Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Dicas caseiras para amenizar a ressaca



Nutricionista da Cia da consulta elabora receita que minimiza os sintomas do efeito pós-carnaval 


Exagerar no consumo de bebidas alcoólicas no Carnaval é um costume da maioria das pessoas que curte a folia. Porém, a famosa ressaca é uma lembrança dessa diversão que não agrada os foliões. Se você quer se prevenir deste mal-estar e aproveitar ao máximo a maior festa popular brasileira a nutricionista Karina Silva, da Cia da consulta, dá algumas dicas preciosas. “Antes de sair, é muito importante se hidratar bastante, e manter esse hábito durante a folia também. Existem estudos que apostam no efeito de alimentos antioxidantes para a prevenção destes sintomas”, aconselha Karina. 

Ela ainda explica que o fígado é o órgão responsável por metabolizar o álcool e que seu consumo excessivo pode afetá-lo. Quando isso acontece, ocorre uma alteração no balanço hídrico do organismo - o que chamamos de acidose metabólica - e que impossibilita a gliconeogênese. A consequência é o comprometimento da produção de glicose feita por estes componentes. Como na maioria das vezes a ingestão de bebida alcoólica não é acompanhada por uma alimentação adequada, há uma queda no nível de glicose no organismo. Este quadro gera os sintomas de fraqueza, mal-estar, boca seca e sede.  
 
           Agora, se você já excedeu nas bebidas e está com os efeitos da ressaca, a nutricionista ressalta “Não há alimentos específicos que combatam, mas existem aqueles que auxiliam na redução dos sintomas causados. O ideal é ingerir alimentos leves, como legumes e verduras, caldos, sopas, frutas, sucos naturais e isotônicos, evitando frituras, guloseimas e carne vermelha gorda.  Sempre lembrando da em importância beber bastante água antes, durante e depois do consumo do álcool”. 

Confira abaixo a lista com as principais vitaminas que podem te ajudar na escolha dos alimentos para aliviar a ressaca, além das receitas elaboradas pela nutricionista da Cia da consulta para ganhar ainda mais energia:  

Vitamina E (Tocoferol):  Avelã, semente de girassol, castanha do pará, amendoim, milho, amêndoa, óleo de milho, dentre outros. 

Vitamina C (Ácido Ascórbico): Goiaba, mamão, morango, laranja, brócolis, couve flor, pimentão, dentre outros. 

Vitamina A (Retinol): Manga, cenoura, beterraba, espinafre, tomate, couve, dentre outros. 

Carotenoides (β-caroteno, licopeno):  precursores da Vitamina A, batata doce, buriti, abóbora, cenoura, Pitanga, manga, pêssego, dentre outros. 

Selênio: Semente de chia, semente de girassol, castanha do pará, salmão, peito de frango, ovo, feijão, farinha de trigo. 

Flavonoides: Brócolis, salsa, manga, maça, couve, rúcula, cebola, dentre outros. 




Suco de Abacaxi e Maça 



Ingredientes: 

2 rodelas de abacaxi sem o miolo 
¼ de maça fugi 
1 folha de couve 
2 lascas de gengibre 
Gelo à gosto 



Modo de Preparo:  

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida. 




Suco de Laranja com Alecrim 


Ingredientes: 

200 ml suco de laranja 
1 colher de sopa de alecrim 
Gelo à gosto 



Modo de Preparo:  

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida. 




Suco de Morango com Agua de Coco e Hortelã 


Ingredientes: 

200 ml de água de coco 
5 morangos picados 
2 folhas de hortelã 
Gelo à gosto 


Modo de Preparo:  

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida. 





Isotônicos caseiro 

Ingredientes: 

500 ml de água  
Suco natural de frutas (laranja, limão, uva – 50 ml) 
2 colheres de sopa rasas de açúcar demerara  
1 colher de chá de sal  


Modo de Preparo: 

Misture bem todos os ingredientes e beba em seguida. 

 



Cia da consulta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados