Usar o poder da história, antecipar-se aos
problemas, exceder as expectativas, cuidar obsessivamente dos detalhes e
celebrar cada sucesso. São elas, as mulheres, as mestras em todas essas
habilidades que fazem com que elas sejam mães cuidadosas, ótimas companheiras e
profissionais extraordinárias. Com mãos delicadas e firmes, conseguem elevar os
negócios a um patamar superior de excelência, o que faz os clientes e chefes
visionários transformarem-se em fãs.
Elas possuem várias faces. Não, isso não é algo
ruim! Devido a esta flexibilidade, conseguem identificar com mais exatidão o
que precisa ser aprimorado, trocado ou aquilo que precisa ser feito... e para
ontem! Conseguem cobrar sem ser agressivas e orientar com solidez e afeto.
Devido a esta sensibilidade, identificam qual o
momento certo para dar um puxão de orelha ou se, na verdade, o colaborador
precisa ser simplesmente acolhido. Sabe aquela conversa no final do expediente,
que todo mundo um dia precisa? Então, elas são ótimas para isto! Adoram ouvir e
ajudar. E muitas delas, também adoram falar!
Este é o perfil que toda empresa necessita para
ocupar um cargo estratégico, de liderança. Mulheres são organizadas,
normalmente não procrastinam tarefas, ótimas para resolver tumultos e acalmar
os ânimos exaltados. E são exatamente instituições com colaboradores
extraordinários que encantam e marcam definitivamente sua presença no mercado.
Um bom exemplo disto é o que ocorre na Natura hoje. A marca pretende atingir o
índice de mulheres em cargos de liderança em 50% até 2020. Para isso, tem
também trabalhado para estabelecer um ambiente adequado e que apoie, em
especial, as colaboradoras parturientes, disponibilizando um berçário para as
crianças de até três anos de idade.
Mas nem sempre as empresas valorizam suas
funcionárias como deveriam. Raramente os gestores reconhecem a dedicação e o
comprometimento, o que pode fazer uma grande diferença em seu posicionamento
frente ao seu público-alvo. Quer uma prova? Somente 23% dos cargos de liderança no Brasil,
são ocupados pelo sexo feminino, sendo que 14% são CEOS. Esses dados segundo
dados divulgados no International Business Report 2013 (IBR).
Mesmo com o eterno desafio de equilibrar casa,
família e trabalho, essas guerreiras vêm, aos poucos, conquistando seu espaço.
É preciso encaixar todas essas qualidades na cultura da empresa. Desde a
presidência, até o faxineiro, a sensibilidade, equilíbrio e razão para lidar
com os mais variados tipos de problemas, principalmente em tempos tão
desafiadores necessitam estar sempre presentes. Gestores e empresários devem
ouvir as mulheres e dar mais atenção, afinal, grande parte das ações que elas
se propõem a fazer, fazem perfeitamente bem.
A Unilever e a Dow Chemical também buscam esse
equilíbrio. Seus gestores e departamentos de RH notaram que a equidade é
fundamental para o sucesso das estratégias que envolvem crescimento. Além de
ser a coisa certa a se fazer, ajuda a equilibrar as contas, afinal, as mulheres
também saem na frente quando o assunto é administração de finanças.
Mas enquanto há empresas com esta mentalidade, há
aquelas de que demitem funcionárias grávidas ou quando voltam da
licença-maternidade. Uma empresa de sucos foi
condenada ao pagamento de R$ 500 mil por danos morais coletivos por discriminar
mulheres grávidas.
Mesmo, muitas vezes,
injustiçadas, enxugam as lágrimas e viram o jogo! Hoje, de acordo com uma
pesquisa do SEBRAE, já são mais de 7,2 milhões de mulheres que empreendem no Brasil, geram empregos e movimentam a
economia.
E quem ganha com tudo isso?
Todos nós, brasileiros!
Alexandre Slivnik - autor do best-seller O
Poder da Atitude e O poder de Ser Você. É sócio-diretor do Instituto de
Desenvolvimento Profissional (IDEPRO), diretor-executivo da Associação
Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso
Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). Palestrante e profissional
com 17 anos de experiência na área de RH e treinamento, é formado em educação
física pela Universidade Mackenzie, com ênfase em qualidade de vida
empresarial. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência Disney no
Brasil, tendo visitado e estudado profundamente os parques e feito os
treinamentos do Disney Institute sobre os temas excelência em liderança,
inovação e criatividade, qualidade em serviços e excelência em negócios. Leva
periodicamente vários grupos de executivos brasileiros para treinamentos in
loco nos bastidores do complexo Disney, em Orlando, nos Estados Unidos, para
estudar e ensinar como as empresas podem incorporar a mesma excelência e
felicidade, o que é também tema de suas palestras, cursos, treinamentos e
seminários. Contatos com o autor: www.slivnik.com.br
ou alexandre@slivnik.com.br ou 11
5539-4665.
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