Pesquisar no Blog

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

O Verão chegou! O Verão chegou! Saiba mais sobre os principais cuidados que se devem ter com as crianças


Divulgação
Especialistas do São Cristóvão Saúde alertam sobre o cuidado com a pele e alimentação na época mais quente do ano



A estação mais aguardada do ano finalmente chegou! E com ela o tradicional calorão, férias da criançada, temporada de praia e piscinas! Nessa época, é natural que a rotina mude, mas o que não pode mudar são os cuidados que as crianças precisam, tanto na alimentação quanto com a pele. Para que a saúde dos pequenos não seja prejudicada, as especialistas do São Cristóvão Saúde, Dra. Adriana Fernandes e Dra. Claudia Conti dão importantes dicas aos papais e mamães.

Em qualquer idade, o sol é mais prejudicial entre às 10h e 16h, portanto nesse período deve-se evitar a exposição solar. Isso porque a radiação UVB, que é responsável pelo câncer de pele, tem maior incidência nesse período. “Em crianças de 0 a 6 meses de idade, a Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta a não exposição ao sol pelos riscos do acúmulo de UVB levando futuramente ao Câncer de pele. Já a Sociedade Brasileira de Pediatria, diz que a exposição indireta, mesmo que protegido por roupas, sombrinhas ou chapéu, mais a suplementação de vitamina D, já seria o suficiente para evitar problemas relacionados a falta da vitamina. Já em crianças de 6 meses a 2 anos, o ideal é aplicar protetor solar físico (sem adição de substâncias químicas ou orgânicas nocivas a pele sensível), sendo recomendado o uso de protetores em aerossol apenas após os 3 anos de idade. Em todos os casos, não se pode esquecer de reaplicar o protetor a cada 2 horas, após sair da água ou após transpiração excessiva.”, afirmou a dermatologista, Dra Adriana Fernandes.

Outra atenção importante que os pais devem ter é com a higiene das crianças. “Após o bebê brincar na praia, o excesso de areia deve ser retirado dele para evitar problemas na pele. Ao ficar muito tempo com shorts de banho, maiô ou fraldas sujas após ter entrado no mar ou brincado na areia, a pele fica irritada e podem surgir assaduras. Depois das brincadeiras ou banho de mar, recomenda-se a higienização com água doce, e após isso, vestir o bebê com roupas secas.”, afirmou a pediatra, Dra Claudia Conti.

No calor o apetite das crianças, e até mesmo dos adultos, diminui. Mas não se pode deixar de alimentar, mesmo se as crianças estiverem sem fome ou por não quererem parar com a brincadeira. “Na praia ou na piscina, dê preferência a alimentos leves, frutas e biscoitos (polvilho, água e sal ou maisena, nada de recheios) e não esqueça de levar água e sucos. Evite alimentos gordurosos e de origem duvidosa, dê preferência a frutas frescas, água e sucos naturais e biscoitos sem recheio. É importante lembrar também do consumo de água, que dos sete aos 12 meses o indicado é que a criança beba 800 mililitros, distribuídos em pequenas quantidades ao longo do dia e esta quantidade aumente conforme a criança cresça.” Complementou a Dra. Claudia.

Para as crianças maiores que insistem em brincar nos horários prejudiciais à saúde, deve-se usar o protetor solar com maior FPS e a reaplicar com frequência, além de usar roupas com proteção dos raios UV. Se mesmo com todos os cuidados citados a criança ainda se queixar que sua pele está ardendo, deve-se hidratar bastante e optar por banhos mais frios, como afirma a dermatologista do São Cristóvão Saúde. “Neste caso, opte por banhos de água fria, sabonetes suaves, como os de bebê ou glicerina, toalha macia e não esfregar a pele. Outra dica é aplicar a loção pós sol ou um hidratante calmante; usar loções com aloe vera ou aplicar água termal; fazer compressas com água gelada ou chá de camomila gelado; usar roupas leves e claras podem contribuir também para o alívio da ardência. É importante lembrar que produtos caseiros e receitas da avó devem ser evitados, como o amido de milho, por exemplo. Existem diversas opções de cremes hidratantes e calmantes na farmácia para aplicar na pele nesses casos e o dermatologista é o profissional mais qualificado para indicar a melhor opção”, afirmou a Dra. Adriana.

Além dos cuidados com a pele e alimentação, os pais devem ter outro tipo de zelo com as crianças, como reforça a Dra. Claudia: “Sabemos que clubes e praias têm um movimento muito grande de pessoas, por isso, além de todos os cuidados, não podemos deixar de pensar na segurança dos pequenos. Os pais devem estar sempre de olho e pertos deles e não descuidar na água e não deixar as crianças sozinhas perto da beira da piscina. Vale colocar nos pequenos uma pulseira com informações de contato, caso se percam.”, finaliza a pediatra do São Cristóvão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados