Muitos
são os desafios das famílias comprometidas com a evolução das crianças,
principalmente no que diz respeito à educação e ao crescimento pessoal. Afinal,
o envolvimento dos pais é fundamental para que os filhos cresçam com autonomia,
responsabilidade, capacidade de enfrentar as frustrações, de conviver com os
outros – tudo para que se tornem adultos realizados.
A
presença dos pais desde a infância interfere diretamente no comportamento dos
filhos, contribuindo para fortalecer a habilidade de resolução de problemas, de
comunicação eficaz, de realização dos objetivos e do exercício da cidadania na
vida adulta. Todas essas competências estão relacionadas ao desenvolvimento e à
prática das habilidades socioemocionais, que são divididas em quatro grupos:
pessoais, sociais, cognitivas e produtivas.
Nas
pessoais, encontramos as características referentes a nós mesmos, como
autoestima, autoconfiança, habilidades para conhecer e lidar com as próprias
emoções, otimismo, responsabilidade, perseverança, entre outras. Já as sociais
estão ligadas ao nosso relacionamento com o outro e com o mundo, como
comunicação, colaboração, empatia, valorização do próximo, trabalho em equipe e
respeito à diversidade.
As
habilidades cognitivas, por sua vez, estão relacionadas à capacidade de
aprender, compreender e integrar as informações, a agilidade de pensamento,
reflexão, raciocínio, pensamento crítico, resolução de problemas e pensamento
abstrato. Por fim, as produtivas são aquelas que nos permitem criar resultados,
como a criatividade, proatividade, determinação, resiliência, poder de inovação
e iniciativa.
A
atenção e o desenvolvimento dessas competências são cruciais para o sucesso da
criança, seja na vida pessoal, nas relações interpessoais ou âmbito acadêmico.
Várias são as formas de desenvolver e treinar as competências socioemocionais,
mas cabe destacar a convivência com os adultos. Afinal, são os adultos os
principais modelos de como lidar com as emoções e as circunstâncias envolvidas
- ou seja, é desde a infância que o ser humano se espelha no comportamento do
outro, especialmente no das pessoas a quem mais admira, como os pais e
professores.
Outras
atividades que contribuem significativamente no processo de evolução das
crianças são mostrar a importância de realizar as atividades em casa todos
juntos e conversar sobre as consequências de determinados comportamentos, tanto
os relacionados à própria realidade quanto à vivência das demais pessoas. Dessa
forma, os pais conseguem ajudar no desenvolvimento da empatia e da capacidade
de se assumir diferentes pontos de vista.
A
conclusão de tudo isso é: as competências socioemocionais ajudam as crianças a
persistirem nas tarefas mais desafiadoras, a pedirem ajuda quando precisam, a
criarem laços de cooperação, a desenvolverem a atenção e o foco nas atividades.
Dessa forma, tornam-se indivíduos plenos e prontos para fazerem a diferença no
mundo e serem protagonistas da própria realidade e realização.
Eduardo
Shinyashiki - presidente do Instituto Eduardo
Shinyashiki, mestre em neuropsicologia, liderança educadora e especialista em
desenvolvimento das competências de liderança organizacional e pessoal. Com
mais de 30 anos de experiência no Brasil e na Europa, é referência em ampliar o
poder pessoal e a autoliderança das pessoas, por meio de palestras, coaching,
treinamentos e livros, para que elas obtenham atuações brilhantes em suas
vidas. Mais informações: www.edushin.com.br
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