Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

No Dia Nacional da Mamografia, descubra algumas curiosidades sobre o exame



A data é comemorada desde 2013


O dia 05 de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia, data comemorada desde 2013 que tem como objetivo ressaltar a importância de realizar o exame para a detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte no Brasil entre mulheres. Segundo estudos, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são de 95%. Apesar das campanhas divulgadas constantemente sobre o assunto pela mídia e órgãos de saúde, algumas pessoas costumam ter dúvidas sobre o exame. Pensando nisso, o Dr. André Mattar*, médico mastologista do Laboratório Rocha Lima, listou alguns tópicos importantes sobre a Mamografia:


- Como é feita a mamografia?

Muita gente tem receio de fazer o exame, seja por medo de sentir dor ou até mesmo em ver o resultado, mas na verdade a mamografia é um exame rápido e simples. A mama é posicionada no mamógrafo, um aparelho que usa a mesma radiação do raio-x tradicional, e capta quatro imagens, sendo duas de cada mama. O seio é pressionado por um curto período. Após a mamografia, outros exames são solicitados pra um diagnóstico mais preciso.


- Existe alguma idade mais indicada para o exame?

Por ser um exame essencial, todas as mulheres devem fazer o exame de mamografia, principalmente no caso de mulheres após os 40 anos de idade. Antes de chegar aos 40, um exame a cada três anos é o ideal. Ao completar os 70 anos de idade, a mamografia deve ser feita com indicações médicas.


- Homens também devem fazer o exame de mamografia?

É raro encontrar homens que tiveram câncer de mama, tanto que eles correspondem apenas entre 0,5 a 1% dos casos. Porém, segundo pesquisas feitas nos último 25 anos, foi constatado um aumento de aproximadamente 26% nas incidências do câncer de mama em homens. Além disso, a mamografia acaba sendo mais precisa nos homens do que nas mulheres, já que eles não possuem mamas densas ou outras alterações que possam interferir no exame.


- O tamanho do peito influencia em algo?

Mulheres com peitos avantajados e principalmente que estão abaixo dos 40 anos precisam ter um cuidado maior, já que o tecido mamário pode dificultar a visualização do mamógrafo.


- Quem tem prótese de silicone pode realizar a mamografia?

Pode, mas no caso de mulheres com implante de silicone é necessário que sejam feitas duas manobras a mais, uma em cada mama, para que seja possível analisar o tecido mamário com precisão. A compressão que é feita durante a mamografia também não causa nenhum dano na prótese.




Dr. André Mattar - Doutor pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, especialização
em Mastologia. Atualmente o responsável pelos núcleos de oncologia
clínica e lesões não palpáveis do Hospital Pérola Byington.

Rocha Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados