Pesquisar no Blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Cuidados ao Mergulhar



O afogamento do ator Domingos Montagner, nas águas do Rio São Francisco, nos faz refletir sobre maneiras de se evitar tragédias como a que lamentavelmente ocorreu.

Antes de mais nada, é importante saber que o Brasil aparece como terceiro país com o maior número de mortes por afogamento, ficando atrás do Japão e da Rússia. A OMS informou que ocorreram 6.487 afogamentos em 2011 no Brasil. Já na Rússia, foram quase 12 mil afogamentos e no Japão, quase 9 mil, sendo que os homens têm o dobro de chances de morrerem afogados em comparação com as mulheres.

Conhecer o local onde se irá nadar ou mergulhar, se há correntezas ou redemoinhos, a existência de pedras, a profundidade das piscinas, rios e lagos, são elementos de análise inicial indispensáveis para se evitar acidentes, fraturas, lesões medulares ou até um afogamento, como foi o infeliz caso deste ator.

Ter as crianças 100% do tempo sob a supervisão e olhar de um adulto, evitar brincadeiras de empurrar ou correr nas piscinas, não ingerir bebidas alcoólicas antes de qualquer atividade aquática e adotar uma postura de cautela são atitudes que podem contribuir para se evitar uma tragédia.
Neste momento onde se discute uma base curricular comum para todo o país, na minha opinião, este tema deveria ser conteúdo das aulas de educação física “ cuidados ao mergulhar e nadar”. Se não há como se sinalizar todas as praias, rios e represas de nosso país certamente todos passaram e passarão pela escola. Pode não resolver, mas quem sabe seja uma estratégia para se reduzir estes elevados números.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados