidor vai desembolsar quase R$ 200 com presentes

A pesquisa ainda revela que no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados e acessórios (42%), perfumes (36%), cosméticos (23%) e chocolates (19%). O ranking ainda é formado por flores (15%), maquiagem (13%), ida a restaurantes (12%) e utensílios de cozinha (12%). Já os itens de tíquete médio mais elevado e, que pesam mais no orçamento, aparecem com menos força, como celulares (10%), eletrônicos (10%) e eletrodomésticos (8%).

Em média, cada cliente deve adquirir entre um e dois presentes e apenas 37% dos entrevistados vão consultar a presenteada para descobrir o que ela deseja ganhar. Em cada dez compradores, quatro (38%) devem gastar na faixa de R$ 75 a R$ 150 com os presentes. Já considerando a média total de gastos, o brasileiro deve desembolsar R$ 198,79, cifra superior à média constatada no ano passado, que era de R$ 152,98, o que representa uma alta de 24%, já descontada a inflação acumulada no período.

Os shopping centers, que reúnem diversas lojas e se destacam pela variedade de opções, despontam como o principal centro de compra do Dia das Mães deste ano: mais de um terço (34%) dos consumidores devem realizar a maior parte das compras nesse tipo de estabelecimento. A internet aparece na segunda colocação com 30%, seguida dos shoppings populares (18%) e das lojas de departamento (18%). Para os entrevistados, os fatores que mais pesam na escolha do local de compra são a atratividade do preço (52%), as promoções (40%) e a qualidade dos produtos (39%).

De acordo com o levantamento, os entrevistados têm a intenção de presentear não apenas as próprias mães (72%), como também as esposas (17%), sogras (16%), irmãs (11%), a mãe dos seus filhos (9%) e as avós (8%).


Para fugir do endividamento, 65% vão recorrer ao pagamento à vista, mas 37% vão às compras mesmo com contas em atraso

Outra constatação do estudo é que a maioria dos consumidores pretende não se endividar no Dia das Mães, dando preferência para o pagamento à vista (65%), sendo que em 45% dos casos o pagamento será em dinheiro e em 22%, no cartão de débito. O pagamento a prazo será escolha de quase metade (49%) dos entrevistados, sobretudo no cartão de crédito parcelado (25%) ou em parcela única também do cartão de crédito (18%). Entre os que dividirão as compras, a média será de quatro parcelas, isso significa que o consumidor só se verá livre desse compromisso em meados de setembro.

“Em um momento em que as pessoas estão inseguras em seus empregos, comprar o presente à vista em dinheiro pode ser uma boa alternativa para fugir do endividamento e evitar comprometer a renda no futuro”, orienta o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.

Sobre os cuidados com o orçamento, a pesquisa ainda sinaliza que muitos dos consumidores já extrapolaram o limite de endividamento: 37% dos entrevistados declararam ter atualmente alguma conta em atraso, percentual que sobe para 42% entre as pessoas da classe C, D e E e o público feminino.

Outro comportamento imprudente é que 34% das pessoas ouvidas admitem ter o costume de gastar mais do que podem para agradar as mães com presentes e 16% reconhecem que podem deixar de honrar algum compromisso financeiro para ir as compras neste Dia das Mães, um crescimento expressivo, uma vez que no ano passado, esse comportamento estava presente em apenas 6% dos entrevistados.

O educador financeiro José Vignoli alerta para o planejamento em datas comemorativas, para que o lado emocional não se sobreponha a realidade financeira do consumidor. “O gasto com o presente precisa caber no orçamento. Antes de sair para as compras é essencial que o consumidor analise suas contas e seus gastos básicos e defina com clareza o quanto pode gastar, dentro de uma análise realista. Para evitar que uma data comemorativa leve o consumidor ao descontrole das finanças e acabe virando motivo de preocupação, ele precisa ser um consumidor planejado”, orienta Vignoli.


Dois em cada dez consumidores vão dividir custo dos presentes com algum familiar, pesquisa de preço é prática adotada por 77% das pessoas ouvidas


A pesquisa ainda detectou que, em cada dez consumidores que vão gastar no Dia das Mães deste ano, dois (19%) devem recorrer a estratégia de dividir o valor das compras com alguma outra pessoa. O rateio será feito, principalmente, entre irmãos (36%), familiares (33%) e com o pai (26%). Aliviar o bolso em um momento de dificuldades econômicas é a principal razão para quem vai dividir o pagamento dos presentes com alguém próximo: 22% acreditam ser uma boa alternativa para reduzir os gastos, 18% justificam o preço elevado dos presentes e 17% estão sem dinheiro suficiente, mas não querem deixar de presentear.

Outra tática aliada para reduzir gastos é comparar marcas e os preços entre diferentes lojas. O estudo revela que a maioria (77%) dos consumidores pretende fazer pesquisa de preço neste ano, sobretudo as pessoas das classes C, D e E (79%) e o público feminino (81%). Os sites na internet deverão ser as principais fontes de pesquisa (62%), seguido dos shopping centers (51%). Ainda que as expectativas do mercado sejam de inflação controlada em 2019, mais da metade (55%) dos consumidores tem a percepção de que os preços dos presentes estão mais caros neste do ano do que em 2018.

“O recomendável é sempre evitar compras de última hora, pois na pressa acaba não sobrando tempo para pesquisar preços e analisar o orçamento. Ir às compras com calma e com tempo para pesquisar se o mesmo produto pode custar mais barato em uma loja concorrente incentiva compras mais saudáveis para o bolso. Nesses casos, a internet é uma grande ferramenta de pesquisa”, analisa Vignoli.



Metodologia

A pesquisa ouviu inicialmente 711 consumidores de ambos os gêneros, acima de 18 anos e de todas as classes sociais nas 27 capitais do país para identificar o percentual de pessoas com intenção de gastar no Dia das Mães. Para avaliar o perfil de compra, foram considerados 600 casos da amostra inicial. A margem de erro no geral é de 4,0 pontos percentuais, a um intervalo de confiança de 95%.




Posts mais acessados