A região metropolitana comercializou de
mais de 90 mil toneladas ao ano, revela pesquisa Kantar;
No interior do estado, este número
ultrapassa 75 mil toneladas
Para
celebrar a importância de um dos alimentos mais antigos que conhecemos,
comemora-se em 16 de outubro o Dia Mundial do Pão. No Brasil, as versões
industrializadas têm conquistado mercado por sua praticidade e tempo maior de
vida útil e já estão presentes em 73,6% dos lares do país. De acordo com uma
pesquisa realizada pela Kantar WorldPanel, encomendada pela Associação
Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos
Industrializados (ABIMAPI), o estado de São Paulo é a região que mais compra
este tipo de produto. No ano de 2016 o consumo equivaleu a 37,7% do volume
total nacional (440,7 mil toneladas), o que corresponde a mais de 166 mil
toneladas.
A
região metropolitana concentra 20,6% do total de pães industrializados
consumidos no Brasil, aproximadamente 90,8 mil toneladas. Deste total, o estudo
apontou que 71,7% foi de pão branco/tradicional, em segundo lugar ficou o
integral, com 11,7%, seguido pelas versões com grãos, 3,52%. O interior do
estado consumiu 75,3 mil toneladas, 17,1% do volume geral; 70%
branco/tradicional, 13,4% integral e 4% com grãos.
A
Kantar analisou durante o último ano uma mostra de 11.300 lares que retratam um
universo de 53 milhões de famílias espalhadas por sete macrorregiões. No
ranking de compras do segmento apresentado pela consultoria, a Grande São Paulo
apresentou maior índice, responsável por 20,6% do consumo; em seguida aparecem
Sul (19,5%), Leste e interior do Rio de Janeiro (17,5%), Interior de São Paulo
(17,1%), Grande Rio de Janeiro (11,4%), Norte e Nordeste (7,6%) e, por fim,
Centro-Oeste (6,3%).
Claudio
Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI, explica que além de estar inserido em
nossa cultura alimentar, especialmente no café da manhã e nos lanches da tarde,
o pão é uma opção prática, saborosa e nutritiva: contém carboidratos, proteína,
fibras e gorduras boas. "Com o objetivo de atender os mais diversos
públicos, os fabricantes estão sempre se atualizando e inovando seus produtos.
A nova geração de consumidores, que está cada vez mais informada, consciente,
exigente e atenta às questões que envolvem saúde, bem-estar e praticidade,
trouxe diversos desafios à indústria alimentícia. Neste cenário,
especificamente os pães puderam ampliar seu espaço nas gôndolas com novas
linhas voltadas às questões de saudabilidade", diz.
Ainda de acordo com a Kantar, o perfil dos maiores
compradores de pão industrializado é formado por mulheres de 50 anos ou mais,
pertencentes às classes socioeconômicas A/B, residentes no estado de São Paulo
em lares independentes. Separados por categorias, o estudo encontrou as
seguintes representações:
Branco ou tradicional - elaborado a partir de farinha de trigo, é fonte de energia rápida e
contém vitaminas como ferro e ácido fólico.
Perfil: mulheres, de
30 a 39 anos, pertencentes à classe socioeconômica C, residentes no estado de
São Paulo com companheiro e crianças pequenas em lares de três a quatro
pessoas.
Integral - parte ou 100%
da massa é composta pela farinha integral.
Perfil: mulheres,
50 anos ou mais, pertencentes à classe socioeconômica B, residentes nas regiões
Norte e Nordeste em lares independentes ou divididos com mais uma pessoa.
Com grãos - possui
cereais variados (de sete a 15 grãos), de diferentes combinações.
Perfil: mulheres, 50
anos ou mais, pertencentes às classes socioeconômicas A/B, residentes na região
Sul em lares independentes ou divididos com mais uma pessoa.
Fonte: abimapi.com.br
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