Karin Kenzler, psicóloga e orientadora educacional do Colégio
Humboldt, explica como os pais devem lidar com as lições de casa dos filhos no
dia a dia
Considerada
uma prática que contribui com o desenvolvimento do aprendizado das crianças, a
lição de casa ainda é encarada como um problema pelos pais durante a vida
escolar dos filhos. Dificuldades enfrentadas no processo de produção das
tarefas ou a sua não execução são situações constantes enfrentadas pelos
responsáveis que, muitas vezes, não sabem como lidar com a questão.
Para tal, é
necessário que os pais tenham em mente a importância da lição de casa na
formação intelectual dos filhos. Segundo a orientadora educacional do Ensino
Médio do Colégio Humboldt - instituição bilíngue e multicultural
(português/alemão), localizada em Interlagos (SP) - Karin Kenzler, além de
serem essenciais para o exercício e a fixação dos conteúdos estudados em sala
de aula, as tarefas escolares também têm um papel importante no desenvolvimento
de habilidades como responsabilidade, organização e autonomia.
É
importante que os pais expliquem à criança, de maneira simples, a importância
de se fazer a lição de casa, relacionando a prática de estudar com orgulho e
satisfação, sem realizar cobranças. “O papel dos pais na hora da lição de casa
é de extrema importância, sem cobranças, porém demonstrando genuíno interesse
pela vida escolar do filho, elogiando e reforçando positivamente seu esforço e
empenho”, afirma Karin.
Além disso,
é preciso que os responsáveis fiquem atentos para não se tornarem “fiscais” da
lição, punindo ou recompensando a cada tarefa. De acordo com a orientadora,
caso a criança não faça o dever de casa, o ideal é que haja uma conversa para
entender os motivos de tal comportamento. Ela ainda completa: “É importante que
a criança sinta nos pais um ponto de apoio e não de cobrança. A punição até
pode funcionar de imediato, mas se o problema não for identificado e sanado,
isso tende a se repetir”.
Ainda, caso
os filhos tenham dúvidas durante a execução da tarefa, os pais podem e devem
entrar em cena, uma vez que é a eles que os pequenos irão recorrer. Nessa
situação, é essencial tomar alguns cuidados para que não haja nenhum dano à
autoestima da criança. Para Karin, ridicularizar a pergunta, dizendo que
determinado assunto é fácil pode fazer o estudante sentir-se incompetente. Ela
comenta: “Falar que também não sabe e pesquisar junto com filho é uma
estratégia válida, pois além de ensinar a buscar soluções, sinaliza que não
saber de algo não é uma vergonha e que a dúvida da criança é pertinente”.
Ter
paciência e delicadeza também é importante na hora de ajudar a criança com a
lição. Críticas e xingamentos tornam o momento estressante para ambas as
partes. Caso o dever de casa esteja incompleto, mal feito ou com letra
ilegível, a dica é fazer perguntas que os levem à reflexão sobre eventuais
consequências na escola. Perguntas como “Foi assim que a professora pediu?” e
“A professora pode descontar nota por não entender o que está escrito?”,
são maneiras eficazes de lidar com a situação.
Segundo
Karin, a principal função dos pais em relação à lição de casa é fomentar a
autoestima dos pequenos, saindo do papel de críticos e ajudando a buscar bons
resultados. A hora da tarefa é ideal para ensinar os filhos a ponderar os prós
e contras de suas ações e a tomar melhores decisões.
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