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segunda-feira, 11 de junho de 2018

Seis motivos para cozinhar para o seu amor no Dia dos Namorados


Se aventurar na cozinha em uma data tão especial pode trazer muitos benefícios a você e seu parceiro

 
O Dia dos Namorados (12 de junho) está quase aí e sair pra jantar em uma data tão importante pode ser sinônimo de transito, fila de espera e restaurante lotado. Se você está a fim de uma comemoração mais tranquila e com privacidade, que tal se aventurar na cozinha com o seu amor como forma de demonstrar carinho e outros sentimentos tão verdadeiros e preparar um cardápio especial em casa? Pensando nisso, Marcela Tardioli, consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), listou seis motivos que reforçam os benefícios que o ato de cozinhar pode trazer a você e seu parceiro.


Surpreender alguém
 
Sabe a famosa expressão "conquistar pelo estomago"? Comidas gostosas se associam a memórias boas e trazem sensações agradáveis. Então, uma maneira de mostrar toda sua dedicação, carinho e atenção para seu amor é preparando deliciosas receitas. 
Não tem conta no final pra estragar a felicidade
Nada mais decepcionante quando você vai a um restaurante do que a alegria do jantar acabar na hora da conta. Fazendo seu próprio menu, nada disso vai acontecer. 


Aquela satisfação quando tudo dá certo
 
Se sua receita não deu certo de primeira, fique tranquilo e não desanime! Continue tentando combinar ingredientes até chegar ao sabor desejado e ter a sensação de missão cumprida. Fazendo receitas incríveis você eleva autoestima e impressiona com suas habilidades culinárias quem você mais gosta. 


Você pode escolher os melhores ingredientes 
 
O fato de cozinhar em casa te proporcionará liberdade total na hora de escolher os ingredientes de qualidade, além de ser mais econômico do que comer na rua. 


Você se distrai e esquece das preocupações
 
Use a cozinha como sua válvula de escape e não deixe o estresse da rotina atrapalhar. Cozinhar é terapêutico, então relaxe enquanto prepara os alimentos e mande a ansiedade para longe.


A cozinha é um dos melhores lugares para exercitar sua criatividade e gourmetizar sua receita
 
As possibilidades dentro da cozinha são infinitas. Na hora de preparar uma receita, não deixe de criar, combinar ingredientes e dar o seu toque especial ao sabor. 

Para quem gostou da ideia, mas não sabe por onde começar, a especialista sugere escolher os ingredientes a partir de lembranças e não apenas pelos nutrientes. "O essencial é saborear o prato com satisfação. O momento da refeição é um meio de contentamento e entusiasmo emocional carregado de memórias, recordações e bons sentimentos, que ficam ainda mais acentuados em ocasiões especiais, como o Dia dos Namorados", explica Marcela.

E a escolha do cardápio? A nutricionista destaca que apostar nos carboidratos pode ser sinônimo de sucesso. "Além dos nutrientes serem a principal fonte de energia para o organismo, eles aumentam naturalmente os níveis de serotonina no cérebro proporcionando uma sensação de conforto e felicidade", diz a especialista. 

Agora é só aproveitar a dica de cardápio para "esquentar" sua comemoração, tendo a certeza que você estará fazendo bem a si próprio e para o seu parceiro. Afinal cozinhar para uma pessoa especial serve como uma bela declaração de amor. 


Sugestão de Cardápio

 
Prato principal

Massa fresca: o macarrão possui níveis glicêmicos mais baixos comparados à outros alimentos e é a principal fonte de glicose, fonte de energia para o cérebro, hemoglobinas, sistema nervoso central e outras funções corporais.

Alho: atua na obstrução dos vasos, pode ajudar a melhorar o fluxo do sangue e a prolongar a ereção. Devido ao aumento da circulação, há a possibilidade de aumentar a lubrificação da mulher.

Aspargo: considerado "afrodisíaco" por conter vitamina B3, que promove a dilatação dos vasos sanguíneos e pode ter a capacidade de prolongar a ereção e aumentar a lubrificação da mulher.

Frutos do mar: os alimentos vindos do mar, principalmente as ostras, são ricos em zinco. O mineral tem importante função na fabricação de secreções, como a da lubrificação feminina. Além disso, ajuda no tratamento de infertilidade do homem, por aumentar a contagem e a mobilidade dos espermatozóides.

Oleaginosas: a arginina e a vitamina B3 presente nessas frutas (como castanhas, nozes, amêndoas e avelãs) promovem a vasodilatação, o que aumentaria a libido.

Pimenta Cayenna: conhecido como agente excitante por estimular a circulação sanguínea, assim como os alimentos picantes em geral.


SOBREMESA

Banana: rica em magnésio, a fruta é importante por promover a vasodilatação e aumentar o desempenho sexual, além de auxiliar na produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Chocolate: além de possuir propriedades estimulantes, o chocolate aumenta a produção de serotonina, que dá sensação de prazer e felicidade. 



O amor é cego? Veja como a neurociência explica a paix


Nosso corpo reage quando estamos apaixonados; saiba o que acontece com nosso cérebro diante do amor


“É o amor, que mexe com a minha cabeça e me deixa assim!” Assim como diz a canção, o amor é um dos sentimentos que mais mexe com o nosso cérebro! Ele faz com que surjam borboletas no estômago e ainda nos faz imaginar um futuro ao lado da pessoa por quem estamos apaixonados. A mão sua, o coração dispara, perdemos noites de sono... Será que existe uma explicação científica para todos essas reações no nosso corpo quando estamos apaixonados?

O amor surge primeiro no cérebro. De acordo com a neurociência, o amor se assemelha a um vício, uma vez que faz com que sejam liberadas substâncias químicas em nosso corpo, trazendo sensações como ansiedade, prazer, euforia, conforto, apego. As emoções estão intimamente ligadas às nossas capacidades cognitivas. Segundo Solange Jacob, especialista em habilidades cognitivas e diretora pedagógica da franquia SUPERA Ginástica para o Cérebro, há uma relação direta entre emoção e cognição, porque a qualidade das conexões neuronais começa a ser garantida no início da vida, justamente no período de construção de apego seguro.

De acordo com o professor Pedro Calabrez, pesquisador do Laboratório de Neurociências Clínicas da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, a paixão existe e é fruto de alterações no funcionamento do cérebro, sendo regulada por hormônios e neurotransmissores.

Ainda segundo o especialista, os amantes e apaixonados de plantão apresentam baixos níveis de serotonina - neurotransmissor que regula nosso humor, sono e disposição - e se assemelham às pessoas que possuem transtornos obsessivos-compulsivos. Essa é a explicação para aqueles que dormem e acordam pensando na pessoa amada.

E as outras sensações que temos quando estamos apaixonados? Como explicar?


Universo cor-de-rosa

Até mesmo o ato de pensarmos na pessoa faz com que nosso sistema límbico seja ativado, trazendo a sensação de recompensa! Isso faz com que o mundo “pareça cor-de-rosa” quando estamos apaixonados e enxerguemos a pessoa amada como perfeita!


Borboletas no estômago

A partir do momento em que idealizamos a pessoa amada por meio da liberação da dopamina, nosso corpo começa a reagir... E a famosa sensação de borboletas no estômago se torna real! E isso ocorre porque nosso corpo envia estímulos às glândulas adrenais, localizadas nos rins; local onde os hormônios como a adrenalina e a norepinefrina são bombeadas. Esses hormônios são responsáveis pela alteração nos batimentos cardíacos, euforia e excitação.


O amor é cego

E não é que isso também é verdade? A paixão faz com que nossa amígdala (a do cérebro! Não da garganta...) passe a funcionar de maneira diferente. Ela fica no lobo temporal e é responsável por comandar nossas decisões e nosso bom senso. Por isso, o amor apaixonado pode trazer mudanças significativas em nossas emoções e atenção, uma vez que nosso controle cognitivo é prejudicado.

Após os primeiros momentos de euforia, casais que estão juntos por muito tempo voltam a produzir serotonina, trazendo a sensação de confiança; a produção de novos neurônios também retorna ao seu estágio normal. Uma área especial do cérebro passa a ser ativada, com a produção de oxitocina (hormônio do amor) e vasopressina; ambos relacionados à monogamia e relações amorosas.


Amor saudável
Juntos há 12 anos, Camila Daga, 30 anos e João Marcos, 32, frequentam as aulas de ginástica para o cérebro da unidade SUPERA Esplanada, de São José dos Campos (SP). O casal começou a exercitar o cérebro este ano e desde então, comparece às aulas juntos semanalmente.

Camila é professora de inglês e conheceu o trabalho do SUPERA devido seu interesse com os temas de cognição, estimulado dentro das suas aulas de inglês com alunos 60+.

João Marcos também se motivou a frequentar as aulas através da sua família: “Meu avô também teve influência no nosso ingresso no SUPERA. Ele tem 83 anos e adora fazer atividades novas e desafiadoras!”.

O casal acredita que exercitar o cérebro juntos ainda ajuda a mantê-los unidos. “Esse é um dos poucos momentos em que podemos desfrutar de uma atividade juntos e isso, sem sombra de dúvidas, fortaleceu a nossa relação. As aulas sempre são muito divertidas e dinâmicas. Ambos somos competitivos e esse espírito promove uma disputa saudável na hora de resolver os exercícios”, diz Camila. João adora brincar com o Tangram, já Camila prefere se desafiar com o ábaco.

E os benefícios já são perceptíveis. Conhecer pessoas novas, experimentar novos desafios e aprender novas formas de ver a vida fez com que a relação saísse do comum: “Sem sombra de dúvidas, esse tempo já foi suficiente para ampliar os nossos horizontes e mudar a nossa forma de ver as coisas. Saímos da nossa zona de conforto e é lá que as coisas mais incríveis acontecem”, declara Camila.

Diante de tantas evidências, como negar que o amor é o sentimento mais puro e genuíno que existe? Todas as respostas estão no nosso cérebro!




Novas posturas e competências para garantir o aprendizado


Especialista afirma que é preciso criar uma nova escola para atender a um novo perfil de aluno


Apesar das inúmeras mudanças e evoluções pelas quais a educação e a forma de ensinar vêm passando ao longo dos tempos, especialistas afirmam que ainda há muito o que avançar e melhorar para colocar as escolas em perfeita sintonia com o mundo de hoje. Adquirir conhecimento faz parte de um processo cultural e, à medida que as pessoas mudam, a forma como elas aprendem também muda. O foco principal da escola é a aprendizagem. O professor doutor em Ciências da Educação, Max Haetinger, defende que, para garantir que o principal objetivo seja cumprido, as escolas precisam criar novas posturas. “Educadores devem ter claro quais são as novas competências que o professor precisa desenvolver em sala de aula para conseguir atingir o seu público”, destaca Haetinger. 

Para o especialista, o uso das TICs - Tecnologia da Informação e Comunicação - é indispensável, mas ele ressalta também a importância do educador estar afetivamente mais próximo do aluno, a fim de conhecer mais de perto quem é esse novo indivíduo e conseguir desenvolver processos de adaptação cultural entre o conteúdo e a realidade do estudante. “As ciências educativa e do comportamento, ao longo dos últimos 20 anos, mapearam esses alunos que estão dentro de um novo contexto e concluiu-se que o estudante de hoje tem um nível de atenção muito maior, é multifacetado e isso acontece porque ele nasceu e cresceu num mundo onde existem inúmeras formas de se conectar com as pessoas e o conhecimento”, explica Haetinger.

Segundo o especialista, tudo isso influencia na prática em sala de aula. “Os alunos atuais partem de uma perspectiva social muito diferente. Hoje, eles têm muito mais acesso às informações do que nós tínhamos na idade deles”, destaca. Diante disso, Haetinger sinaliza a importância do professor estar aberto para aprender com seus alunos. Ele orienta os educadores a estimularem a criatividade do estudante por meio de atividades lúdicas, para que os alunos aprendam com interação, reflexão e alegria. “A aula precisa ser dinâmica, bem articulada, com imagens, sons, materiais gráficos - e é aí que as TICs são fundamentais - enfim, fazendo uso dos recursos que possibilitem um discurso mais ampliado”, descreve Haetinger, que esteve em São Paulo e ministrou palestra para gestores e professores das escolas conveniadas à Conquista Solução Educacional. O evento ofereceu aos educadores da capital e região um momento de capacitação e reflexão de suas competências sobre a atuação da escola na formação da geração do século XXI.



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