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segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Hotéis devem zelar por pertences dos hóspedes




Para evitar processos judiciais hotéis devem investir em itens de segurança para proteger objetos de valores dos hóspedes


Quando se faz uma viagem todo mundo espera ficar tranquilo e relaxar no tempo livre, distrair-se e respirar novos ares. Ninguém quer passar estresse ou ter surpresas desagradáveis, como o sumiço de pertences. Com o número alto de furtos e perdas de objetos valiosos em hotéis, o cofre se tornou um item de segurança indispensável.

Seja em uma viagem a negócios ou à lazer, o que os hóspedes querem é segurança para guardarem seus objetos de valores, como: aparelhos eletrônicos, joias e até mesmo dinheiro em espécie. Mas para os hóspedes, pior do que não encontrar um cofre no quarto é encontrar um cofre que não seja funcional. 


Cofre seguro e prático

As perguntas que podem surgir na cabeça dos hóspedes é: “Será que é fácil de usar?”, “Será que é realmente seguro deixar minhas coisas aqui?”, “Será mesmo que só eu vou ter acesso ao cofre?”. Para Alexandre Arrais, diretor da Benetron Comercial, essas são perguntas muito importantes de serem respondidas. Arrais, explica que os cofres mais seguros para hotéis são os cofres eletrônicos que possuem auditoria, na qual é possível verificar quem abriu, quem fechou, em qual data e horário.

O diretor da Benetron ainda explica que os cofres devem ser feitos em aço (inclusive a frente e o painel), além de auditoria o cofre também deve ter múltiplos usuários. Cada requisito a menos diminui a segurança do cofre. “É importante reforçar também o nível de facilidade de uso e economia de energia.” – afirma Alexandre.


Itens de segurança trazem retornos positivos aos hotéis

Edson Pavão, proprietário do Ilha de Toque Toque Boutique Hotel, afirma que a segurança é uma das maiores preocupações que eles têm. “Temos todas as áreas bem sinalizadas, passagens com luzes de emergência e equipamentos de incêndio nos locais necessários. Além disso, o hotel fica permanentemente com todos os portões fechados e monitorados com câmeras e interfone. As pessoas somente entram após identificação e, por fim, temos um sistema de monitoramento a distância.” – comenta o proprietário do ITTBH.

Outro item de segurança, muito importante, são os cofres, que Edson Pavão afirma testar o manuseio e segurança. “Aqui os cofres são constantemente testados. Aliás, os equipamentos, dentre outros, são locados e a empresa locadora tem responsabilidade na manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos. Além disso, os cofres são trocados a cada 2 ou 3 anos por modelos novos.” – reforça. Os cuidados com os equipamentos dos hotéis, principalmente os de segurança, dão maior confiabilidade aos hóspedes e consequentemente agregam maior credibilidade ao empreendimento.  


O que a lei diz

O Código Civil Brasileiro – Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2012, no artigo 649 afirma que os estabelecimentos hoteleiros podem ser responsabilizados por furtos dentro dos apartamentos. Parágrafo único: “Os hospedeiros responderão como depositários, assim como pelos furtos e roubos que perpetrarem as pessoas empregadas ou admitidas nos seus estabelecimentos.”.



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