Não é para estragar a festa, mas vale o
alerta: especialista do CEMA explica por que esses materiais podem ser
prejudiciais aos olhos e o que fazer para evitar danos à saúde
Além do aspecto abrasivo desses itens, a não higienização correta pode levar bactérias e fungos aos olhos. E aí já sabe: é problema de saúde na certa. Os cílios postiços e os de LED, por exemplo, podem fazer a cola usada escorrer, causando problemas visuais. O mesmo acontece com o spray de espuma que, em contato com a córnea, causa irritação e até lesões mais graves, como queimaduras e úlceras. "Todos esses materiais, em excesso, podem atingir a superfície corneana e levar a quadros que vão, desde ceratites até úlceras", explica a médica.
Para não acabar com a folia de ninguém em festas e no carnaval, é essencial proteger a visão desses componentes abrasivos. Além disso, não usar com muita frequência maquiagens pesadas, tais como cílios postiços e, quando colocá-los, tomar cuidado para a cola não escorrer para a superfície corneana. "Evitar o excesso, de maneira geral, é o mais recomendável. Fazer uma boa higiene do local com produtos apropriados e sempre retirar a maquiagem são algumas medidas a serem adotadas por quem vai curtir o carnaval", detalha a especialista.
O importante é não deixar nada cair nos olhos, pois pode agredir e provocar doenças, atingindo a córnea, que é muito sensível. Para tirar o excesso, vale recorrer a um demaquilante cremoso e mesmo um pouco de condicionador. Tudo feito com muito cuidado para que a folia deixe na memória apenas lembranças boas.
CEMA
http://www.cemahospital.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário