Roupas, calçados e acessórios devem ser os campeões de venda
neste ano; cresce de 19% para 26% o percentual de consumidores dispostos a
desembolsar mais com os presentes
Considerada pelos varejistas como a
principal data comemorativa do primeiro semestre e a segunda melhor do ano em
termos de faturamento, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães deve
aquecer as vendas pelos próximos dias. Levantamento feito em todas as capitais
pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de
Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 78% dos consumidores devem
realizar pelo menos uma compra no período — o dado fica bastante próximo
dos 74% observados em 2018. Em números absolutos, a expectativa é de que aproximadamente
122,1 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve
movimentar uma cifra próxima de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do
comércio e serviços.
Ainda que a economia esteja longe de engatar uma recuperação mais consistente e
o desemprego siga elevado, a pesquisa deste ano detectou um aumento de sete
pontos percentuais na parcela de consumidores que pretendem desembolsar uma
quantia maior na data: em 2018, apenas 19% dos consumidores acreditavam que
iriam gastar mais com os presentes e agora, em 2019, o dado passou para 26% dos
entrevistados. Outros 41% devem gastar a mesma quantia que em 2018, ao passo
que 24% planejam gastar menos.
Dentre os que vão gastar mais, a maior parte (56%) alega que comprará um
presente melhor para a mãe. Já 22% justificam com o aumento dos preços dos
produtos e 18% vão comprar mais presentes, o que acabam resultando em um gasto
maior.
Por outro lado, considerando os que vão colocar o pé no freio na hora dos
gastos, 32% culpam o orçamento apertado no atual momento, 24% têm como
objetivo economizar e 13% atribuem o gasto menor à economia instável do país.
Há ainda 11% que afirmam estarem desempregados. “A despeito de todas as
dificuldades econômicas que o pais atravessa, o brasileiro deverá ampliar os
gastos no Dia das Mães, ainda que de forma tímida na comparação com o ano
passado. As intenções de compra da data servirão de termômetro para o
desempenho do comércio pelos próximos meses, principalmente, em um momento que
o poder de compra das famílias continua sendo afetado pelo desemprego elevado e
a renda achatada”, afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.
Roupas, calçados e acessórios devem ser os líderes de venda
neste ano; consumidor vai desembolsar quase R$ 200 com presentes
A pesquisa ainda revela que no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões
de venda devem ser as roupas, calçados e acessórios (42%), perfumes (36%),
cosméticos (23%) e chocolates (19%). O ranking ainda é formado por flores
(15%), maquiagem (13%), ida a restaurantes (12%) e utensílios de cozinha (12%).
Já os itens de tíquete médio mais elevado e, que pesam mais no orçamento,
aparecem com menos força, como celulares (10%), eletrônicos (10%) e
eletrodomésticos (8%).
Em média, cada cliente deve adquirir entre um e dois presentes e apenas 37%
dos entrevistados vão consultar a presenteada para descobrir o que ela
deseja ganhar. Em cada dez compradores, quatro (38%) devem gastar na faixa de
R$ 75 a R$ 150 com os presentes. Já considerando a média total de gastos, o
brasileiro deve desembolsar R$ 198,79, cifra superior à média constatada no
ano passado, que era de R$ 152,98, o que representa uma alta de 24%, já
descontada a inflação acumulada no período.
Os shopping centers, que reúnem diversas lojas e se destacam pela variedade de
opções, despontam como o principal centro de compra do Dia das Mães deste ano:
mais de um terço (34%) dos consumidores devem realizar a maior parte das compras
nesse tipo de estabelecimento. A internet aparece na segunda colocação com 30%,
seguida dos shoppings populares (18%) e das lojas de departamento (18%). Para
os entrevistados, os fatores que mais pesam na escolha do local de compra são a
atratividade do preço (52%), as promoções (40%) e a qualidade dos produtos
(39%).
De acordo com o levantamento, os entrevistados têm a intenção de presentear não
apenas as próprias mães (72%), como também as esposas (17%), sogras (16%),
irmãs (11%), a mãe dos seus filhos (9%) e as avós (8%).
Para fugir do endividamento, 65% vão recorrer ao pagamento à
vista, mas 37% vão às compras mesmo com contas em atraso
Outra constatação do estudo é que a maioria dos consumidores pretende não se
endividar no Dia das Mães, dando preferência para o pagamento à vista (65%),
sendo que em 45% dos casos o pagamento será em dinheiro e em 22%, no cartão de
débito. O pagamento a prazo será escolha de quase metade (49%) dos
entrevistados, sobretudo no cartão de crédito parcelado (25%) ou em parcela
única também do cartão de crédito (18%). Entre os que dividirão as compras, a
média será de quatro parcelas, isso significa que o consumidor só se verá
livre desse compromisso em meados de setembro.
“Em um momento em que as pessoas estão inseguras em seus empregos, comprar o
presente à vista em dinheiro pode ser uma boa alternativa para fugir do
endividamento e evitar comprometer a renda no futuro”, orienta o educador
financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.
Sobre os cuidados com o orçamento, a pesquisa ainda sinaliza que muitos dos
consumidores já extrapolaram o limite de endividamento: 37% dos
entrevistados declararam ter atualmente alguma conta em atraso, percentual
que sobe para 42% entre as pessoas da classe C, D e E e o público feminino.
Outro comportamento imprudente é que 34% das pessoas ouvidas admitem ter o
costume de gastar mais do que podem para agradar as mães com presentes e 16%
reconhecem que podem deixar de honrar algum compromisso financeiro para ir as
compras neste Dia das Mães, um crescimento expressivo, uma vez que no ano
passado, esse comportamento estava presente em apenas 6% dos entrevistados.
O educador financeiro José Vignoli alerta para o planejamento em datas
comemorativas, para que o lado emocional não se sobreponha a realidade
financeira do consumidor. “O gasto com o presente precisa caber no orçamento.
Antes de sair para as compras é essencial que o consumidor analise suas contas
e seus gastos básicos e defina com clareza o quanto pode gastar, dentro de uma
análise realista. Para evitar que uma data comemorativa leve o consumidor ao
descontrole das finanças e acabe virando motivo de preocupação, ele precisa ser
um consumidor planejado”, orienta Vignoli.
Dois em cada dez consumidores vão dividir custo dos presentes com algum
familiar, pesquisa de preço é prática adotada por 77% das pessoas ouvidas
A pesquisa ainda detectou que, em cada dez consumidores que vão gastar no Dia
das Mães deste ano, dois (19%) devem recorrer a estratégia de dividir o
valor das compras com alguma outra pessoa. O rateio será feito,
principalmente, entre irmãos (36%), familiares (33%) e com o pai (26%). Aliviar
o bolso em um momento de dificuldades econômicas é a principal razão para quem
vai dividir o pagamento dos presentes com alguém próximo: 22% acreditam ser uma
boa alternativa para reduzir os gastos, 18% justificam o preço elevado dos
presentes e 17% estão sem dinheiro suficiente, mas não querem deixar de
presentear.
Outra tática aliada para reduzir gastos é comparar marcas e os preços entre diferentes
lojas. O estudo revela que a maioria (77%) dos consumidores pretende fazer
pesquisa de preço neste ano, sobretudo as pessoas das classes C, D e E
(79%) e o público feminino (81%). Os sites na internet deverão ser as
principais fontes de pesquisa (62%), seguido dos shopping centers (51%). Ainda
que as expectativas do mercado sejam de inflação controlada em 2019, mais da
metade (55%) dos consumidores tem a percepção de que os preços dos presentes
estão mais caros neste do ano do que em 2018.
“O recomendável é sempre evitar compras de última hora, pois na pressa acaba
não sobrando tempo para pesquisar preços e analisar o orçamento. Ir às compras
com calma e com tempo para pesquisar se o mesmo produto pode custar mais barato
em uma loja concorrente incentiva compras mais saudáveis para o bolso. Nesses
casos, a internet é uma grande ferramenta de pesquisa”, analisa Vignoli.
Metodologia
A pesquisa ouviu inicialmente 711 consumidores de ambos os gêneros, acima de 18
anos e de todas as classes sociais nas 27 capitais do país para identificar o
percentual de pessoas com intenção de gastar no Dia das Mães. Para avaliar o
perfil de compra, foram considerados 600 casos da amostra inicial. A margem de
erro no geral é de 4,0 pontos percentuais, a um intervalo de confiança de 95%.