Saiba como se
esquivar de problemas que ocorrem nessa época do ano
Quem acompanha o carnaval de rua, participando dos chamados
“blocos de carnaval”, já percebeu a enorme proporção que o evento tomou nos
últimos anos, nas diversas cidades pelo país. Somente em 2017, São Paulo, a
maior cidade do país, obteve um crescimento de público de 187%, enquanto que o
Rio de Janeiro e Recife, onde os blocos já são mais tradicionais, registraram
aumento de 66% e 97%, respectivamente.
Para preparar os foliões para a maior festa popular do
mundo, a PROTESTE, Associação de consumidores, alerta para os cuidados
necessários para compra de abadás, bebidas e alimentação. Todas as prestações
de serviços oferecidas nessa época também estão amparadas pelo Código de Defesa
do Consumidor (CDC).
A PROTESTE recomenda que o consumidor sempre busque pontos
de venda oficiais. Marcas ou organizadores conhecidos costumam sofrer com
fraudes e é por isso que precisam de maior atenção na hora da contratação
desses serviços, principalmente se a compra for online ou por meio de intermediários.
O consumidor deve certificar-se de que o site é seguro e que o ingresso não é
falsificado.
Recomendamos também que o folião pague de forma parcelada,
no cartão de crédito, apenas se for possível conseguir quitar o valor total da fatura
no final do mês. Além disso, caso seja vitima de uma fraude, após o registro de
uma ocorrência policial, é possível buscar o cancelamento da transação junto à
administradora do cartão. Outro alerta que fazemos é em relação às opções de
“open bar”. Nesses casos, os foliões precisam estar atentos à qualidade e se o
serviço será prestado durante todo o evento conforme contratado. Caso não seja
open bar, alertamos para os preços abusivos, encontrados em comidas e bebidas,
os quais precisam ser evitados.
É importante lembrar que para obter aprovação para os blocos
de ruas, os organizadores estão sujeitos a várias regras como uma licença, a
instalação de banheiros químicos em número suficiente, além de prestar a
segurança necessária para a diversão dos participantes, mesmo em eventos
realizados na rua com amparo de equipe médica, entradas e acessos bem
sinalizados, e orientadores para o caso de dúvidas.
Caso haja reclamações, após todos os cuidados citados acima,
o consumidor deverá enviar todo tipo de comprovante que possuir, entre eles,
anúncios e materiais de divulgação, que comprovam o que foi oferecido na festa
para que e não foi cumprido. Em caso de problemas maiores, também é valido
registrar uma ocorrência policial.
PROTESTE
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