Diz o ditado que “falar é de graça”, mas não quando se trata da comunicação com seus clientes e, especialmente, quando esse diálogo é baseado em IA conversacional. Então, pagar por isso vale cada centavo! Assim como o comércio conversacional viu o investimento global saltar 89%, passando de US$ 13,3 bilhões em 2022 para US$ 25,1 bilhões até o final de 2023, a IA conversacional está pronta para revolucionar a maneira como você se comunica com seus clientes, com a personalização orientada por dados impulsionando ainda mais o engajamento do cliente, as conversões e o valor do tempo de vida, aproximando você e seus clientes mais do que nunca.
Mas você
deve estar se perguntando: o que há de tão especial na IA conversacional? Bom,
ela utiliza comércio conversacional e acrescenta uma dimensão totalmente nova
de eficiência e escalabilidade com a ajuda da inteligência artificial,
tornando-a perfeita para o mercado brasileiro. Há uma razão para que o comércio
conversacional funcione no Brasil e 60% das empresas mais valiosas do país
usarem a API de negócios do WhatsApp como uma parte essencial de sua estratégia
de comunicação com o cliente. Marcas como Banco do Brasil, Caixa Econômica,
Globo, iFood, Itaú, Latam Airlines, Magazine Luiza e Quinto Andar têm um ponto
em comum: sabem que os brasileiros estão entre os usuários
mais ativos do WhatsApp no mundo e que querem conversar com as empresas da mesma
forma que fazem com seus familiares e amigos.
80% dos brasileiros
preferem se comunicar com as marcas por meio de mensagens instantâneas, e
outros 81% concordam que essa forma é mais fácil do que ter que lidar com um
site. Além disso, 79% dos brasileiros se sentem frustrados quando uma empresa
não oferece essa opção, enquanto 81% confiam mais em uma marca quando podem se
comunicar com ela por meio de conversas.
O comércio
conversacional também é uma oportunidade revolucionária para as marcas e seus
clientes criarem relacionamentos de longo prazo, fidelidade e crescimento
sustentável. Porque, embora os consumidores estejam se acostumando com os
cookies de terceiros e com a publicidade direcionada na Web, eles anseiam
ativamente por um envolvimento instantâneo, informal e natural, que é tão fácil
de oferecer via WhatsApp.
Mas isso é apenas o começo. As empresas não podem se comunicar com seus clientes da mesma forma que os clientes estão enviando mensagens para elas, uma de cada vez, a menos que seus dedos fiquem muito doloridos! Elas precisam ser capazes de escalar e incorporar novas ferramentas projetadas especificamente para a interatividade bidirecional, e não apenas tentar adaptar aquelas já otimizadas para sites e aplicativos. É aqui que entra a IA conversacional. Kits completos e prontos para uso, como o Conversation Cloud da Gupshup, atualmente o único conjunto de produtos full-stack desenvolvido especificamente para o engajamento conversacional, oferecem um pacote abrangente de novas ferramentas com IA, como chatbots personalizáveis e geradores de campanhas interativas, publicidade click-to-chat e integração com agentes ao vivo.
É o
comércio conversacional, mas muito mais. E os resultados, tanto para o cliente
quanto para a marca, são imbatíveis. Você não apenas alcança os clientes onde
eles já se sentem confortáveis para conversar, mas com a IA conversacional você
pode oferecer a cada cliente uma experiência altamente personalizada. Todas as
suas interações - sejam elas campanhas de reengajamento, jornadas de comércio
ou vendas assistidas - são informadas pelo histórico de cada cliente, seu
contexto e suas intenções. É de se admirar que as taxas de engajamento cheguem
a 90%, juntamente com taxas de conversão igualmente altas?
O melhor de
tudo é que você pode conversar com seus clientes individualmente, em grande
escala. O Conversation Cloud da Gupshup, por exemplo, aumenta a eficiência da
conversação para automatizar tarefas de rotina, resolver problemas mais
rapidamente e lidar com mais conversas ao mesmo tempo. O que isso significa?
Mensagens em alta escala de até 10 mil TPS, com a maioria das interações
tratadas de forma satisfatória por chatbots treinados, permitindo que suas
equipes se tornem mais eficientes ao lidar apenas com conversas de alto valor.
E como ele
é alimentado por IA, sua marca também tem acesso a análises de dados avançadas,
insights sobre o desempenho da campanha e análises contínuas de áreas
importantes, como custos de aquisição de clientes, taxas de engajamento de
clientes, taxas de conversão e desistências. Isso permite que você gaste seu
tempo ajustando de forma mais eficiente o desempenho do seu engajamento
conversacional, da publicidade click-to-chat e da entrega de campanhas no
WhatsApp. Seus clientes estarão literalmente lhe dizendo como melhorar a cada
troca de mensagens.
No Brasil,
o uso do WhatsApp só vai continuar crescendo e, com novos recursos adicionados
o tempo todo, as empresas estão começando a ficar à frente do jogo, explorando
os recursos de conversação dessa plataforma, que também apresenta altas taxas
de engajamento e conversão. No entanto, para as marcas que realmente querem
oferecer aos seus clientes e se aproximar deles mais, oferecendo um serviço
imbatível exatamente onde ele é desejado, a IA conversacional é a chave que vai
desbloquear um crescimento sem precedentes a cada conversa. Quem disse que
conversar é barato?
Elizabeth Zavaleta - Diretora de Marketing e Comunicação da Gupshup na América Latina
Gupshup
www.gupshup.io
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