Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Saúde bucal canina: saiba como escovar os dentes do seu cão



Você escova os seus dentes periodicamente? E os dentes do seu cachorrinho? Se a sua resposta foi não, nas duas perguntas, é melhor ficar atento à sua saúde bucal e do seu pet. Mesmo a incidência de cárie ser mais baixa em cães do que em humanos, é importante manter uma alimentação adequada para seu cãozinho, que não seja rica em açúcar, carboidratos refinados e pH baixo.

Por exemplo, não é recomendado dar biscoitos recheados ou refrigerante, já que a cárie é provocada pelo acúmulo de placa bacteriana que fermenta o açúcar disponível na dieta e produz um ácido que desmineraliza e destrói o dente. Como a arcada dentária de um cão adulto possui 42 dentes – com exceção da raça Chow Chow que possui 44 – os tutores precisam ter atenção quanto à higiene bucal canina.

“A escovação de dente do cachorro deve começar desde cedo, quando nascem os primeiros dentes, e se tornar um hábito por toda a vida do animal. A frequência ideal deve ser recomendada pelo veterinário. Quanto mais cedo e mais paciência tiver, mais rápido seu amigo aceitará”, explica Marcello Machado, médico veterinário da marca premium especial MAX.


Siga alguns passos para escovar os dentes do seu cão:
  1. Ter uma pasta de dentes específica para o pet: creme dental de seres humanos não poder ser utilizados;
  2. Antes de começar a escovação, deixe que o pet experimente o produto;
  3. No primeiro dia passe a pasta no dedo e permita que o cão cheire e lambe, no dia seguinte passe um pouco nos dentes dele e espere ele se familiarizar. Lembre-se de respeitar o tempo dele, este processo de familiarização pode levar alguns dias, então não tenha pressa.
  4. O próximo passo no processo de escovação é a escova.  Escovas para cães podem ser encontradas em pet shops e é muito importante que não sejam utilizadas escovas de pessoas, pois estas podem quebrar e machucar o animal.
  5. Uma alternativa para a escova é enrolar um pedaço de gaze no dedo e utilizá-lo para a limpeza. Este método é muito eficaz nas primeiras escovações, já que dessa forma o tutor poderá tocar e sentir os dentes do animal, percebendo suas reações e familiarizando com o jeitinho mais adequado para o porte e raça.
  6. Quando o cachorro estiver acostumado com a pasta e a escova, comece com a escovação em si. Nas primeiras tentativas o cão provavelmente não irá deixar que todos os seus dentes sejam limpos, então verifique em quais regiões ele se sente mais confortável e dê atenção a elas.
  7. Com o passar dos dias aumente gradativamente o tempo que você passa limpando a boca dele até que consiga escovar toda a boca. Procure sempre fazer movimentos circulares e massageie a linha das gengivas sem fazer muita força. E não esqueça de fazer um carinho bem gostoso no seu cachorro após cada escovação!
  8. Mas para quem não tem tempo para fazer a higienização dos dentes do seu cão existem produtos específicos, como petiscos, que ajudam a simplificar este trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados